Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+: Tudo o que já sabemos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Bom, está na altura de começar a levar a sério os rumores e as primeiras fugas de informação relativas aos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+, os próximos topos de gama da gigante sul-coreana para 2018.

Sabemos que a sua apresentação terá lugar no primeiro trimestre do ano, provavelmente na conferência Google Play Store – 25 jogos grátis para o teu Android

Posto isto, e com 2017 a encaminhar-se para a sua recta final, já todas as marcas anunciaram os seus produtos para este ano, sendo a Huawei com os seus Mate 10, a última construtora a brindar-nos com equipamentos de topo. Agora, está na hora de arrumar a secretária e começar a clarificar os rumores em torno dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 +.

Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+, o que esperar?

Será na iPhone X.

Poderão os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 + remover o jack de 3.5mm? Será que o leitor de impressões digitais vai, finalmente, sair daquela posição estranha e nada prática no painel traseiro dos Galaxy S8?

Importa salientar que esta fuga de informação é extremamente precoce e, como tal, deve ser interpretada com uma forte pitada de sal (desconfiança), tal como todas as fugas de informação devem ser interpretadas.

Reconhecimento facial mais seguro nos Samsung Galaxy S9

Publicada no site techdroider que por vezes nos traz previsões acertadas e outras completamente ao lado, certo é que teremos dois equipamentos, o smartphone Galaxy S9 e o phablet Galaxy S9+, até aí não temos razões para duvidar das informações avançadas.

Passando agora para os detalhes e especificidades, a marca estará a desenvolver um novo mecanismo de reconhecimento facial, bem mais seguro do que a primeira geração introduzida no ano passado com os Galaxy S8 e que desbloqueava o dispositivo ao apresentar uma fotografia à frente do mesmo.

Não há duvidas, isto será uma resposta bem direta ao mecanismo de reconhecimento facial da Apple, o Face ID e bastará que a Samsung reforce todo este sistema, utilizando para tal um mecanismo de detecção da profundidade para que uma simples fotografia bi-dimensional não seja capaz de desbloquear o dispositivo.

Relativamente ao aspecto ou design destes Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ poucas diferenças devemos ter. Não fosse o Galaxy S8 um dos mais elegantes dispositivos do ano, construído em metal e vidro, materiais que deverão dar corpo e forma aos próximos topos de gama.

A diferença mais significativa a nível de aspecto seria a redução radical do bezel ou margem inferior, além da ligeira redução do bezel /margem superior face aos modelos deste ano.

Onde estará o leitor de impressões digitais dos Samsung Galaxy S9?

Segundo este mesmo leak (fuga de informação), a marca está a desenvolver a tecnologia de sensor de impressões digitais / sensor biométrico capaz de operar debaixo do vidro que cobrirá todo o ecrã /display frontal.

Esta tecnologia tem causado alguns entraves devido à dificuldade da sua implementação em produtos destinados à produção em larga escala e já mesmo o iPhone X havia sido referido, vários meses antes da sua apresentação, como possível empregador desta inovação. Pessoalmente, creio que apenas seja implementado com o Galaxy Note 9 e não antes.

Algo que me fez arrepiar ao olhar para este leak, foi a referência à orgulhosa omissão da porta jack de 3.5mm. Se este rumor estiver certo, a Samsung será a próxima marca e embarcar no comboio rumo às modinhas sem sentido.

Abdicará a Samsung da porta jack 3.5?

Por outro lado, algo que gostei de ver foi a referência ao módulo de câmara dupla traseira com 16MP e até mesmo ao módulo de duas câmaras frontais de 12MP.

Seja para as selfies panorâmicas ou com efeito bokeh para retratos mais profissionais ou para o mecanismo de reconhecimento facial isso só o tempo o dirá.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, o que achas que trará este Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ para superar o seu antecessor e a rival Apple? Será que o seu preço continuará a subir? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

9 poderá trazer muitas novidades

Apple despede engenheiro do iPhone X depois da filha mostrar o telefone no Youtube

SwiftKey – Já viste os seus novos truques para o Halloween?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.