Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus serão bem distintos

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Android Oreo
A pouco e pouco, a nova geração de Galaxy's começa a revelar os seus detalhes ©reuters

Apesar de ainda não ter confirmado a data de apresentação oficial dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+, a tecnológica sul-coreana está sem dúvida a trabalhar nestes novos topos de gama Android. Os rumores intensificam-se, bem como as fugas de informação. A pouco e pouco, o puzzle em torno desta nova geração de smartphones começa a compor-se.

O quadro geral poderá ser mais fragmentado do que certamente desejariam alguns consumidores. Teremos severas diferenças entre o novo Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+. Não só no preço. Não só na tamanho. Diferenças no interior dos dispositivos. Diferenças na quantidade de memória e não só...

Vê ainda: Samsung apresenta a The Wall na CES 2018 – TV microLED de 146″

Foi logo um dos primeiros rumores acerca destes dispositivos. Sugeriam uma clivagem demarcada entre o modelo padrão e o modelo Plus, a versão phablet. Um, com mais câmaras fotográficas. Mais memória e até mais esquemas de cor. O outro, conservador e muito semelhante ao seu antecessor, o bem-amado Galaxy S8.

A clivagem entre os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus

Na altura, não considerava provável essa hipótese. Contudo, desde o dia 23 de novembro (data da publicação deste artigo com base no rumor), surgiram mais fontes. Todas elas apontando no mesmo sentido. Para 2018, os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ seguirão rumores diferentes.

Em primeiro lugar, foi sugerido que o Samsung Galaxy S9 (Plus) traria uma dual-câmara traseira. Uma nova câmara dupla com os novos sensores ISOCELL que a marca apresentou em outubro passado, tal como podem ler aqui, na 4gnews.

Na altura, foi ainda sugerido que o dispositivo S9+ traria uma câmara com abertura focal de f/1.4 e estabilização ótica da imagem. Algo que o colocaria num novo nível de qualidade no que diz respeito à fotografia com dispositivos móveis.

Já por seu lado, o Samsung Galaxy S9 continuaria a utilizar um único sensor fotográfico, bem à semelhança do seu antecessor, o S8. Não podemos afirmar que isto só por si tornaria o S9+ no melhor dispositivo para fotografia. Os Google Pixel 2 mostraram-nos que não é por terem dois sensores que as fotos ficam necessariamente melhores.

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, uma sugestão de design

Samsung Galaxy S9 smartphone Android
Isto é apenas um "render", uma imagem digital dos supostos S9+ e S9

Agora, esta clivagem começa a aprofundar-se. Não só na traseira e nas câmaras fotográficas mas também a nível das especificações técnicas e configurações de memória interna e de memória RAM.

Apesar de ambos os smartphones deverem utilizar o Qualcomm Snapdragon 845 e o novo Exynos 9810, os dois SoC's foram recentemente apresentados. Agora, foi através da rede social chinesa, Weibo, que tivemos conhecimento dos novos rumores em torno destes dispositivos.

Esta nova fonte sugere que para o smartphone Samsung Galaxy S9 teremos duas variantes, duas versões de memória. Os consumidores poderão optar entre a versão com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno e a versão com 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno.

Câmara e memória RAM, as diferenças entre ambos os Samsung Galaxy S9

Olhando agora para a versão maior, o S9+, teremos um total de 3 variantes. Isto claro, se o rumor tiver algum fundamento de verdade.

A versão base começará nos 64GB de memória interna e terás também à tua disposição uma variante com 128GB e até de 256GB de armazenamento interno. Em todas as três versões teremos 6GB de memória RAM. Esta versão poderá não estar disponível em todos os mercados.

Para os utilizadores mais exigentes teremos também uma versão com os 512GB de memória interna. Algo que já tinha sido aqui sugerido uma vez que a marca já começou a produzir estes novos chips com 512GB de armazenamento para dispositivos móveis como os smartphones.

Mobile World Congress deverá ser o palco escolhido pela Samsung

Samsung Galaxy S9 Android Oreo smartphone
A próxima geração de topos de gama da tecnológica sul-coreana será apresentada em fevereiro

Em suma, caso estas informações tenham algum fundamento de verdade, a câmara fotográfica estará longe de ser a única diferença entre ambos os topos de gama. Diferentes versões de memória para diferentes necessidades.

Algo que em última análise colocará mais atenções no S9+. Será o modelo mais atrativo para os consumidores mais exigentes. O seus preços, para já permanecem uma incógnita mas poderão basear-se no seus antecessores.

Os novos dispositivos deverão ser apresentados já em fevereiro, durante o Mobile World Congress em Barcelona. Até lá uma coisa é certa, teremos ainda muitas fugas de informação pela frente e vários rumores para acompanhar. Felizmente, terás aqui, na 4gnews, todas as notícias em primeira mão.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram. E claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Podes também descarregar a nossa app para Android, AQUI. Desta forma terás acesso a todas as notícias e novos conteúdos a partir do teu smartphone.

E tu, o que mais gostarias de ver nestes novos dispositivos da gigante sul-coreana a nível de novas funcionalidades? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

DJI Osmo Mobile 2 – Preço mais baixo e mais qualidade para Smartphone

Sony apresenta os novos Sony Xperia L2 na CES 2018

Motorola – Eis os primeiros Moto Snaps para os Moto Z 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).