Samsung Galaxy S9 aperfeiçoará vários traços do Galaxy S8, até o preço

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Certo como o Galaxy S8 ser um dos melhores smartphones Android que podes comprar atualmente é o facto de o Samsung Galaxy S9 já estar a ser preparado para a sua apresentação no primeiro trimestre de 2018. Teremos um novo preço e várias melhorias a acompanhar.

Agora, graças ao site comparações com a concorrência - iPhone X - é ponto assente que os benchmarks não reflectem a experiência de utilização no dia-a-dia e que neste aspecto (testes), os dispositivos iOS possuem uma clara vantagem uma vez que todo o seu hardware e software trabalham em perfeita harmonia.

Evolução, não revolução

Olhando além dos clubismos ou fanboy's desta ou daquela marca, hoje tivemos acesso a informações pertinentes relativamente ao Samsung Galaxy S9.

Em primeiro lugar, se estás à espera de um grande leque de novidades então vais ter uma surpresa. Prepara-te para um novo smartphone que deverá elevar ainda mais o padrão de qualidade e a experiência de utilização do virtuoso Galaxy S8, um dispositivo que ainda conquistará muito corações neste Natal.

De acordo com a publicação sul-coreana, que terá recolhido informações junto de várias fontes dentro da marca, a postura oficial da mesma, segundo um dos seus representantes oficiais é a seguinte:

" Apesar de o Galaxy S9 não ter características inovadoras como é esperado pelo mercado, estamos a focar-nos na experiência do utilizador, melhorando todos os aspectos do Galaxy S8, tanto a nível de hardware como a nível da interface do utilizador (UI)." - declarações de fonte Samsung prestadas ao businesskorea.

O que esperar do Samsung Galaxy S9?

O novo Samsung Galaxy S9 deverá manter o mesmo aspecto de ecrã / tela com formato 18.5:9, podendo reduzir ainda mais as margens ou bezels frontais, melhorando assim todo o aspecto do dispositivo com o seu "Infinity Display", o nome dado pela marca à sua tecnologia / método de implementação de ecrãs com margens reduzidas.

A nível de características técnicas veremos certamente algumas melhorias sob a forma do novo Snapdragon 845 da Qualcomm para uma das suas variantes ao passo que a outra utilizará o novo processador da marca, o Galaxy Note 8 que possui as seguintes características:

  • Dois sensores de 12MP
  • Zoom ótico na câmara traseira de 2x
  • Abertura de f/1.7 & f/2.4
  • OIS em ambas (estabilização ótica da imagem)
  • Câmara frontal de 8MP

Olhando para este Note 8 será de esperar que a gigante sul-coreana utilize este exemplo, o primeiro dispositivo da marca com uma dual-câmara traseira e a coloque também no seu próximo Samsung Galaxy S9.

Nova câmara fotográfica no Samsung Galaxy S9 terá repercussões no preço

Mais inda, a marca deverá fazer uso do seu novo sensor fotográfico, a nova geração de sensores Sony Xperia XZ Premium com a sua câmara de 19MP capaz de gravar vídeo a 960fps.

Terá ainda um revestimento "anti-glare" para evitar a distorção de luz nas suas lentes e um possível conflito de patentes com a empresa japonesa. Em suma, o Samsung Galaxy S9 tem todos os ingredientes para poder superar o Galaxy S8 e praticamente toda a concorrência no mercado.

A mesma fonte não exclui a presença de um sensor duplo também no seu painel frontal para reforçar a qualidade fotográfica para as tuas selfies e fotografias com a câmara frontal, para além de servir como reforço para o mecanismo de reconhecimento facial.

Contudo, a Samsung não deverá apostar num mecanismo de Face ID do iPhone X uma vez que a produção de todos os sensores necessários atrasaria o desenvolvimento e produção do novo produto. Contudo, o Galaxy Note 9 poderá contar com esse trunfo.

Preço do Samsung Galaxy S9

Ainda segundo a mesma fonte, o preço de venda ao público do Samsung Galaxy S9 poderá ser um pouco superior ao do seu antecessor, o Galaxy S8. Este aumento dever-se-á ao principalmente ao aumento do custo de produção do novo módulo das câmaras fotográficas.

Segundo Kim Dong-won, um analista da agência KB Securities, quando a Samsung Electronics aplicar um novo sistema de sensores de imagem com 3 níveis para as suas câmaras de smartphones, o preço de produção irá duplicar ou triplicar.

Atualmente os módulos utilizados no Galaxy S8 custam em torno de 30$ a produzir ao passo que os novos poderão custar 60 a 90$, algo que inevitavelmente fará subir o preço dos novos smartphones e que obrigará a algumas mudanças de design.

Quando chegam os sucessores dos Samsung Galaxy S8?

Por último, a data de chegada do Galaxy S9 deverá coincidir com a data de celebração da próxima conferência / exposição de tecnologia Mobile World Congress em Espanha, mais concretamente na cidade de Barcelona.

Note-se que no ano passado, devido a alguns atrasos no desenvolvimento do Galaxy S8 a marca atrasou a sua apresentação. Contudo, este ano a gigante sul-coreana voltará a reunir em si todas as atenções durante o evento.

O evento começará no dia 26 de fevereiro de 2018 (segunda-feira) mas deveremos ficar a conhecer o Samsung Galaxy S9 na véspera, no domingo dia 25 de fevereiro, tal como já é tradição da marca.

Em suma, teremos um novo smartphone que reforçará todo o poderio do Samsung Galaxy S8, com particular destaque para a nova câmara (que deverá ser dupla e com novos sensores), para além de utilizar um novo processador. O preço? Esse também deverá subir...

E tu, o que queres ver melhorado nos Samsung Galaxy S9? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 6 está muito próximo de receber a atualização para o Android Oreo

OnePlus 5 foi descontinuado e todas as atenções vão para o OnePlus 5T

Lisboa Games Week 2017 – Uma festa gaming para todos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.