Samsung Galaxy S9 herdará os melhores traços do Samsung Galaxy S8?

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9
Poderá o Samsung Galaxy S9 ser tão semelhante ao seu antecessor? @Benjamin Geskin

2017 foi um ótimo ano para a indústria dos smartphones. Assistimos a incríveis produtos a chegarem ao mercado. Veja-se os Samsung Galaxy S8, o iPhone X, o Mate 10 Pro, o LG V30 e até mesmo o OnePlus 5T ou Mi MIX 2. Agora, olhemos para o futuro, para aquilo que o ano de 2018 nos reserva e para um dos primeiros lançamentos, a nova geração Samsung Galaxy S9.

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

De novo teremos o Infinity Display, um novo processador, o Exynos 9810 que será até 15% mais eficaz e poderoso do que o processador dos atuais Galaxy S8. Algo que não deverá sofrer alterações é o seu design face à geração atual. Alterações menores podemos esperar. Sobretudo uma redução ainda mais acentuada das margens ou bezels.

Pessoalmente não me arrependeria, nada, se os novos Samsung Galaxy S9 fossem muito semelhantes aos atuais Galaxy S8. Ainda agora, continuam a ser belíssimos dispositivos, tanto em performance como em design. A poesia entre o vidro e o metal consegue tornar um mero smartphone numa afirmação de arte e tecnologia.

Samsung Galaxy S9, uma homenagem aos Samsung Galaxy S8?

Agora, olhamos para alguns dos primeiros conceitos credíveis dos Samsung Galaxy S9. Elaborados pelo designer Benjamin Geskin, estas imagens mostra-nos um dispositivo muito familiar. Aliás, tive que olhar duas ou três vezes até encontrar diferenças mas elas estão lá.

Veja-se a margem inferior do equipamento. Se no Samsung Galaxy S8 esta margem já era pequena, neste Galaxy S9 imaginado pelo senhor Geskin praticamente não existe. Elegante ou nem por isso?

Samsung Galaxy S9 Samsung Galaxy S8
As diferenças entre o modelo de 2017 e o suposto modelo de 2018 serão mínimas?

Uma das grandes alterações a nível de design será o tão controverso sensor de impressões digitais, o seu leitor biométrico. Digo, tão controverso porque era foi um dos poucos defeitos / imperfeições destes equipamentos. Isso, e o preço que agora se tornou relativamente normal entre os topos de gama.

Posto isto, na geração Samsung Galaxy S9 deveremos encontrar o leitor de impressões numa nova localização. Os rumores anteriores indicam que este estará colocado logo abaixo da câmara fotográfica - que por sua vez terá bastantes melhorias - numa posição central.

Samsung Galaxy S9 deverá ser apresentado em fevereiro, na MWC Barcelona

É sugerido também que os Galaxy S9 e S9+ sejam drasticamente diferentes entre si. Não a nível de design mas a nível de características e especificações técnicas. Os mesmos rumores que já tinham sugerido uma redução das margens do ecrã / display em ambos os dispositivos.

As principais melhorias nos Samsung Galaxy S9 face à geração anterior poderão residir no departamento fotográfico. Graças aos novos sensores ISOCELL da marca podemos esperar consideráveis melhorias nos novos produtos. Já para não falar do seu novo processador, tal como referimos acima.

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Por último, contrariamente ao que algumas fontes nacionais estavam a declarar, o Samsung Galaxy S9 ainda não tem data de apresentação oficial. Espera-se que tal suceda durante a feira de tecnologia, a Mobile World Congress em Barcelona no final do mês de fevereiro.

Assuntos relevantes na 4gnews:

ASUS Zenfone Max Plus deslumbrará com o seu belo Display 18:9

Motorola Moto X4 será sucedido pelo Moto X5 – Evan Blass

Samsung Galaxy S9 terá um processador bem mais poderoso que o Galaxy S8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).