Samsung Galaxy S9 pode imitar o iPhone X no preço e nos Animoji

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Apple e Samsung. Uma rivalidade aparentemente sem fim. Dividem os fãs entre si e os dois lugares cimeiros no mercado mundial de dispositivos móveis. De um lado, a sul-coreana prepara os seus Samsung Galaxy S9 para uma apresentação no VentureBeat. O aviso está feito. Comecem a juntar as economias.

Vê ainda: d

Apesar de nenhuma destas fontes ter avançado qualquer pormenor ou cifra para os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+. Mesmo assim, podemos esperar um preço que rivalize ou iguale os preços dos Apple iPhone X. Relembro que neste momento o iPhone X custa 1179€ na sua versão base (64GB). Custando um total de 1359€ na sua versão com 256GB de armazenamento interno.

Agora, a fabricante sul-coreana poderá apresentar-nos valores semelhantes para os seus Samsung Galaxy S9 com apresentação marcada para o dia 25 de fevereiro. Algo que estas fontes também já tinham citado previamente e que, para todos os efeitos, era perfeitamente previsível. Note-se que já é hábito as principais fabricantes anunciarem os produtos na véspera do início oficial do Mobile World Congress, evento que começa no dia 26 de fevereiro.

iPhone X e Samsung Galaxy S9, unidos pelo preço?

Ora, apesar do impecável histórico de ambas as fontes (Ricciolo e Evan Blass), estes relatos não deixam de ser bastante dúbios. Isto porque, até ao momento, todos os rumores e leaks nos mostram um novo Samsung Galaxy S9 muito semelhante à geração anterior. Os Samsung Galaxy S8. Quero com isto dizer que perante os indícios de uma atualização incremental, o aumento de preços poderia ser uma afronta para os consumidores.

Que semelhanças teremos entre o iPhone X e os Samsung?

Mais uma vez, segundo os rumores, isto será particularmente verdade para os Samsung Galaxy S9 uma vez que a versão "Plus" deverá ter, em exclusividade, alguns extras. Aqui, o dispositivo de menores dimensões será o Samsung Galaxy S9 com o seu ecrã (tela) de 5.8 polegadas. Tudo leva a crer que este smartphone seja muito idêntico aos Galaxy S8.

Com o iPhone X partilhará também o carregamento sem-fios, a construção em vidro mas sobre o seu antecessor terá um novo processador Qualcomm. O mesmo sucederá com o Samsung Galaxy S9+.

Tal como o iPhone X, os Samsung Galaxy S9 serão os melhores do mercado

Aliás, da mesma forma que a Apple dotou o seu iPhone X com tudo o que de melhor a marca conseguiu desenvolver, o mesmo sucederá com o Samsung Galaxy S9. E claro, para o Galaxy S9+. Sentiremos algumas melhorias face aos S8 e aos seus processadores (Qualcomm Snapdragon 835 e Exynos 8895).

Em suma, tanto o iPhone X como os novos Galaxy serão uma prova, um testemunho de tudo aquilo que as respectivas fabricantes conseguem fazer. De um lado tivemos uma revolução. Agora, é a vez da sul-coreana tomar uma postura mais conservadora, aperfeiçoando o seu S8.

E apesar de o preço do iPhone poder ser semelhante ao dos novos Samsung Galaxy S9, o departamento fotográfico poderá ser revolucionário. Ao contrário do design, a sul-coreana parece ter desenvolvido um novo sistema de câmaras fotográficas para dispositivos móveis.

Vê ainda: abertura variável da câmara, sabes o que é?

Na base estão os seus novos sensores ISOCELL. Em seguida teremos novas lentes, dotadas de uma abertura variável entre f/2.4 e f/1.5. A resolução das câmaras será de 12MP em ambos os "rivais" do iPhone X.

Aqui, o grande rival do iPhone X terá dois sensores fotográficos na sua traseira. Já a versão base terá apenas um, logo acima do sensor de impressões digitais / leitor biométrico. Ambos os componentes estarão centrados na traseira dos smartphones, com uma disposição vertical dos elementos. Teremos também o sensor de batimentos cardíacos e o flash LED, tal como é ilustrado pela imagem divulgada recentemente por Evan Blass.

Se o preço subir, será o Samsung Galaxy S9 Plus que igualará o iPhone X

Espera-se ainda que o bezel ou aresta inferior dos Samsung Galaxy S9 seja ligeiramente reduzida face à geração S8. Será uma das poucas alterações ao design da geração atual. Posto isto, perante a similitude entre os supostos Samsung Galaxy S9 e os S8, como poderia a marca justificar um aumento de preços? Sobretudo para os níveis do iPhone X?

Para todos os efeitos, o único capaz de apresentar alguns motivos para o aumento de preço seria o S9+. Espera-se que este dispositivo venha equipado com 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno expansível. Será também ele que trará duas câmaras na sua traseira (dois sensores de 12MP).

Ou, por outro lado, poderá existir uma versão ainda mais premium dos S9 com 512GB de armazenamento interno capaz de justificar um preço semelhante ao do iPhone X? Sabemos que a marca já está a fabricar este módulo de memória. Módulo este que será para dispositivos móveis. Todavia ainda não vimos nenhum smartphone que o utilize.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft Edge chega a Portugal, já disponível para Android e iOS

Mi Mix 2s poderá ser apresentado antes da MWC 2018

d. Smartphone Meizu M15 Plus volta a deslumbrar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.