Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S8 - Diferentes apenas no preço?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com o aproximar do MWC 2018 (Mobile World Congress) aproxima-se também a apresentação dos dispositivos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus. Estes serão os próximos dispositivos a topo de gama a utilizar a plataforma móvel Android, da Google. Chegarão no dia 25 de fevereiro para dar a merecida reforma aos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus. As diferenças, contudo, estarão principalmente no preço dos dispositivos.

Estamos em plena época de frenesim de fugas de informação, rumores e de leaks um pouco mais confiáveis. Todavia, aconselho sempre muita moderação e cepticismo na interpretação de tudo o que é avançado até à apresentação oficial do dispositivo. Tudo o que até à data foi avançado carece ainda da confirmação oficial.

Vê ainda: Huawei Mate 10 Lite sem hipóteses perante um Honor View 10?

Seja o preço ou o design e as especificações dos Samsung Galaxy S9, o público está naturalmente curioso com o sucessor dos Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus. Vamos, portanto, por partes para não cair no ridículo de já estar a "tirar nabos da púcara" relativamente ao Note 9, dispositivo que poderá chegar em agosto de 2018. (Claramente algumas publicações nacionais mais parecem a seção de astrologia online, exímias na arte da divinação).

Sabemos que os Samsung Galaxy S9 serão apresentados no dia 25 de fevereiro. Essa é a única informação (confirmação oficial). Tudo o resto são leaks de fiabilidade questionável. São pingas, tal como o próprio nome indica. Mesmo assim, hoje recebemos alguns novos desenhos virtuais bem cativantes. São novos CAD's que comparam o Samsung Galaxy S9 ao Galaxy S8.

Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S8, diferenças só no preço?

Depois de imensos rumores a sugerirem um design praticamente igual entre os Galaxy S8, Galaxy S8 Plus e ambos os Samsung Galaxy S9, eis que chega mais uma "prova" a apontar nesse sentido. Se até à data não tínhamos ideia das diferenças (nem do preço) de ambos os Galaxy S9 face à geração Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus, hoje isso muda. Pelo menos...ligeiramente (continuam a ser leaks e não info's oficiais).

Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S8:

Os desenhos que ilustram este artigo são, segundo nos conta a publicação chinesa Gizmochina, CAD's (desenho assistido por computador na definição da Wikipédia) que retratam as diferenças entre os dispositivos. De um lado temos o Samsung Galaxy S9 (direita), do outro temos o Galaxy S8 Plus (esquerda). As diferenças no design serão perceptíveis apenas com uma lupa. Contudo, espera-se que o seu preço conte outra história.

Design idêntico, preço...diferente?

Em boa verdade, segundo estes desenhos CAD, acredita-se que o Samsung Galaxy S9 use praticamente todos os elementos de design do seu antecessor, o Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus. Existem, todavia, algumas mudanças. Muito pequenas mas a verdade é que estão mesmo lá!

Entre elas, teremos um Galaxy S9 menos largo (mais estreito portanto) do que os Galaxy S8. Também a margem superior (testa) dos novos dispositivos está um pouco reduzida na nova geração. Aqui as diferenças são mesmo microscópicas. Será ótimo se o cenário fosse o mesmo relativamente ao preço.

Além disso, as laterais de ambos os dispositivos serão muito, muito semelhantes entre si. Teremos os mesmos botões, nos mesmos sítios. Teremos os mesmos sensores, nos mesmos sítios. Provavelmente as capas de um dispositivo poderão ser utilizadas na nova geração que chega em fevereiro.

CAD's dos Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S8

Olhando agora para as supostas dimensões do Samsung Galaxy S9 temos os seguintes valores:147.6 x 68.7 x 8.4mm. Olhando para as dimensões do smartphone que bem conhecemos, o Samsung Galaxy S8 temos os seguintes valores: 148.9 x 68.1 x 8mm. Altura x largura x espessura.

Preço do Samsung Galaxy S9 começará nos 950$

Já o Samsung Galaxy S9 Plus deverá medir: 157.7 x 73.8 x 8.5mm. Por sua vez, o Galaxy S8 Plus mede:159.5 x 73.4 x 8.1mm. Teremos, portanto, uma versão Plus ligeiramente mais espessa.

Resta saber se isso significa a presença de uma bateria com maior capacidade no seu interior. Relembro que nos S8 tivemos uma célula de 3000mAh e 3500mAh de capacidade. Ambos os dispositivos eram essencialmente iguais entre si com a excepção do tamanho de ecrã e capacidade de bateria.

Vê ainda: abertura variável da câmara, sabes o que é?

Uma das grandes mudanças a nível de design será a posição do sensor de impressões digitais nestes dispositivos. Na nova geração (Samsung Galaxy S9) estará numa posição central, logo abaixo da sua câmara principal. Algo que certamente agradará aos consumidores.

Encontra as diferenças:

As restantes características dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus deverão incluir uma bateria de 3000 e 3500mAh (segundo os rumores). Teremos também um ecrã de 5.8 polegadas Super AMOLED com resolução Quad-HD+ (2960×1440 pixéis) e formato 18.9:9 tal como nos Galaxy S8. A versão Plus, por sua vez, terá uma tela de 6.2 polegadas com um display Super AMOLED, também ele com resolução Quad-HD+.

Contamos ainda com 4GB de RAM na versão S9 e 6GB de memória RAM na versão Plus. A memória interna deverá começar nos 64GB de armazenamento interno expansível com as principais melhorias a concentrarem-se na sua câmara fotográfica. Esta será a principal responsável pelo aumento do preço. Isto claro, se os rumores estiverem certos.

Ansioso para conhecer os novos Samsung Galaxy S9?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Novo Sony Xperia Compact certificado pela FCC com ecrã 18:9

nePlus 5T numa comparação bizarra

Xiaomi continua expansão pela Europa chegando agora à Roménia

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.