Samsung Galaxy S9 - Anúncio oficial dos smartphones ainda não tem data

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9
A próxima geração de topos de gama da tecnológica deverá chegar em fevereiro @Reuters

São dois dos smartphones Android mais esperados. Os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ poderão ser radicalmente diferentes entre si - mas muito semelhantes aos Galaxy S8 atuais. Contudo, está na altura de clarificar algumas informações - e outras desinformações - em torno destes topos de gama. Vamos por partes, separando o oficial da especulação.

Vê ainda: Google Play Store tem 15 Apps temporariamente gratuitas para Android

Em causa está a peça que se pode ler na publicação original, o blog Venture Beat, uma publicação a cargo do senhor Evan Blass - @evleaks - que os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ poderão fazer uma aparição, camuflada, durante a CES 2018. Ora, em primeiro lugar, o que é esta CES 2018?

Trata-se de uma exposição de tecnologia, domótica (domus + robótica), eletrodomésticos e afins. É a primeira grande mostra tecnológica do ano e tem lugar na cidade Las Vegas, estado do Nevada nos Estados Unidos da América.

Afinal quando é a apresentação oficial dos Samsung Galaxy S9?

Ora, um dos últimos smartphones topo de gama lá apresentado foi o LG G Flex 2, corria o ano de 2015. Como é que daí partimos para afirmações de que os Samsung Galaxy S9 devem ser apresentados lá? Deixo os comentários para vocês.

Voltando à peça original - que entretanto foi desvirtuada ou simplesmente colocada fora de contexto - é sugerido que a tecnológica sul-coreana mostre a alguns investidores os próximos equipamentos da linha Galaxy S um pouco mais cedo.

Lá, na CES 2018, poderão efetivamente fazer a sua primeira aparição, já em janeiro mas não podemos sequer colocar a palavra "oficial" ou "apresentação" na mesma frase. Muito menos no título...

oficial Samsung Galaxy S9 mini smartphone 1
Teremos pelo menos duas versões, ou quem sabe até um S9 mini.

Já segundo o blog sammobile, com base na mesma matéria, os Samsung Galaxy S9 e S9+ podem fazer uma breve aparição na feira que decorre em janeiro mas só serão lançados no mercado em março de 2018. Sendo a sua apresentação - provável - e com forte tónica no "provável", durante a conferênciaMobile World Congress que terá lugar nos últimos dias de fevereiro, em Barcelona.

Vê ainda: Galaxy S9 e S9+ poderão fazer primeira aparição na CES 2018

Aliás, a própria VentureBeat revela-se bastante cautelosa quanto a essa peça. Afirmando que apesar de alguns detalhes dos novos modelos já terem sido revelados a este blog, ainda não sabem o quê e quanto é que será revelado durante a CES.

Os Samsung Galaxy S9 poderão fazer uma breve aparição durante a CES 2018

Aliás, esta publicação afirma ainda que a Samsung irá celebrar um evento de lançamento e apresentação em março.

Tal como sucedeu no ano passado com os Galaxy S8 e S8+, abdicando assim da conferência Mobile World Congress em prol de um evento só para os Samsung Galaxy S9.

Na parte final desta peça é ainda sugerido que a Samsung opere pequenas alterações estéticas nos novos modelos face aos dispositivos do ano passado. Estratégia empregue pela sua rival, a Apple e que também terá sido adoptada pela tecnológica sul-coreana.

Portanto não, PC Guia, os Galaxy S9 não devem ser apresentados em janeiro. Pelo menos não com a conotação dada à palavra "apresentados", um simples truque para enrolar o leitor. E não, Notícias ao Minuto, a única parte oficial num anúncio em janeiro é a falta de investigação e cuidado.

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Queremos trazer mais e melhor informação sobre tecnologia falada em português. Contudo, exemplos destes fazem o leitor não confiar nas publicações nacionais e, muito sinceramente, compreendo-os perfeitamente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 será drasticamente diferente do Galaxy S9+

OnePlus 5T não conta com resistência à água – Certificação IP67/68

Personaliza o teu Android com estes pacotes de ícones na Play Store (temporariamente gratuitos)

Samsung Galaxy S9 and S9+, iterative upgrades, will make a cameo at CES https://t.co/RgUyaf5IBV pic.twitter.com/qyRHwY3c4S

— Evan Blass (@evleaks) 22 de novembro de 2017
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).