Samsung Galaxy S9. O que esperar da nova DeX Pad?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de aqui termos dado a conhecer a nova DeX Pad que agraciará os Samsung Galaxy S9, um novo acessório que quer transformar o smartphone num PC. Ou...quase! Segundo nos conta Evan Blass, o arauto do mundo mobile, o novo acessório será apresentado juntamente como os topos de gama. Até aqui nada de novo mas o que é que poderemos fazer ao certo com esta nova DeX Pad.

Isso sim dá que pensar. Ou melhor, deu que pensar pois já fazemos uma boa ideia do que esperar. Sem grandes surpresas será uma iteração significativa sobre a Samsung DeX - Desktop Experience (DeX) apresentado no ano passado. Com os Samsung Galaxy S8 vimos pela primeira vez este acessório. Agora, a marca prepara-se para o re-inventar.

com modems 5G da Qualcomm

A premissa é simples. Trabalhar estejas onde estiveres. Deste que tenhas um monitor externo por perto o Samsung Galaxy S9 ou S9 Plus dará conta do resto. Com esta nova DeX Pad o teu smartphone será o teu PC. Criará um ambiente de trabalho semelhante ao Windows, completo com janelas e tudo.

Será uma solução de valor, sobretudo quando não queres levar o computador portátil e por acaso tens um monitor externo no teu escritório. Note-se que aqui o factor "monitor externo" é a permanente num número vasto de variáveis. Apesar de o smartphone tratar de tudo o resto, precisarás um ecrã externo para dele tirar proveito.

Esta é a DeX Pad do Samsung Galaxy S9

Já sabíamos que mais cedo ou mais tarde a DeX Pad seria lançada. A marca registou este nome no último mês e já tivemos indícios de que estaria mesmo a trabalhar num novo gadget. Para dar mais trunfos à geração Galaxy S9, o trabalho on the go será uma mais valia. Podemos ver que este novo acessório será construído em plástico, terá o seu próprio ventilador (que arrefecerá o smartphone e o gadget em si). Note-se a ausência da porta Ethernet.

Com uma porta HDMI (para ligares por exemplo ao monitor externo), temos também uma porta USB do Tipo C e duas outras que se acredita serem USB 3.0. Temos também uma porta para carregamento USB do Tipo C. Ao que tudo indica teremos aqui compatibilidade com a geração anterior de topos de gama, os Galaxy S8. A compatibilidade com o Note 8 terá que ser aferida posteriormente.

Samsung DeX foi apresentada com os Galaxy S8 e S8+ em 2017

Note-se ainda que não existem preços para a DeX Pad, nenhum preço é oficial antes de a marca o apresentar. Todavia, segundo a imprensa internacional teremos aqui a possibilidade e utilizar o smartphone em si como se fosse um trackpad ou um rato. Desta forma, apesar de continuares a precisar de um monitor externo e/ou de um teclado, o rato será o teu smartphone.

Esta funcionalidade foi introduzida com o Android Oreo e permitirá que o smartphone em si seja utilizado como um periférico. Desta forma anulando a necessidade de transportar diariamente mais um gadget. Este novo dispositivo será apresentado no próximo dia 25 de fevereiro em Barcelona. Até lá estaremos atentos a qualquer novidade.

Por último, o preço da Samsung DeX de primeira geração ronda os 100€ e resta saber se a nova geração chegará aos mercados com o mesmo valor. Esperemos que sim, pelo menos sem um aumento de preço.

E tu, costumas utilizar a DeX de primeira geração?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d?

Xiaomi Mi 7: Especificações principais do próximo smartphone reveladas

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.