Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ revelados por Evan Blass

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Plus Android Evan Blass
Evan Blass mostra-nos agora ambos os dispositivos ©samsungmobile

Aproximamo-nos do Mobile World Congress (MWC) 2018 a passos largos. Este será o próximo grande certame de tecnologia onde ficaremos a conhecer os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+. Serão dois os próximos dispositivos topo de gama da fabricante sul-coreana e acabam de ser parcialmente revelados pelo famoso leakster Evan Blass (@evleaks).

Esta é a fonte da nova fuga de informação. Vem assim confirmar praticamente todos os rumores e leaks anteriores. Em breve conheceremos oficialmente o novos dispositivos que terão "assustado" a Huawei, LG e HTC. Tal e qual a restante "blogosfera" portuguesa receou o nosso exclusivo, com ou sem razões para tal. Seja como for e afinal de contas, que publicações conseguem rivalizar com a 4gnews? Talvez uma ou duas, sendo humildemente generoso.

Vê ainda: 37 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Depois da confirmação do evento de apresentação oficial dos Samsung Galaxy S9 no Mobile World Congress 2018, chegamos a ver também algumas imagens das suas capas de proteção, vimos também um novo vídeo (algo questionável) e alguns esquemas de ambas as versões. A pouco e pouco, o puzzle vai-se completando.

Confirma-se assim a nossa previsão inicial e incrudelidade perante uma apresentação precoce na CES 2018 em Las Vegas. Seria uma apresentação pouco característica da marca que tem escolhido o palco de Barcelona para apresentar os seus novos topos de gama. A excepção sendo os Galaxy S8 por motivos de força maior.

Evan Blass tem um ótimo historial de "leaks" fidedignos

Agora, tal como havíamos previsto, a fabricante sul-coreana volta ao seu calendário habitual. Todos os anos, entre março e abril, temos uma nova geração de dispositivos Android a chegar ao mercado. O melhor de tudo? Graças ao senhor Evan Blass já podemos contemplar ambos os dispositivos topo de gama. Ao que tudo indica, e tendo em conta o impecável histórico de Evan Blass, é muito provável que estes sejam efetivamente os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+.

A marca prepara-se para apresentar as versões de 2018 dos seus elementos da linha Galaxy S, a gama de topo com os seus dispositivos Android. Sobre os seus ombros pesa a tarefa de manter a fabricante sul-coreana na posição de liderança de todo o mercado Android. Algo que Evan Blass também salienta. Estes serão os próximos líderes de mercado.

Evan Blass mostra-nos agora os novos Samsung Galaxy S9

Samsung Galaxy S9 Plus Evan Blass
A imagem partilhada por Evan Blass ©evleaks

Este ano, tal como Evan Blass também salienta na publicação VentureBeat, blog a cargo do próprio, teremos mais do que uma simples diferença no tamanho dos ecrãs. Mais do que uma diferença na capacidade das baterias. Termos aqui dois Samsung Galaxy S9 com diferenças mais vincadas em 2018. Já o design geral dos equipamentos não deverá apresentar grandes diferenças face à geração anterior. Começando, claro, pela sua dimensão.

Em primeiro lugar, teremos um Samsung Galaxy S9 com um ecrã Infinity Display de 5.8 polegadas. Já o Samsung Galaxy S9 + terá um ecrã Infinity Display com 6.2 polegadas. A resolução de ambos será de Quad-HD+ (Ultra HD+) com tecnologia Super AMOLED e o novo formato 18.5:9.

Samsung Galaxy S9 será parecido com o Galaxy S8, bastante!

Verdade seja dita, apesar de toda a indústria e mercado mobile se baseie em pequenas melhorias. Em novas iterações com poucas alterações.

Em aperfeiçoamento e não em revolução. Apesar de já estarmos habituados a isso mesmo, não deixa de ser um guião já bastante familiar...Não que os Samsung Galaxy S8 sejam feios, longe disso. Não foi por acaso que ganharam o prémio 4gnews de melhor design em 2017.

Olhemos agora para o seu interior. Para as suas especificações. Em primeiro lugar, para o mercado norte-americano e para a China teremos o processador Snapdragon 845 da Qualcomm. À Europa e às restantes regiões chegará a versão com o processador Exynos 9810. Este último é desenvolvido e fabricado pela própria marca.

Agora, aquilo que separa ambos os Samsung Galaxy S9. Em primeiro lugar a memória RAM. Para o Samsung Galaxy S9+ teremos 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Já para a versão base, o Galaxy S9 teremos um total de 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Tal e qual o modelo de 2017. Note-se ainda que ambos os dispositivos terão a possibilidade de expandir o armazenamento através de um cartão de memória microSD.

Em suma, será cada vez mais tentador escolher o modelo maior, mais caro, mais premium, mais rentável para a marca e mais poderoso no geral (6GB de RAM). Estratégia que também já vimos na sua rival, a Apple.

Grande aposta, tal como refere Evan Blass, será na câmara fotográfica

Evan Blass Samsung Galaxy S9 Android
É oficial! Dia 25 ficaremos a conhecer o topo de gama.

Tal como refere Evan Blass no seu post, e tal como podemos ver pelo convite acima presente, o grande destaque desta nova geração será a câmara fotográfica. Esta trará toda uma nova experiência de utilização. Com novos "truques" e novas ferramentas para que possas explorar e dar asas à tua criatividade. Aqui, a palavra chave será - abertura variável das lentes. O nosso artigo, em seguida, explica tudo o que precisas de saber.

Vê ainda: abertura variável da câmara, sabes o que é?

Esta câmara será capaz de detectar movimento, acompanhar os objectos, gravar em super slow-motion (480fps a 720p HD), abertura variável das lentes (processo mecânico) de f/1.5 e f/2.4. Teremos uma (ou duas no S9+) câmara principal de 12MP nestes dispositivos.

Teremos duas câmaras de 12MP no modelo de maiores dimensões e uma só no modelo base. Teremos ainda uma câmara frontal de 8MP para todas as tuas selfies e video-chamadas. Na parte inferior teremos dois altifalantes principais para um efeito stereo. Sem esquecer o leitor de impressões digitais, agora ao centro, na traseira.

E tu, o que gostarias de ver nestes dispositivos?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei. Os aparelhos que vão receber o Android Oreo 8.0 – EMUI 8.0

Samsung Galaxy S9. Novas imagens chegam à Internet

5 coisas que queremos ver no novo LG G7

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.