Samsung Galaxy S9 pode desvalorizar até 50% após o lançamento

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O estudo foi publicado pela Decluttr, um site de compra de produtos utilizados e revenda de smartphones. Entidade que compilou um gráfico onde demonstra, com base nos dispositivos que lhes passam "pelas mãos", a perda de valor dos equipamentos. Avaliando vários topos de gama, avançam que o Samsung Galaxy S9 pode perder até 50% do seu valor em pouco tempo...

Algo a que já estamos habituados, por exemplo, no setor automóvel, agora também no mercado mobile. A desvalorização do produto começa no exato momento em que o adquires e chega às tuas mãos. Ora, o que é que podemos retirar deste estudo da Decluttr? Bom, em primeiro lugar temos logo que descontar nestes valores a margem de lucro da empresa.

Vê ainda: OnePlus 6. Será este o próximo topo de gama Android?

Apesar do desconto da margem de lucro do site em si é óbvio que uma boa parte do valor que pagaste perde-se logo nos primeiros meses depois de o Samsung Galaxy S9 chegar ao mercado. Em seguida podemos comparar as estatísticas fornecidas pelo referido site de compra e venda.

Comecemos pelo Samsung Galaxy S8. Smartphone cujo preço de venda ao público recomendado nos Estados Unidos da América era de 720 dólares. Equipamento que, um mês após o seu lançamento, seria comprado pelo site de retomas por 46% do seu valor original, os 720 dólares. O mesmo deverá suceder com o Samsung Galaxy S9.

Samsung Galaxy S9 pode desvalorizar rapidamente e não é o único

Note-se que a maior "fatia" de desvalorização ocorre logo após o primeiro mês após o lançamento do produto no mercado. Nos meses subsequentes a desvalorização é de apenas 1 a 2%, em média. Neste aspecto, segundo a Decluttr, os smartphones da Apple, os iPhone's mantêm melhor o seu valor comparativamente com as alternativas Android. Todavia, também temos aqui números bem duros em pleno "vale da maçã". Segundo este site, o iPhone 8 perderia 49% do valor após o primeiro mês desde o seu lançamento.

Já o Apple iPhone X "apenas" perderia 41% do seu valor no 1º mês após a sua chegada ao mercado. Mais uma vez, incluídos nesta desvalorização estão as margens de lucro da Decluttr. Desta forma, os sites de retoma não são propriamente o indicador mais fiel ou neutro para apurar a desvaloriazção de um produto.

Podes obter o mesmo valor (e por norma bem mais) ao vender o teu Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S8, iPhone 8, iPhone X ou qualquer outro produto nos sites de classificados bem conhecidos como o OLX. Mesmo assim, os valores apresentados pela Decluttr, partindo do pressuposto que as margens de lucro do serviço são iguais para todos os equipamentos, já nos dão uma margem de comparação relativamente fiel.

Em suma, se esperares cerca de um mês após o lançamento do Samsung Galaxy S9 ou qualquer outro produto topo de gama. Aí sim, já poderás aproveitar esta desvalorização para comprar um dispositivo semi-novo a um belo preço.

Assuntos relevantes na 4gnews:

alaxy Note 9 será a redenção da Bixby

ASUS ZenFone 5 Lite é apresentado oficialmente no MWC

: Faz o download dos Wallpapers aqui

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.