Samsung Galaxy S9 chegará para dominar o mercado Android

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Android
No dia 25 de fevereiro ficaremos a conhecer os topos de gama ©BGR

Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus (ou S9+). Dois dispositivos Android que têm estado a gerar imensa curiosidade (e uma boa dose de especulação). Com novas fugas de informação a surgirem diariamente torna-se difícil acompanhar este torvelinho de notícias. Todavia, algo que já é bem claro é o imenso potencial dos Samsung Galaxy S9.

Não nos estamos aqui a referir aos simples números dos testes de benchmarks efetuados ao processador Exynos 9810. Não, números por si só não significam rigorosamente nada. Não são um indicador fiel da potência real dos equipamento em condições reais no dia-a-dia dos consumidores. Quem vos disser o contrário está a mentir descaradamente.

Vê ainda: 41 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Agora, não tenho a menor dúvida de que o processador Exynos 9810 seja provavelmente o mais potente motor a integrar um dispositivo Android. Comparável apenas ao Snapdragon 845 da Qualcomm a nível de pontuação nas plataformas de testes e benchmarks. Aqui, o Snapdragon perde para o Exynos por uma margem pouco significativa.

Agora, falemos de coisas sérias e não de números bacocos. Pois quem é que no seu perfeito juízo vai comprara o Samsung Galaxy S9 norte-americano ou chinês (mercados onde estará disponível a versão com o SD 854) para o comparar com a versão europeia? Sim, entre nós teremos os Samsung Galaxy S9 equipados com o processador da fabricante sul-coreana mas isso também já sabiam.

Samsung Galaxy S9 chegará para dominar o mercado Android

A verdadeira "potência" dos Samsung Galaxy S9 estará concentrada nas suas novidades, bem além do processador. Teremos nestes novos topos de gama Android um par de altifalantes Dolby Surround AKG. Som stereo, finalmente! Teremos ainda novos emojis e várias novidades para a assistente virtual, Bixby. Para os consumidores terá também outra surpresa. Um par de earphones ou auriculares aprimorados pela AKG. Esperemos que sem dongle (adaptador USB-C para jack de 3.5mm).

Samsung Galaxy S9 chega no dia 25 de fevereiro em Barcelona

Samsung Galaxy S9 Plus cores Sony IMX Android
A marca tem feito um ótimo trabalho ao criar bastante expectativa.

Mais ainda, esta nova Bixby terá capacidades reforçadas no departamento "Bixby Vision". Através da lente da tua câmara fotográfica, a visão da Bixby será capaz de identificar objectos à tua volta e proporcionar informações relativas ao mesmo. Para tal, apoiar-se-á no motor de pesquisa da Google. Informação que também seria avançada pela publicação SamMobile.

Vê ainda: abertura variável da câmara, sabes o que é?

Sem esquecer a forte possibilidade de os Samsung Galaxy S9 chegarem acompanhados por um novo carregamento sem-fios. Informação que seria publicada em primeira mão pela imprensa internacional. Mais concretamente pela WinFuture. Algo que parece ser ponto assente é o facto de as principais melhorias se concentrarem na câmara fotográfica dos equipamentos Android.

O design deste Android e acessórios dos Samsung Galaxy S9

galaxy_s9_camera.jpgSamsung-Galaxy-S9-iris.jpgSamsung-Galaxy-S8-Samsung-Galaxy-S9-2.jpgSamsung-Galaxy-S9-Carregamento-Rápido.jpgSamsung-Galaxy-S9-Android.jpgSamsung-Galaxy-S9-Plus-Android.jpgSamsung-Galaxy-S9-Azul-Coral.jpgSamsung-Galaxy-S9-Plus-Preto.jpgSamsung-Galaxy-S9-Plus-tamanhos.jpgSamsung-Galaxy-S9-cores.jpgDeX-Pad-Samsung-Galaxy-S9.jpgDeX-Pad-Samsung-Galaxy-S9-1.jpg

Já a nível de design, pelo menos com base em todas as fugas de informação até à data, não teremos diferenças (significativas) face à geração Samsung Galaxy S8. Mesmo assim, os novos dispositivos Android trarão melhorias significativas no departamento fotográfico. Tal como poderão ler mais aqui sobre o assunto, a abertura variável da lente colocará os Samsung Galaxy S9 num novo patamar.

Android Oreo 8.0 e Samsung Experience 9.0 - interface

A nível de software espera-se que os novos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus cheguem às mãos do consumidor com a mais recente versão do sistema operativo Android. Neste momento o Android Oreo 8.0 é a versão mais procurada, tendo sido lançado pela Google em agosto de 2017. Chegará com a Samsung Experience 9.0, a interface ou UI da própria marca.

Em suma, apesar de dificilmente termos surpresas a nível de aspecto, acredita-se que os modelos de 2018 venham definir todo um novo padrão de qualidade para a fotografia com smartphone. Mais ainda, 2018 será o ano em que a versão convencional e a versão "Plus" apresentarão diferenças significativas.

Acreditamos que o Samsung Galaxy S9 tenha 4GB de memória RAM e uma única câmara traseira. Já por sua vez, o Samsung Galaxy S9 Plus deverá chegar aos consumidores com 6GB de memória RAM e uma câmara dupla na sua traseira, tal como o Galaxy Note 8 antes de si. Por último, acredita-se também que os novos modelos sejam mais caros do que a geração atual, S8. A diferença de preços (de lançamento) deverá rondar os 100€.

Até ao momento da apresentação oficial aconselhamos sempre uma saudável dose de cepticismo. Esperemos para ver o que o futuro nos reserva. O dia 25 de fevereiro aproxima-se a passos largos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S7 Edge: Já podes instalar o Android Oreo com esta ROM

Samsung Galaxy S9. Ambas as variantes vão ter a mesma velocidade

Xiaomi Redmi Note 5 Pro e Redmi Note 5, a nova gama média Android

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.