Samsung Galaxy S9. Snapdragon vs Exynos em teste de velocidade

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como já é hábito a Samsung lançou não uma mas duas duas variantes dos seus novos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus. Não que isso deva preocupar o consumidor uma vez que ambos são igualmente potentes, tal como já aqui vimos anteriormente neste vídeo. Todavia, cumpre salientar que estes topos de gama estão equipados com o processador Exynos 9810 e o Snapdragon 845 consoante o mercado a que se destinem.

Uma tendência que já se verifica desde o Galaxy S7 em que a variante destinada à China e aos Estados Unidos da América utiliza um processador da Qualcomm. Já a variante destinada aos demais mercados (Europa incluída) utiliza o processador Exynos, feito pela própria tecnológica sul-coreana.

Vê ainda: OnePlus 6 pode chamar-se OnePlus 7 ou OnePlus 8 – Pete Lau

Agora, para 2018 os novos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus utilizam o Snapdragon 845 da Qualcomm ou o Exynos 9810 da própria marca. Cada um com os seus pontos fortes e pontos menos fortes. No caso do Exynos o processador primará pela otimização implementada entre o software e o hardware. Algo que também já vimos com os "A" da Apple em que todo o software e hardware trabalham em perfeita sincronia.

A Portugal (e a toda a Europa) chega a variante com o processador Exynos 9810 e agora já podemos ver mais um teste de velocidade do mesmo. Aqui é comparada a versão com o processador Snapdragon 845 da Qualcomm com o "motor" da própria fabricante sul-coreana. O resultado? Um vídeo divertido.

Samsung Galaxy S9 - Teste de velocidade

Caso te estejas a perguntar como é que ambas as variantes se portariam nos testes semi-rigorosos do YouTube agora já tens a resposta. O teste é bastante simples e em boa verdade coloca ambos os equipamentos em condições similares. Seria de valor vermos antes de mais as informações de software de ambos. Ou mais concretamente a versão do firmware de cada um. Seja como for, o teste começa por abrir várias aplicações (uma seleção igual) em ambas as variantes, comparando as diferenças de tempo entre cada uma das versões.

Exynos 9810 vs Snapdragon 845 da Qualcomm

Podemos ver que a primeira "ronda" acaba por ser ganha pela variante com o processador Snapdragon da Qualcomm. Aliás, a diferença face à versão com Exynos acaba por ser considerável. Mais concretamente, como podem ver no vídeo, uma diferença de 11 segundos entre ambas as variantes.

Os resultados acabam por ser bem consistentes quando comparamos várias tarefas nestes Samsung Galaxy S9. Ambos são extremamente rápidos mas podemos ver que o processador Snapdragon acaba por superar o Exynos em várias situações. Note-se que os primeiros testes de benchmarks davam a vantagem ao processador Exynos nos Samsung Galaxy S9.

Já em condições normais, vida real, o processador Snapdragon da Qualcomm acaba por ser mais expedito em várias tarefas. O vídeo fala si.

Assuntos relevantes na 4gnews:

reo

. Temos mesmo que falar de ecrãs e da notch?

WhatsApp: Aplicação que te pode espiar continua na Google Play Store

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.