Samsung Galaxy S9 Plus vs Google Pixel 2 XL, qual o melhor Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Apresentado em outubro passado pela tecnológica de Mountain View, California. O Google Pixel 2 XL é o mais potente phablet da marca conhecida pela seu motor de busca e pelo seu software. Agora, com este "embaixador" do Android Oreo a Google surpreendeu pela sua câmara fotográfica. Agora, tem um grande rival no Samsung Galaxy S9 Plus.

Apresentado agora, em Barcelona, o Samsung Galaxy S9 Plus representa aquilo que de melhor a sul-coreana é capaz de fazer. Vem surpreender com a sua fantástica câmara fotográfica. Trata-se de uma câmara dupla, com uma incrível abertura variável para a câmara, um processo mecânico e não puramente de software. Será uma nova tecnologia que poderemos ver aplicada também no Note 9.

Vê ainda: tado

Já por outro lado, o Samsung Galaxy S9 Plus enfrentará uma câmara tão ou ainda melhor do que a sua. O Google Pixel 2 XL é aclamado pelos peritos da DxOmark como um dos melhores dispositivos Android para fotografia. Equipado com um sensor único de 12MP, o Google Pixel 2 XL prova que não é preciso ter dois sensores. Isto para proporcionar uma ótima fotografia. Mais ainda, mesmo para criar um efeito bokeh, um efeito de desfoque do fundo.

Agora, o poderoso algoritmo de processamento de imagem do Google Pixel 2 XL terá que enfrentar os novos trunfos do Samsung Galaxy S9 Plus. Teremos aqui uma abertura variável da câmara fotográfica vs o software da Google. O vencedor? Duas abordagens diferentes ao conceito de fotografia móvel, ou fotografia com smartphone.

Google Pixel 2 XL vs Samsung Galaxy S9 Plus

Em seguida podemos comparar as especificações técnicas de ambos os smartphones Android. De um lado temos o Google Pixel 2 XL, do outro temos o novo Samsung Galaxy S9. Aqui já sentimos algumas melhorias no produto da sul-coreana, nomeadamente no processador. Mais ainda, este dispositivo conta com mais memória RAM do que o seu rival. Todavia, para os "adeptos" de Android puro o Pixel continua a ser o melhor produto. Em seguida podemos ver a comparação das suas características, ponto por ponto.

Android. Samsung Galaxy S9 Plus vs Google Pixel 2 XL

Especificações

Google Pixel 2 XL
Samsung Galaxy S9+
Ecrã/ Display 6.0 polegadas P-OLED, formato 18:9, Quad-HD+ 1440 x 2880 pixéis Corning Gorilla Glass5 6.2 polegadas Super AMOLED, formato 18.5:9, Quad-HD+ 1440 x 2960 pixéis Corning Gorilla Glass 5
Processador Snapdragon 835 Snapdragon 845 / Exynos 9810
Memória RAM 4GB 6GB
Armazenamento 64GB/128GB 64GB /128 / 256GB
Cartão MicroSD Sem expansão Até 400GB
Software / sistema Android Oreo 8.0 com a EMUI 8.0 (UI) Android Oreo 8.0 com a Samsung Experience 9.0 (UI)
Câmara principal 12.2 MP (f/1.8, 27mm, 1/2.6", 1.4 µm, Dual Pixel PDAF) OIS, laser auto-focus 12MP com abertura variável de f/1.5 e f/2.4 + 12MP (f/2.4, OIS), PDAF e 2x zoom ótico
Câmara secundária 8MP com abertura de f/2.4 e Autofocus 8MP com abertura de f/1.6 e Autofocus
Capacidade da Bateria 3520mAh 3500mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 5, LTE, sem o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm

Cores

Just Black (Preto), Black & White (Preto e Branco) Midnight Black (Preto), Titanium Gray (Cinza), Coral Blue (Azul) e o Lilac Purple (Lilás)
Extras Certificação IP67, Leitor de Impressões digitais, Carregamento rápido 4.5V/5A, Certificação IP68, Scan de íris, Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento sem-fios, Altifalantes AKG

O que distingue estes flagships Android?

A Interface (UI). Android puro no Google Pixel 2 XL vs Samsung Experience no S9 Plus. Todavia, ambos utilizam a mesma versão do sistema operativo, o Android Oreo e aqui, a nível de atualizações, o Google Pixel 2 XL terá obviamente a vantagem. Receberá atualizações de forma mais rápida e pontual.

O Samsung Galaxy S9 Plus, tal como praticamente todos os topos de gama do mercado receberá atualizações de software durante pelo menos dois anos. A "suite" Enterprise garantir-lhe-á atualizações segurança durante quatro anos.

A qualidade de construção. Sentirás mais o metal na traseira do Google Pixel 2 XL e mais o vidro em todo o topo de gama da Samsung. No seu painel frontal ambos os equipamentos são bastante semelhantes entre si, com cantos arredondados e com tecnologias de ecrã similares.

Qual seria a tua escolha para um novo Android?

Os seus preços são muito semelhantes, estamos aqui a falar de dois dispositivos cujos valores rondam os 1000€. Já por outro lado, em Portugal é impossível adquirir, através de loja oficial, um Google Pixel 2 XL. Já o Samsung Galaxy S9 estará presente em todas as lojas a partir de meados de março, se tudo correr conforme o previsto.

Cada qual com os seus pontos fortes, duas alternativas premium para o mercado topo de gama Android. Pessoalmente acabaria por escolher o Samsung Galaxy S9 Plus pelo facto de a marca já ter mais experiência no mercado de dispositivos móveis. Os relatos de bugs ainda são demasiado comuns em notícias de atualizações dos Google Pixel.

Contudo, confesso preferir uma experiência de utilização de Android puro que só os Pixel conseguem proporcionar. Mesmo assim, a interface da gigante sul-coreana tem ficada cada vez mais agradável e elegante a cada nova versão / atualização.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Band?

iaomi Mi 7. Primeiras imagens reais mostram-nos o futuro da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.