Samsung Galaxy S9 terá um novo segredo, chama-se DeX Pad

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Há medida que os nossos smartphones se vão tornando mais poderosos acabamos por nos perguntar - "Será que podem substituir o meu PC?" Para já...não. Mas para lá caminhamos a passos largos. Cada vez com mais memória RAM, cada vez com processadores mais potentes. Agora, dentro de poucos dias serão apresentados os Samsung Galaxy S9 e uma nova DeX Pad.

A nova DeX Pad seria debatida aqui, na 4gnews, em primeira mão. Já no início do mês passado se acreditava que, perante as semelhanças que já se adivinham entre os Samsung Galaxy S9 e S8, a marca necessitaria de um trunfo. Algo que diferenciasse bastante a nova geração, os Galaxy S9.

Vê ainda: alaxy S8 vs ASUS ZenFone 4 Pro

Esse trunfo pode agora chegar na forma da DeX Pad. Trata-se de uma estação de trabalho portátil. Será um refresh para a Samsung DeX lançada em 2017 com os Samsung Galaxy S8. Antes demais, por DeX entenda-se a Desktop Experience (DeX). Agora, depois de uma primeira geração que não causou grande sensação junto dos consumidores, a fabricante sul-coreana já tem um sucessor.

Será um novo gadget que pretende reformular toda a experiência de trabalho a partir do teu smartphone Samsung Galaxy S9. Já no mês passado abordaríamos o facto de a marca ter registado o nome "Dex Pad". Dispositivo que chegaria juntamente com os novos S9. Agora, já temos fotos desse mesmo equipamento graças ao senhor Evan Blass (@evleaks).

Dex Pad, um segredo bem guardado para os Samsung Galaxy S9?

Tal como já havíamos dito na 4gnews, este modelo não será circular. Será liso e poderá repousar numa superfície lisa como uma mesa. Segundo consta, o Samsung Galaxy S9 / S9+ poderá ser utilizado com um teclado para aumentar a produtividade. Aliás, o próprio smartphone poderá ser utilizado como um rato para navegar pelo ambiente de trabalho. Sim, isso mesmo! Algo que eliminaria a necessidade de trazer mais um gadget no nosso dia-a-dia atarefado.

Para tal utilizará o ecrã / display do smartphone em si, para navegar pelos menus e auxiliar no trabalho. Agora, pelas imagens que o senhor Blass nos traz, podemos ver um grande número de portas (para o tamanho da DeX Pad em si). Temos aqui uma porta HDMI, uma porta USB do Tipo C e claro, uma porta para a alimentação. Poderás carregar o smartphone enquanto o utilizas como periférico. Temos também a presença de um ventilador.

Samsung Galaxy S9 e a sua nova Dex Pad

Uma das maiores diferenças para com o modelo do ano passado (para além do formato), é o facto de a nova Dex Pad não ter uma porta Ethernet. Mais ainda, toda a Dex Pad aparenta ser demasiado fina para sequer ter espaço para acomodar esta porta. Mais ainda, no modelo anterior tínhamos portas USB 2.0. Agora, para 2018 acredita-se que o acessório já venha equipado com portas USB 3.0. Todavia, pela imagem não parece ser esse o caso...

Só o tempo dirá o que é que a marca está a planear. Contudo, acredito que para 2018 e para os seus novos Samsung Galaxy S9 a marca tenha optado por um gadget mais portátil. Note-se que a geração passada, apesar de pequena e leve, possui um formato circular que não é propriamente o mais cómodo para inserir numa pasta ou mesmo num bolso.

Agora, se Blass "dix it", é lei. A nova DeX Pad aparenta ser um produto bem mais fácil de transportar no dia-a-dia e que poderá simplesmente caber num bolso. O seu formato, agora achatado, só me deixa uma preocupação. Um possível impacto na porta inferior para carregamento do smartphone poderia quebrar a mesma. É o único conector que está de alguma forma exposto, ainda que aparente ter algum reforço. Toda a construção do acessório é em plástico.

A geração anterior seria apresentada com os Samsung Galaxy S8

A geração Samsung Galaxy S9 será apresentada no próximo dia 25 de fevereiro em Barcelona. A marca já enviou os convites para a imprensa e a 4gnews cobrirá todas as novidades em primeira mão. Acredita-se que este novo acessório possa tornar o smartphone ainda mais versátil e útil no nosso dia-a-dia.

Quando não exista um computador por perto (mas exista um monitor), a nova DeX Pad poderá ser uma solução cómoda, ou pelo menos para um "desenrasque". Esperemos para ver o que a fabricante sul-coreana nos traz. Neste momento ainda não temos informações sobre o seu preço e disponibilidade.

Poderá a DeX Pad tornar o Samsung Galaxy S9 e S9+ numa estação de trabalho portátil? Pessoalmente acredito que sim. Já está na altura de tornar o smartphone em algo mais do que uma máquina para ir ao Facebook e para passar o dia nas redes sociais.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e Huawei

Huawei P20 Lite: Imagens reais mostram a monocelha do Apple iPhone X

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.