Samsung Galaxy S9, nova estrela da Samsung já é oficial!

Rui Bacelar
MWC Mobile World Congress Samsung Galaxy S8 Samsung Galaxy S9 Android Oreo Google
Toda uma nova geração de topos de gama da sul-coreana chegou hoje, dia 25 de fevereiro.

Em 2017 ficaríamos a conhecer os Samsung Galaxy S8, dispositivos que se antecipariam ao iPhone X da Apple. Deslumbraram os consumidores com o seu design elegante e software aprazível. Agora, chegaram, em Barcelona no Mobile World Congress (MWC) 2018, chegaram os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+.

Com o sol já a baixar sob o Mediterrâneo, a maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis, Samsung, apresentou-nos as suas novas coqueluches. Serão os próximos líderes para o mercado Android. Mais ainda, serão a resposta, dual, ao iPhone X da Apple.

Vê ainda: Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Os novos Samsung Galaxy S9 seguem o design da gama Samsung Galaxy S8, com o seu ecrã Infinity Display, quase sem bordas ou bezels. A fabricante sul-coreana moveu o leitor de impressões digitais para uma posição central, melhorou a câmara, os altifalantes e incorporou um novo e poderoso processador. O design, esse continua essencialmente igual ao da geração passada. Algo que agradará a alguns consumidores, a outros nem tanto...

Mesmo assim, chegamos a mais um ano, mais um Mobile World Congress e mais um Galaxy S. Esta é a linha topo de gama da Samsung (a par dos Note) e conta agora com dois novos smartphones. Está na hora de conhecer todas as novidades dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+.

Chegaram os Samsung Galaxy S9

No seu convite oficial, para a imprensa, a fabricante sul-coreana refere-se claramente à câmara fotográfica. “A câmara. Re-imaginada” é a mensagem bem clara, rodeada pelo algarismo "9" numa referência ao número do novo modelo. A marca não desiludiu e confirmou praticamente todos os rumores que têm vindo a ser avançados nos últimos meses. Até mesmo a abertura variável para a câmara, presente em ambos os modelos.

Design. O que mudou nos Samsung Galaxy S9?

O design dos Samsung Galaxy S9 seria um dos parâmetros mais divulgados nos últimos meses. Agora, a apresentação oficial dos dispositivos veio confirmar tudo o que avançamos, todos os leak (fugas de informação) ou rumores. As diferenças são mínimas. Meros aperfeiçoamentos de um design vencedor. Temos a pequena moldura no topo e em baixo mantém-se. Tal como a curvatura nos lados direito e esquerdo.

Samsung Galaxy S9 leak de imagens 1
A versão em azul (cobalto), visível na imagem com o painel traseiro e frontal do dispositivo.

A grande diferença está na posição do leitor de impressões digitais. Agora ao centro, logo abaixo da câmara principal, na traseira. O flash LED e o sensor de batimentos cardíacos ocupam agora uma posição lateral, onde nos S8 está colocado o sensor biométrico.

Modelos. O melhor é o Samsung Galaxy S9+

Com duas câmaras traseiras, o Samsung Galaxy S9+ conta também com mais memória RAM (6GB) face ao modelo convencional, o S9 com 4GB e uma só câmara na traseira. O tamanho do ecrã também apresenta diferenças, com 5.8 polegadas no S9 e 6.2 no S9+. Será a escolha ideal para quem prefere um smartphone Android com ecrã grande.

A nível de dimensões o modelo S9 apresenta 147.6 x 68.7 x 8.4 mm (altura x largura x espessura). Já o modelo S9+ apresenta 157.7 x 73.8 x 8.5 mm, sendo mais alto e mais largo do que o S9. Ambos os equipamentos são construídos em metal (estrutura) e vidro (Corning Gorilla Glass 5). Contarão igualmente como certificação IP 68 - resistência ao pó e à água.

Abertura variável para a câmara dos dois modelos leak de imagens Samsung Galaxy S9 leak imagens 2

A abertura variável da câmara confirma-se e é um dos próximos trunfos da tecnológica sul-coreana.A nível de especificações, também já sabíamos praticamente todos os pormenores de antemão. Temos aqui, em ambos, um ecrã Super AMOLED com resolução Quad HD+ e o formato 18.5:9. As dimensões variarão entre as 5.8 polegadas (1440 x 2960 pixéis) no S9 e as 6.2 polegadas (1440 x 2960 pixéis) no S9+.

Contarão também com um botão central (home) sensível a diferentes níveis de pressão, o 3D Touch. A tecnologia Always-on display também está presente e apresentar-te-á as horas e / notificações, entre outros eventos. O modelo Samsung Galaxy S9 terá 64GB de armazenamento interno e 4GB de memória RAM. O modelo Samsung Galaxy S9+ chegará com 128GB de armazenamento interno (com uma versão premium de 256GB). Ambos poderão utilizar um cartão de memória microSD para expansão.

Câmara. Re-imaginada nos Samsung Galaxy S9

Com 12MP de resolução, a câmara Super Speed Dual Pixel terá uma abertura variável entre f/1.5 quando a luz escasseia e f/2.4 quando a luz abunda, um processo mecânico. A câmara é o grande trunfo face à geração anterior e com boas razões para tal. Para além de não depender apenas do software para criar um efeito bokeh, esta câmara é capaz de gravar vídeo em Super Slow-motion. Temos também estabilização ótica da imagem (OIS).

O modelo Galaxy S9+ conta com uma câmara extra, na sua traseira. Terá também 12MP de resolução, com uma abertura focal fixa de f/2.4, OIS e uma distância focal equivalente a 52mm. O seu grande trunfo será o zoom ótico, sem perda de detalhe, de duas vezes. Em suma, o S9+ permitirá aproximar mais do objecto do que o S9.

