Samsung Galaxy S9 4gnews
Utilizar o computador ou o smartphone? Uma escolha cada vez mais simples…

Utilizar o smartphone como se fosse um completo computador (ou um PC completo). A ideia não é nova e seria abordada em 2017 com a Samsung DeX, acessório que daria os primeiros passo para a convergência entre sistemas e plataformas. Agora, com os novos Samsung Galaxy S9, toda a vertente empresarial está a ser explorada pela marca. Agora, podemos ver as capacidades da DeX e o Linux em ação.

Para utilizares o Samsung Galaxy S9 como um PC, quando estiver ligado a um monitor externo, a DeX será uma ferramenta crucial. Agora, a marca sul-coreana mostra-nos as capacidades do seu produto, aqui em vídeo, correndo o sistema operativo Linux. Os resultados são de facto promissores.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 é mais durável do que o Samsung Galaxy S8

Este conceito, explorado pela primeira vez com a DeX dos Galaxy S8 e também para o Note 8, permite que os utilizadores corram aplicações num monitor de grandes dimensões. O conceito estava lá, a execução ainda estava num estado embrionário mas desde então a fabricante tem vindo a aprimorar toda a experiência de utilização.

Agora, com o MWC Barcelona em pleno fulgor, a Samsung apresenta-nos o Linux on Galaxy. O nome diz tudo. Trata-se de uma plataforma, uma forma de os utilizadores ter um ambiente de trabalho Linux nos seus Galaxy mediante a DeX. Ou melhor, graças ao poder de processamento dos Samsung Galaxy S9 e à versatilidade da DeX, é possível correr uma versão completa do Linux.

Samsung Galaxy S9, a DeX Pad e o Linux

Tal como demonstrado no vídeo no final do artigo, os utilizadores poderão executar vários sistemas operativos. Desde o Ubuntu, Debian, Arch, etc. Ora, uma vez que os smartphones Android utilizam “o mesmo kernel do Linux” não é necessário proceder a uma emulação ou virtualização. Segundo consta, a performance e todo o trabalho em Linux deverá ser extremamente fluído e rápido. Algo que também é demonstrado no vídeo hoje partilhado pela marca.

Linux Samsung Galaxy S9 DeX Pad acessórios oficiais Samsung DeX Pad Samsung Galaxy S9
Este é o acessório mais inovador. A nova DeX Pad ou estação de trabalho para os novos topos de gama.

Ora, não existindo a necessidade de proceder a uma emulação ou virualização. Apesar de todas as vantagens implícitas, o mais provável é que só o software Linux compilado para ARM é que funcione bem nos Samsung Galaxy S9. Aqui a marca não especificou quais os dispositivos que seriam compatíveis com esta iniciativa Linux on Galaxy. Contudo, podemos supor que os S8 e S8+ também serão compatíveis, tal como o Note 8.

A marca avança que o Linux on Galaxy ainda está em fase de desenvolvimento. Contudo, caso estejas interessado nesta iniciativa poderás saber mais sobre o assunto, aqui. De igual forma também aí te poderás registar para obter notificações assim que surgirem novidades.

Poderá este ser o início de uma nova “vida” ou utilização para os smartphones?

Assuntos relevantes na 4gnews:

“A minha é menor que a tua” – As fabricantes estão sem ideias

Xiaomi Mi 6 recebe atualização global com Oreo

Huawei Mate 10 Pro lidera os smartphones no AnTuTu benchmark

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).