Samsung Galaxy S9. Sabes qual é a grande novidade dos novos Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Acabaram-se os leaks, a eterna praga que acaba com o fator surpresa. Agora, podemos contemplar todas as novidades com a calma necessária às análises sérias e bem cuidadas. Agora, olhamos para aquela que é a maior novidade dos Samsung Galaxy S9. A câmara, re-inventada nos novos smartphones Android.

Desde a sua nova capacidade de gravar vídeos em super câmara lenta até à abertura variável da lente. Sim, tal como o olho humano, as câmaras dos novos Samsung Galaxy S9 saberão quando está muita luz, a abertura diminui. Quando está a ficar escuro, a abertura da câmara vai aumentar. Para quê? Para que nunca percas uma oportunidade de fotografia com o teu novo smartphone Android.

Vê ainda: Android -, nova estrela já é oficial!

À semelhança do modelo lançado em 2017, o Galaxy S8, também o Samsung Galaxy S9 conta com uma única câmara na sua traseira. Já o modelo Galaxy S9+ utiliza uma câmara dupla, tal o seu Note 8 e como tantos outros dispositivos Android no mercado. Ou claro, tal como oApple.

No Samsung Galaxy S9 Plus temos duas câmaras, uma "normal", outra com uma lente com zoom ótico de 2x (duas vezes), para te aproximar do objecto a fotografar. Chamemos-lhe uma lente telefoto. Graças a esta lente poderás fazer um zoom sem perderes qualquer detalhe (ao contrário do que acontece com o zoom digital).

As câmaras do Samsung Galaxy S9 querem imitar o olho humano

Será também uma boa ferramenta para fotografia de Retratos. Aproximar do rosto da pessoa, desfocando um pouco o fundo. A câmara dos Samsung Galaxy S9 será extremamente versátil, sobretudo para quando queres simplesmente pegar no smartphone, apontar, disparar e capturar uma boa foto.

Algo que merece a tua atenção é a abertura variável da lente. A Samsung, com os seus Galaxy S9, quer imitar o olho o humano. Tal como a pupila do nosso olho, também a câmara dos Samsung Galaxy S9 vai contrair quando a luz abundar. Já por outro lado, quando a luz escasseia a pupila dilata.

O mesmo sucede com o diafragma da lente, as lâminas metálicas que controlaram o fluxo de luz que chega até ao sensor das câmaras. Será um processo mecânico e isso fará toda a diferença. Será também uma nova ferramenta que permitirá um verdadeiro efeito bokeh, o efeito de desfoque do fundo. O smartphone não necessitará de recorrer apenas a algoritmos de software para proporcionar este efeito.

Abertura variável da lente, tal como no olho humano

Nos novos dispositivos Android, seja no S9 como no S9+, teremos dois valores de f. Por "f" entenda-se a fração representativa do valor da abertura da câmara. Quanto menor for o valor de f maior será a abertura da lente. Nos novos dispositivos teremos uma abertura máxima de f/1.5 e uma abertura mínima de f/2.4. Será particularmente útil quando estamos a gravar vídeos em slow-motion (câmara lenta) ou a tirar fotografias à noite.

Câmara é o grande trunfo dos novos smartphones Android

Por exemplo, quando estiveres a fotografar com pouca luz, os Samsung Galaxy S9 vão escolher automaticamente o valor máximo de abertura. Desta forma poderás gravar vídeos ou tirar fotografia sem teres que te preocupar (tanto) com fotos desfocadas. Será igualmente útil para os vídeos em super câmara lenta pois aí a câmara precisa de operar a uma velocidade muito alta. Consequentemente menos luz será capturada pelo sensor.

Ora, se uma abertura maior deixa entrar mais luz e cria um efeito de desfoque do cenário, porque é que os Samsung Galaxy S9 não têm apenas um valor de f/1.5. Bom, como tudo na vida, há prós e contras. Com uma grande abertura (f/1.5) temos menos detalhe nas arestas. Perdem-se muitos pormenores e as imagens tornam-se "macias".

Gravação de vídeo nos Samsung Galaxy S9

Com um valor mais alto de "f", a foto retém melhor os pormenores. As arestas. Os pontos. Os pequenos detalhes que lhe dão vida e definição. Em suma, uma foto com abertura f/2.4 tem mais detalhes do que uma foto com f/1.5. Desta forma, os Samsung Galaxy S9 não necessitarão de depender tanto no valor do ISO para iluminar as fotos nocturnas. De igual forma, quando a luz abundar, as fotos não ficarão sobre-expostas ou com arestas difusas.

Relativamente ao vídeo, nestes smartphones Android poderás gravar vídeo Super Câmara Lenta. Trata-se de gravação de vídeo a 960fps. Trata-se de um pequeno trecho de vídeo (0.2s em boa verdade) que é esticado para 6 segundos. Desta forma cria-se um efeito de super câmara lenta. Disponível em resolução HD (720p). O Xperia XZ Premium também faz o mesmo mas nos Samsung Galaxy S9 consegue acompanhar automaticamente o movimento.

Novos smartphones Android com novos AR Emoji

Os emoji estão na moda. A Samsung sabe disso. Agora, com os seus Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+, graças à sua câmara frontal poderás criar algo novo, os "AR Emoji". Por AR entenda-se Realidade Aumentada. Este modo permitir-te-á criar um pequeno avatar 3D com as tuas feições.

De forma fácil, praticamente como tirar uma selfie. O melhor de tudo? Poderás utilizar estes "AR Emoji" em qualquer aplicação de mensagens. Poderás enviar estes "AR Emoji" para qualquer outro smartphone como se de um simples emoji se tratasse. Em suma, liberdade de utilização e de personalização.

Os Samsung Galaxy S9 e S9+ estarão disponíveis a partir de 16 de Março de 2018 nas lojas físicas. Serão vendidos nas cores Preto Meia-Noite, Azul Topázio e uma nova tonalidade, o Rosa Púrpura.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

d One é apresentado

foi apresentado oficialmente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.