Esta câmara dos Samsung Galaxy S9 é dotada de capacidades de Realidade Aumentada (RA). Dentro da aplicação da câmara terás um novo modo RA que será capaz de reconhecer objectos (através da câmara), fazer traduções em tempo real e proporcionar-te informação imediata sobre aquilo que estás a ver. É sem dúvida uma das novidades mais empolgantes.

Animoji's chamam-se agora emojis 3D

Os novos emojis acompanharão os movimentos faciais do utilizador. Algo que será possível graças ao novo mecanismo de desbloqueio. O reconhecimento facial 3D. Serão ideias para partilha nas redes sociais ou para dares mais cor e graça às tuas conversas.

Tanto no Samsung Galaxy S9 como no Galaxy S9+ temos uma câmara secundária, na aresta superior, com 8MP de resolução. Será a tua câmara para selfies e está logo ao lado do scanner de íris para autenticação e desbloqueio do teu smartphone. A marca desenvolveu um novo mecanismo de desbloqueio, o "Intelligent Scan". solução que integra o reconhecimento facial (Face ID) com o scan de íris. A marca promete um desbloqueio rápido e seguro.

Segurança. Como é que desbloqueias o teu smartphone?

Os smartphones Android já há vários anos que possuem um software de reconhecimento facial integrado no sistema. Para tal utilizam a câmara frontal dos smartphones, fazendo um rápido scan da cara do utilizador, comparando-a com a fotografia / registo prévio do rosto. Todavia, com uma simples fotografia à frente do smartphone este podia desbloquear-se. Agora, a Samsung afirma que resolveu o problema.

Para tal teremos o supra-citado "Intelligent Scan". Um misto de reconhecimento facial e scan de íris. Poderás também utilizar um código PIN, padrão, palavra-passe ou a impressão digital / sensor biométrico para desbloquear os Samsung Galaxy S9.

Especificações. As "specs" dos Samsung Galaxy S9

Especificações

Samsung Galaxy S9
Samsung Galaxy S9+
Ecrã/ Display 5.8 polegadas Curved Super AMOLED, formato 18.5:9, Quad-HD+ 6.2 polegadas Curved Super AMOLED, formato 18.5:9, Quad-HD+
Processador Snapdragon 845 / Exynos 9810 Snapdragon 845 / Exynos 9810
Memória RAM 4GB 6GB
Armazenamento 64GB /128 / 256GB 64GB /128 / 256GB
Cartão MicroSD Até 400GB Até 400GB
Software / sistema Android Oreo 8.0 com a Samsung Experience 9.0 (UI) Android Oreo 8.0 com a Samsung Experience 9.0 (UI)
Câmara principal 12MP com abertura variável de f/1.5 e f/2.4, OIS, PDAF 12MP com abertura variável de f/1.5 e f/2.4 + 12MP (f/2.4, OIS), PDAF e 2x zoom ótico
Câmara secundária 8MP com abertura de f/1.6 e Autofocus 8MP com abertura de f/1.6 e Autofocus
Capacidade da Bateria 3000mAh 3500mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm
Cores Midnight Black, Titanium Gray, Coral Blue e o Lilac Purple Midnight Black, Titanium Gray, Coral Blue e o Lilac Purple
Extras Certificação IP68, Scan de íris, Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento sem-fios, Altifalantes AKG Certificação IP68, Scan de íris, Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento sem-fios, Altifalantes AKG

Samsung DeX Pad. Produtividade móvel

Tal como no ano passado ficamos a conhecer a Samsung DeX, agora conhecemos a nova geração de acessórios que prometem convertes os Samsung Galaxy S9 num PC. Ou...pelo menos num centro de produtividade. Um pequeno acessório que além de carregar o teu smartphone também utilizar o seu hardware como um pequeno setup de trabalho, on-the-go. É um novo acessório, será vendido separadamente. O seu preço rondará os 100€.

Samsung DeX Pad Samsung Galaxy S9
Trata-se de um novo acessório opcional para os topos de gama da sul-coreana.

Pela positiva, este Samsung DeX Pad é compatível com os modelos de 2017, os Galaxy S8. Permite-te utilizar o smartphone como um pequeno computador, isto desde que tenhas um monitor externo por perto. Conta com uma porta HDMI, portas USB do Tipo C e portas USB convencionais.

Poderás usar o DeX Pad para trabalhar com o teu Samsung Galaxy S9. Assim que for conectado a esta base, o smartphone entra em "Modo de Trabalho", servindo o seu ecrã como um trackpad. Com janelas re-ajustáveis, funcionalidade drag&drop, menus contextuais, entre outras ferramentas.

Enterprise Edition nos Galaxy S9

A Samsung promete atualizações de segurança durante 4 anos para este novo topo de gama. Conta também com 2 anos de atualizações de sistema Android para os Samsung Galaxy S9 e S9+. Ah, antes de ires embora, a porta áudio jack de 3.5mm não foi removida!

Preço. Quanto custam os Samsung Galaxy S9?

Chegam ao mercado em meados de março e o seu preço, tal como esperado, será ligeiramente superior à geração Galaxy S8. Com efeito, o modelo Samsung Galaxy S9 custará, na Europa, 869,99€. Já o Samsung Galaxy S9+ custará um pouco mais, chegará por 969,99€ ao nosso mercado.

A 4gnews está em Barcelona para te trazer todas as novidades do Mobile World Congress em primeira mão. Acompanha-nos no nosso site e canal de YouTube ou da nossa aplicação gratuita para Android para não perderes nada.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Nokia 6 2018 com carregamento sem fios e Android One é apresentado

Nokia 8 Sirocco – Smartphone Android foi apresentado oficialmente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.