Samsung Galaxy S9 Plus vs Huawei Mate 10 Pro, qual o melhor Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Huawei Mate 10 e mais concretamente o Mate 10 Pro seria o dispositivo que lideraria o ataque da fabricante chinesa às posições detidas pelas suas rivais. Em Apple. Agora, está na altura de o comparar ao Samsung Galaxy S9 Plus.

O mais poderoso smartphone alguma vez lançado pela fabricante chinesa seria apresentado em outubro último. Chegaria, em Berlim, com um design original, uma construção em metal e vidro. De aspecto altivo e equipado com praticamente todo o melhor hardware disponível no mercado. Até mesmo um ecrã AMOLED integraria um produto da Huawei. Há uma primeira vez para tudo, até mesmo para uma comparação com o Samsung Galaxy S9 Plus.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Preços oficiais do novo topo de gama Android

Este Huawei Mate 10 Pro desdobra-se em variantes. Temos o Mate 10 Lite, o "simplesmente" Mate 10 que não chegou a Portugal, o Estados Unidos da América. Não agora que temos um Samsung Galaxy S9 Plus dotado de uma arrebatadora câmara. Dotado de novos modos de produtividade. Com ferramentas capazes de tirar um maior proveito do grande ecrã. Avizinha-se um duelo de titãs.

Samsung Galaxy S9 Plus vs Huawei Mate 10 Pro

A Huawei já é a terceira maior fabricante mundial de dispositivos móveis. É a atual líder de mercado no seu país natal, a China. Aliás, durante o Verão passado até chegou a ultrapassar a Apple segundo nos conta a agência IDC. Agora, a Apple tem novos produtos e também a Samsung. Posto isto, está na hora da avaliar o potencial dos Huawei Mate 10 Pro frente a estes Samsung Galaxy S9 Plus. Dois phablets que representam aquilo que de melhor cada fabricante é capaz de produzir. Ambos partilham um grande ecrã e não só...Veja-se a tabela de especificações técnicas.

Android. Samsung Galaxy S9 Plus vs Huawei Mate 10 Pro

Especificações

Huawei Mate 10 Pro
Samsung Galaxy S9+
Ecrã/ Display 6.0 polegadas AMOLED, formato 18:9, Full-HD+ 1080 x 2160 pixéis Corning Gorilla Glass 6.2 polegadas Super AMOLED, formato 18.5:9, Quad-HD+ 1440 x 2960 pixéis Corning Gorilla Glass 5
Processador Hisilicon Kirin 970 Snapdragon 845 / Exynos 9810
Memória RAM 4/6GB 6GB
Armazenamento 64GB/128GB 64GB UFS 2.1
Cartão MicroSD Sem expansão Até 400GB
Software / sistema Android Oreo 8.0 com a EMUI 8.0 (UI) Android Oreo 8.0 com a Samsung Experience 9.0 (UI)
Câmara principal Dual: 12 MP (f/1.6, 27mm, OIS) +20 MP (f/1.6, 27mm) zoom ótico de 2x, Leica 12MP com abertura variável de f/1.5 e f/2.4 + 12MP (f/2.4, OIS), PDAF e 2x zoom ótico
Câmara secundária 8MP com abertura de f/2.0 e Autofocus 8MP com abertura de f/1.6 e Autofocus
Capacidade da Bateria 4000mAh 3500mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 4.2, LTE, sem o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm

Cores

Midnight Blue (Azul), Titanium Gray (Cinza), Mocha Brown (Castanho, Pink Gold (Rosa) Midnight Black (Preto), Titanium Gray (Cinza), Coral Blue (Azul) e o Lilac Purple (Lilás)
Extras Certificação IP67, Leitor de Impressões digitais, Carregamento rápido4.5V/5A, Certificação IP68, Scan de íris, Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento sem-fios, Altifalantes AKG

O que distingue estes flagships Android?

A bateria. No Huawei Mate 10 Pro é consideravelmente maior com 4000mAh face aos 3500mAh do Samsung Galaxy S9 Plus (ou S9+). Um total de 500mAh extra no topo de gama Android da Huawei, algo que certamente terá um impacto positivo na autonomia de bateria do Mate 10 Pro face ao concorrente.

A porta áudio jack de 3.5mm. Presente no Samsung Galaxy S9 Plus (e no S9), ausente no Huawei Mate 10 Pro. Infelizmente nesse caso seremos forçados a utilizar um adaptador (USB-C para jack de 3.5mm). Caso não costumes ouvir música com uns auriculares ou auscultadores com fio então ser-te-á indiferente.

O ecrã. No Huawei Mate 10 Pro conta com uma resolução Full-HD+ (1080 x 2160 pixéis). Já no Samsung Galaxy S9 Plus temos uma resolução superior de Quad-HD+ (1440 x 2960 pixéis). Ambos utilizam um display AMOLED portanto as diferenças não são facilmente identificáveis a olho nu.

Dois topos de gama Android de grande valor

As câmaras fotográficas. Aqui é difícil dizer que uma é melhor ou pior. São abordagens diferentes. No topo de gama Android da Huawei temos uma câmara dupla em que um sensor regista a cor e o outro foca-se nos detalhes, sendo o sensor a Preto e Branco. Já no Samsung Galaxy S9 Plus temos duas câmaras em que uma te proporciona um zoom ótico de 2x (o Mate 10 Pro também), e a outra conta com a abertura variável.

Aqui estou particularmente curioso quanto às possibilidades desta abertura variável da lente, um processo mecânico. Graças a esta inovação, a câmara do Samsung será capaz de variar entre o valor de f/1.5 e f/2.4. Esperamos grandes melhorias na foto com pouca luz e nas fotos com efeito bokeh (desfoque do fundo).

O seu valor (preço) de venda ao público é semelhante. Aqui, em última análise escolheria o topo de gama Android cuja interface (UI) mais me agradasse. Ambos são virtuosos e representam o ápice de cada fabricante.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia acaba de dar uma lição a todos os fabricantes Android

Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Nokia 6 2018 com carregamento sem fios e Android One é apresentado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.