Exynos 9810 - este é o novo processador dos Samsung Galaxy S9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Tal como havíamos Xiaomi Mi 7 – Tudo o que já sabemos sobre este novo Xiaomi

O novo Exynos 9810 é o novo elemento da série 9 de processadores da Samsung. Na sua construção utiliza o processo de fabricação (litografia) a 10-nm FinFET. Este "motor" conta com núcleos personalizados pela própria, traz um modem LTE gigabit ainda mais rápido e um novo setor de processamento da imagem. Temos também novas capacidades dedicadas à inteligência artificial.

Exynos 9810, o processador dos Samsung Galaxy S9

Com efeito, o dito machine learning será um dos aspectos que praticamente todas as construtoras explorarão em 2018. Depois de a Huawei iniciar esta "corrida" com o seu Kirin 970 com o NPU dedicado.

Depois de a Google normalizar todo este conceito de inteligência artificial, também a Samsung deverá reforçar a capacidade de resposta da sua assistente virtual, a Bixby. No final de 2018 creio que todas as grandes construtoras terão uma ou outra forma de inteligência artificial integrada nos seus principais dispositivos.

Pois bem, o que é que nos oferece este novo Exynos 9810? O processador dos Samsung Galaxy S9 conta com 4 núcleos de alta performance. Temos também 4 núcleos mais "poupados" para lidar com as tarefas menos exigentes sem consumir tanta energia.

Aqui, os 4 núcleos de alta performance são CPU's de terceira geração, personalizados pela própria Samsung. Podem atingir frequências de processamento máximo de 2.9 GHz (velocidade máxima de clock). Este é o verdadeiro poder do novo motor desta marca.

Reconhecimento facial 3D é um dos trunfos do novo Exynos 9810

Números que se traduzem no dobro da performance ao avaliarmos o desempenho single-core. Já ao olhar para a performance multi-corei do novo Exynos 9810 temos aqui um aumento de 40% face à anterior geração, os Exynos 8895.

Outro dos pontos de destaque do Exynos 9810 é o seu motor "neural" para uma profunda aprendizagem. Isto permitirá que os mecanismos de inteligência artificial (Bixby), reforcem a segurança dos Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9+. Bem como os futuros equipamentos com este processador. Melhorará também a experiência de utilização para o consumidor final.

Fá-lo-á ao reconhecer pessoas ou objectos. Segundo a Samsung, o seu novo processador será capaz de reconhecer, com bastante precisão, pessoas e objectos nas tuas fotografias. Desta forma poderás procurar e encontrar rapidamente aquilo que procuras. Será também bastante útil para catalogar rapidamente os conteúdos e fotos sem que o utilizador se tenha de preocupar em demasia.

Este Exynos 9810 é ainda capaz de operar um reconhecimento facial 3D. Isto pode ter várias aplicações práticas, deste os mecanismos de desbloqueio do smartphone (tecnologia semelhante ao FaceID da Apple). Para tal, o processador utiliza uma combinação de software e hardware para que possa acompanhar o rosto do dono do dispositivo. Poderá ser igualmente utilizado para algo semelhante aos animoji (os emoji's animados) da Apple.

Segurança e conectividade asseguradas para os Samsung Galaxy S9

Particularmente interessante será saber o que é que a marca pretende fazer com estas capacidades reforçadas de reconhecimento facial. Quase que podemos adivinhar que os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+ terão uma tecnologia à altura da Face ID da Apple.

Ora, para proteger todas estas informações sensíveis. Desde o padrão do rosto, da íris e até mesmo das impressões digitais, o Exynos 9810 vem equipado com uma unidade de processamento separada. Unicamente dedicada à segurança dos dados. Uma abordagem semelhante à da Apple com os seus processadores da série "Apple A".

A nível de conectividades o Exynos 9810 conta com o primeiro modem em toda a indústria capaz de suportar as velocidades LTE de Categoria 18. Tudo isto para uma conexão de dados ainda mais veloz. Garantirá também uma melhor recepção do sinal de rede comparativamente com o processador anterior.

Vídeo a 4K @120fps será um dos trunfos dos Samsung Galaxy S9

Este modem incorporado também será capaz de atingir velocidades de download até 1.2Gbps. Já o upload pode chegar aos 200 Mbps. A marca acredita que isto possibilitará o stream de conteúdos na resolução 4K Ultra-HD. Podendo também optar pelo vídeo em 360º sem qualquer entrave.

Por último, este novo Exynos 9810 traz ainda várias melhorias para todo o processamento da imagem. Para todos os aspectos relacionados com os gráficos. Vem com uma nova unidade de processamento da imagem. Traz ainda um novo multi-format codec (MFC). Isto deverá traduzir-se em melhorias consideráveis nos mecanismos de estabilização e processamento da imagem. Menos ruído digital nas imagens, nos vídeos, mesmo em condições de fraca luminosidade.

O Exynos 9810 e consequentemente os Samsung Galaxy S9 serão ainda capazes de gravar e reproduzir vídeo na resolução 4K Ultra-HD a 120 fps. Segundo a Samsung, o novo processador já está a ser produzido em massa.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 6 2018 – ousado com realces laranja, eis o próximo Nokia

alaxy S9

Huawei P20 – dia 26 de fevereiro ficaremos a conhecer este Huawei?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.