Home Android

Samsung Galaxy S9. Já sabemos como será a Fotografia e Vídeo

A pouco e pouco as peças vão-se juntando...

Android Samsung Galaxy S9 Samsung Galaxy S9 +
Câmara dupla ou uma só câmara para a sua traseira? Os rumores são mistos. ©conceptcreator

Samsung Galaxy S9. Um novo capítulo, uma nova peça do puzzle, são as suas câmaras o alvo da nova fuga de informação ou leak como lhes chamam os nossos colegas. Estamos a pouco mais de um mês do início do Mobile World Congress (MWC) 2018 e a antecipação é quase palpável.

A fabricante sul-coreana já confirmou a sua presença neste grande certame de tecnologia. Aí, na costa do mediterrâneo e em plena Catalunha, o mundo ficará a conhecer o novo líder de mercado Android. Não fosse esta a atual fabricante líder, a maior construtora mundial de dispositivos móveis. Agora, está quase na hora de conhecer os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus.

Vê ainda: 23 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Está na hora de fazer um ponto de situação. A pouco mais de um mês da data proposta pela própria para a apresentação dos Samsung Galaxy S9, os rumores e leaks (fugas de informação) estão cada vez mais consistentes. Começamos a ter as primeiras “confirmação” pela sucessiva divulgação de certos parâmetros. Hoje é a câmara. Ou melhor, as câmaras.

Com efeito, à medida que aumenta a quantidade de informação divulgada temos que ser especialmente cuidadosos na sua interpretação. Agora, temos que nos debruçar sobre a Fotografia e Vídeo, o departamento áudio-visual dos novos topos de gama da fabricante sul-coreana.

Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S9 Plus

A nova fuga de informação foi divulgada pelo portal ETNews, fonte que já nos trouxe várias outros leaks. Entretanto também a PhoneArena avançaria o mesmo tema pelo que se trata de uma “peça” bastante provável para puzzle que os Samsung Galaxy S9 representam. Teremos então dois topos de gama. Idênticos no nome, no design e no ADN.

Contudo, a nível de fotografia tudo indica que o Samsung Galaxy S9 Plus seja o mais poderoso dos dois “irmãos”. Com efeito, até à data, todos os rumores sugerem que a versão “Plus” tenha o melhor hardware.

Samsung Galaxy S9 smartphone Android
Imagem é apenas um “render”, uma imagem digital. (Possível S9+ e S9). ©conceptcreator

Mais concretamente, no Samsung Galaxy S9 teremos uma única câmara de 12MP com estabilização ótica da imagem (OIS). Já na versão “Plus” teremos uma câmara traseira dupla com dois sensores de 12MP. Algo que também tornará o seu design (sobretudo do painel traseiro) distinto.

Vê ainda: abertura variável da câmara, sabes o que é?

A parte mais interessante desta nova fuga é o facto de nos indicar que ambas as câmaras (em ambos os smartphones) terão uma abertura variável da lente. Algo banal em qualquer lente de câmara DSLR em que várias lamelas vão controlando a quantidade de luz que pode entrar. Controlam o fluxo luminoso que incide no sensor fotográfico. Algo nunca antes visto no mercado mobile.

Segundo nos conta a ETNews, o Samsung Galaxy S9 e S9+ terão a opção de capturar fotografias e vídeos com uma abertura máxima de f/1.5. Mais uma vez, algo nunca antes visto na indústria. Até à data, aqueles que mais se aproximam destes valores são o LG V30 com uma abertura de f/1.6.

Este relato do ETNews vem assim confirmar que o Samsung Galaxy S9 terá uma abertura variável entre f/1.5 e f/2.4. O seu funcionamento será semelhante ao de uma DSLR. Será um processo totalmente mecânico e não virtual. O controlo da abertura focal estará apenas entregue ao utilizador.

Antes de capturar uma foto esta será mais uma ferramenta o seu dispor. Trata-se de uma função que já tinha sido disponibilizada no W2018. Equipamento que foi lançado em exclusivo na China.

Será esta a lista de componentes do Samsung Galaxy S9?

Samsung Galaxy S9 Plus câmara
A lista de componentes para a nova geração.

Já por outro lado, no Samsung Galaxy S9 as coisas serão um pouco diferentes. O dispositivo terá dois sensores na sua traseira. Apesar de ambos terem a mesma resolução (12MP), um deles estará equipado com uma lente de abertura fixa em f/1.5. Já o segundo sensor terá uma lente com abertura fixa em f/2.4.

O dispositivo poderá capturar uma fotografia com as duas câmaras ao mesmo tempo. Isto de forma a criar um resultado que possa posteriormente ser ajustado para fotografia com “fundo desfocado”, com efeito zoom ou fotografia grande angular. Esta configuração utilizará um mecanismo de reconhecimento da profundidade de campo bastante complexo.

Terá também vários algoritmos especialmente desenvolvidos para esta nova geração de dispositivos móveis. Tudo isto para criar uma nova experiência de fotografia com smartphone. A publicação chinesa ETNews sugere que nestes Samsung Galaxy S9 teremos todo uma nova experiência de fotografia e vídeo de alta qualidade.

Câmaras, bateria e memórias confirmadas

Temos também informações relativas à câmara secundária. Em ambos os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 teremos uma câmara de 8MP para as tuas selfies. Terá autofocus, reconhecimento de íris (para desbloqueio do smartphone) e, em ambos os casos, teremos gravação de vídeo em slow motion ou câmara lenta.

Para além dos detalhes sobre as câmaras fotográficas, fazendo fé na veracidade das informações, ficamos também a saber o tamanho das telas ou ecrãs. Com efeito, no Samsung Galaxy S9 teremos 5.77 polegadas de ecrã ao passo que no Samsung Galaxy S9 Plus teremos uma tela de 6.22 polegadas.

A memória RAM também deverá variar em quantidade consoante o modelo. Com 4GB de RAM no modelo Samsung Galaxy S9 e 6GB de memória RAM no modelo Plus. Por último, as baterias serão de 3000mAh de capacidade no modelo convencional e de 3500mAh no modelo Plus.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+ receberão o Android Oreo em breve

Google Allo e Google Duo deviam seguir o exemplo do Google Pay

Há dois Apple iPhone no TOP dos smartphones mais usados na China

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).