Samsung Galaxy S9: Exynos 9810 vs Qualcomm Snapdragon 845

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Já há vários anos que a Samsung equipa algumas variantes dos seus dispositivos com um Snapdragon da Qualcomm ao passo que outras variantes recebem um Exynos. Agora, já podemos aferir as diferenças de pontuações entre o Qualcomm Snapdragon 845 vs o Exynos 9810. Estes serão os "motores" dos Samsung Galaxy S9.

Não será propriamente uma novidade o facto de os processadores Exynos conseguirem obter uma performance e uma pontuação ligeiramente melhor do que os Qualcomm. Pelo simples facto de todo e qualquer Samsung Galaxy ter o seu hardware otimizado para os processadores feitos pela própria (os seus Exynos).

Vê ainda: . O que esperar da nova DeX Pad?

Pensem no exemplo da Apple em que o processador e o smartphone são desenvolvidos como um só. Partilhando todas as base entre eles e usufruindo de uma otimização global para que cada componente funcione da melhor forma. Já para não falar da vertente de software otimizado para o hardware e vice-versa. Aqui a Apple é um caso à parte. Um exemplo de sucesso, entenda-se.

Agora, para os Samsung Galaxy S9 tudo leva a crer que a marca mantenha a tradição ao utilizar o Snapdragon 845 para a América e na China. Já na Europa receberemos a versão com o Exynos 9810. Mas como é que se comparam estes dois novos processadores a nível de pontuação?

Samsung Galaxy S9, Exynos 9810 ou Qualcomm Snapdragon 845

Note-se que a pontuação por si só não se traduz numa melhor performance na vida real. São números obtidos em condições controladas de laboratório. Condições criadas artificialmente para aferir o total poderio de cada equipamento ou cada componente testada. Note-se ainda que ambos os processadores possuem especificações muito semelhantes entre si. Veja-se aqui as características do Snapdragon.

Agora, segundo o leakster Ice Universe (fonte que já nos trouxe várias informações sobre a marca). Esta fonte afirma que e os resultados acima ilustram a performance do Samsung Galaxy S9 com o processador Qualcomm Snapdragon 845. Segundo este leakster a performance na Geekbench mostra-nos resultados "medíocres" e que devemos esperar uma variante mais poderosa para breve.

Qualcomm Snapdragon 845 vs Exynos 9810 da Samsung

Por norma a Geekbench é uma boa fonte de informações no que às pontuações de benchmarks diz respeito. Infelizmente nesta captura de ecrã da Geekbench não é revelado o número de modelo em questão. Essa importante parte é omitida deliberadamente. Algo que nos deixa com algumas dúvidas quanto à autenticidade da informação.

Agora, não sei deixem enganar pelo adjectivo "medíocre". Para todos os efeitos o Qualcomm Snapdragon 845 será um dos melhores "motores" do ano. Segundo os resultados da Geekbench teve aqui uma pontuação de 2378 para núcleos isolados. Já na avaliação global teve 8132. Desta forma, supera o Exynos 8895 que equipa os Galaxy S8 e S8+. Processador que obteve 1771 e 5676 pontos, respectivamente.

Cumpre ainda salientar que ainda não vimos nenhuma pontuação, nenhum resultado de teste benchmark do Exynos 9810 a ser partilhado na Internet. Acreditamos que este seja bem mais poderoso do que a atual geração presente nos S8 mas para já ainda não temos qualquer prova.

Neste momento o nosso conselho passa por se absterem de forma já juízos de valor sobre a competição entre o Exynos 9810 e o Qualcomm Snapdragon 845. De qualquer forma, assim que o Samsung Galaxy S9 for apresentado já poderemos desfazer as nossas dúvidas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d?

Xiaomi Mi 7: Especificações principais do próximo smartphone reveladas

ad

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.