Samsung Galaxy S9 ainda não chegou e já se fala do Samsung Galaxy S10

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S10 Android Oreo Samsung Galaxy S8 Samsung Galaxy S9 Samsung Galaxy S6 Android Oreo ibtimes
Em breve teremos uma nova geração de topos de gama da fabricante sul-coreana.

Falta apenas uma semana e meia até que a fabricante sul-coreana nos apresente oficialmente o seu Samsung Galaxy S9 (e S9+). Todavia, já começaram a surgir os primeiros detalhes online sobre o seu sucessor. Sim, nada mais nada menos do que os Samsung Galaxy S10 (ou SX?).

A menos que a sul-coreana decida mudar o nome da sua linha de topos de gama, o próximo chamar-se-á Galaxy S10. De igual forma, a menos que também a Qualcomm decida mudar o nome do seu alinhamento de processadores topo de gama, o próximo chamar-se-á Snapdragon 855. Será o sucessor do atual topo de gama Snapdragon 845 e os primeiros detalhes já foram partilhados.

Vê ainda: Google clarifica como funcionará o seu próprio adblocker para o Chrome

As informações chegam-nos da Alemanha, através de Roland Quandt(@Rquandt), um famoso leakster de tecnologia. Esta fonte diz-nos que o Qualcomm Snapdragon 855 já está a ser desenvolvido. Acrescenta que será o primeiro SoC do mundo a ser construído com o novo processo 7nm FinFET.

A nova litografia ou processo de construção dos processadores permitirá uma maior performance e um menor consumo energético. Note-se que tanto o Snapdragon 835 como o novo Snapdragon 845 são construídos segundo o processo a 10nm FinFET apesar de termos uma melhoria global de 30% na performance do novo motor.

Samsung Galaxy S9 chega no dia 25, Galaxy S10 só em 2019

Bem sei o quão precoce pode ser falar já dos Samsung Galaxy S10 se os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus nem sequer estrearam. Todavia, é assim mesmo que funciona este mundo da tecnologia. Por esta altura os Samsung Galaxy S9 já estão mais do que prontos para serem apresentados e não duvido que já tenha sido criado um novo capítulo com o nome Galaxy S10 bem presente. O mesmo sucede com a Qualcomm e os seus processadores.

Galaxy S10 Samsung Galaxy S8 Huawei P20 Apple iPhone X preço Samsung Galaxy S8 Android Samsung Galaxy S9 Plus Evan Blass
Em breve chegarão os Galaxy S9, Galaxy S9 Plus e pouco depois os Huawei P20 e Huawei P20 Plus ©evleaks

Roland Quandt avança ainda que o a Qualcomm está já empenhada no Snapdragon 855. Para tal estão a trabalhar na litografia de 7nm, algo que já vimos no modem Snapdragon X24 LTE. Este pequeno componente deverá começar a equipar os smartphones a partir da segunda metade de 2018 em diante. Será também uma parte integrante do próximo Snapdragon 855.

Snapdragon 855 será um dos "motores" dos Samsung Galaxy S10

Segundo a norte-americana Qualcomm, este modem Snapdragon X24 LTE será capaz de atingir velocidades de download de 2GBps. Será um bom aumento face aos 1.2GBps permitidos pelo atual modem X20 LTE que encontramos por exemplo no Snapdragon 845. A título de curiosidade este (SD 845) será um dos motores dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus para o mercado norte-americano e chinês.

Já relativamente à conexão 5G, o futuro das telecomunicações chegará com o Snapdragon 855 e com o modem X24. "O próximo chipset estará a fortalecer as fundações LTE para a futura conectividade 5G", avança cuidadosamente a Qualcomm. Este SD 855 será também um dos motores utilizados na geração Galaxy S10 (e possivelmente Galaxy S10 Plus), para além, claro, dos seus Exynos.

Do lado da Apple, os modems utilizados são fabricados pela Intel. Acredita-se que na próxima geração de iPhone's chegue também o modem XMM7060 da Intel. Componente que suportará uma velocidade máxima de download de 1.6Gbps. Desta forma, caso a tua operadora venha a suportar este tipo de velocidades num futuro próximo, o Galaxy S10 poderá estar melhor preparado do que um iPhone 9. Para já ainda existem muitas variáveis nesta equação.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Novo Apple iPhone X venderá 100 milhões de unidades em 2018

Smartphones da Sony preparam-se para mudanças de última hora

Samsung Galaxy S9, Nokia 9 e WIKO. O que esperar da MWC 2018?

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).