Samsung Galaxy S9 vs Google Pixel 2, qual o melhor smartphone Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Em 2016 a Google deixaria de ser uma empresa apenas dedicada ao software e passaria a ser também uma empresa dedicada ao hardware. Foi nesse ano que conhecemos a primeira geração de "Pixel". Agora, com os Google Pixel 2, o mundo ficou maravilhado com o seu potencial fotográfico. A DxOmark considera-os os melhores smartphones Android para fotografia. Agora, chegaram os Samsung Galaxy S9 com uma câmara extremamente promissora.

A fabricante sul-coreana apostou praticamente todos os seus trunfos no departamento fotográfico dos Samsung Galaxy S9. Teremos que esperar um pouco até ver se o Google Pixel 2 e Pixel 2 XL têm um rival à altura, ou até mesmo um novo "Rei" para este ranking de qualidade fotográfica.

Vê ainda: Huawei P20 terá duas câmaras, Huawei P20 Plus três

Aliás, os Samsung Galaxy S9 são uma nova câmara e pouco mais. Com a adição de um novo processador, uma re-localização do sensor de impressões digitais e alguns novos esquemas de cor. Este será um smartphone ideal para quem quiser uma das melhores câmaras fotográficas, senão mesmo a melhor num smartphone Android. Por 869,99€ não será muito mais caro do que um Google Pixel 2. Além disso, encontrar um Google Pixel 2 em Portugal, por si só será uma tarefa hercúlea. O preço do Pixel 2, não disponível em Portugal, ronda os 600€.

Algo que os vai separar completamente é a experiência de Android. De um lado temos o sistema operativo no seu estado mais puro. Com atualizações antes de todos os outros e updates de segurança mensais. Do outro temos um ambiente altamente personalizado pela própria Samsung com a sua Experience 9.0.

Google Pixel 2 vs Samsung Galaxy S9

Seja como for, ambos os smartphones já utilizam o Android Oreo 8.0, uma das mais recentes versões deste sistema operativo da Google. Em seguida podemos ver uma comparação das suas especificações. As listas facilitam bastante a apreensão dos conteúdos e permitirão que também os compares, ponto por ponto, de forma simples. Podemos ver algumas vantagens, a nível de hardware no Samsung Galaxy S9, nomeadamente um novo processador, já um pouco superior ao Snapdragon 835.

Android. Samsung Galaxy S9 vs Google Pixel 2

Especificações

Google Pixel 2
Samsung Galaxy S9
Ecrã/ Display -5 polegadas AMOLED, -Formato 16:9, Full-HD -Corning Gorilla Glass 5 -1080 x 1920 pixéis -5.8 polegadas Super AMOLED, -Formato 18.5:9, Quad-HD+ -Corning Gorilla Glass 5 -1440 x 2960 pixéis
Processador Snapdragon 835 Snapdragon 845 / Exynos 9810
Memória RAM 4/GB 6GB
Armazenamento 64GB/128GB 64GB UFS 2.1
Cartão MicroSD Sem expansão Até 400GB
Software / sistema Android Oreo (Puro) Android Oreo 8.0 com a Samsung Experience 9.0 (UI)
Câmara principal 12.2 MP (f/1.8, 27mm, 1/2.6", 1.4 µm, Dual Pixel PDAF), OIS, dual-LED 12MP com abertura variável de f/1.5 e f/2.4, OIS, PDAF, dual-LED
Câmara secundária 8 MP, f/2.4, 27mm, 1/3.2", 1.4 µm, 1080p 8MP com abertura de f/1.6 e Autofocus
Capacidade da Bateria 2700mAh 3000mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 5.0, LTE USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm

Cores

Kinda Blue (Azul), Just Black (Preto), Clearly White (Branco) Midnight Black (Preto), Titanium Gray (Cinza), Coral Blue (Azul) e o Lilac Purple (Lilás)
Extras Certificação IP67, Leitor de Impressões digitais, Carregamento rápido Certificação IP68, Scan de íris, Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento sem-fios, Altifalantes AKG

Qual o balanço final desde "duelo" Android?

Se procuras um smartphone com Android puro. Bom, então não é uma escolha difícil de fazer. Aqui o Google Pixel 2 não deixa margem para dúvidas. Já por outro lado, a Samsung Experience já consegue acrescentar uma boa dose de produtividade ao dispositivo em si. O seu aspecto também está cada vez mais agradável.

O hardware. Aqui o Samsung Galaxy S9 possui uma clara vantagem a nível de processador uma vez que utiliza o novo Exynos 9810 ou o novo Snapdragon 845 da Qualcomm. Não que o Pixel 2 esteja mal equipado mas é clara a vantagem da fabricante sul-coreana.

Qual dispositivo Android escolherias para ti?

A câmara. Aqui ainda temos que aferir o verdadeiro valor e performance da nova câmara do Samsung Galaxy S9. Note-se que ambos os smartphones utilizam apenas um sensor. Todavia, o S9 conta com uma abertura variável da lente. Algo que na prática o poderá dotar de mais "armas" para se adaptar a todo o tipo de condições.

Em suma, há aqui uma ligeira diferença de preços entre ambos os terminais. Todavia, o grande duelo será mais a nível de software, na questão do Android puro ou da interface da Samsung. As câmaras são excelentes, com o Google Pixel 2 já testado e aprovado por várias entidades. Já o novo equipamento da sul-coreana ainda carece de uma análise completa.

Mais ainda, esperemos que no final deste ano a norte-americana traga a sua próxima geração de topos de gama para Portugal. Já está mais do que na hora de podermos usufruir não só do seu software mas também do seu hardware. Sobretudo agora com um centro da Google em Oeiras, esperemos pelo melhor.

Qual escolherias para ti?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7. Primeiras imagens reais mostram-nos o futuro da Xiaomi

Alcatel revela o Alcatel 3, 3X e Alcatel 3V no MWC

Ecrã do Apple iPhone X Plus terá sido exposto em nova imagem

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.