Samsung Galaxy S9 - Scanner de impressão digital debaixo do ecrã?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Para além de ter um incrível iPhone X optaria por esta via.

O "prometido" Scanner de impressão digital debaixo do ecrã

Tecnologia esta que já estaria em desenvolvimento há vários anos. Contudo, nem mesmo para o atual topo de gama da Synaptics, a empresa que bem conhecemos por desenvolver e produzir os touchpads e outros mecanismos de input e interfaces para computadores. Agora, esta mesma empresa lançou um novo scanner de impressões digitais que já pode ser utilizado debaixo do ecrã. Sim, esta tecnologia já existe e agora só falta ser produzida em grande escala.

Chama-se Clear ID FS9500 e foi concebida com os smartphones em mente. Mais concretamente, smartphones como o Samsung Galaxy S9 que poderá adotar umas margens ainda menores. Praticamente bezel-less, algo que obrigaria o scanner de impressões digitais a migrar para a traseira ou então a ser colocado debaixo do ecrã.

Estará pronto a tempo dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+?

A tecnologia da Synaptics permitirá o scan completo de uma impressão digital mesmo estando colocado debaixo do ecrã.

Ora, assim sendo também estaria mais protegido contra desgaste e potenciais riscos. Mais ainda, a empresa que a desenvolveu alega que esta tecnologia pode ser até 2 vezes mais rápida do que o reconhecimento facial 3D. Mais conhecido como Face ID.

Funcionaria também com dedos molhados, secos e / ou frios. As vantagens parecem superar em larga escala as desvantagens. Restava apenas estar pronta para produção em larga escala. Agora, poderemos contar com isto nos tão esperados Galaxy S9, os próximos "galáticos". Mas há mais!

Ora, tal como podem conferir no seu comunicado à imprensa oficial, tal é o caso. Esta tecnologia está pronta para ser produzida em larga escala. Resta saber se a gigante sul-coreana ainda estará a tempo para incluir este leitor nos seus Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+. Em suma, não é de descartar a sua utilização na próxima geração de topos de gama.

Reparem ainda que a própria Synaptics utilizou o termo "infinity displays" no seu comunicado oficial à imprensa. Algo que não deverá ser por mero acaso. De qualquer forma ainda estamos à espera que a gigante sul-coreana confirme ou desminta a utilização de tal tecnologia.

Gostarias de ver um scanner debaixo do ecrã nos Samsung Galaxy S9?

De qualquer forma, mesmo que não esteja pronta a tempo dos Galaxy S9, dispositivos com apresentação provável em fevereiro de 2018, deverá integrar a próxima geração de dispositivos da linha Samsung Galaxy Note. Aqui teremos o Note 9, um equipamento que deverá ser apresentado em agosto de 2018 se a marca seguir a mesma calendarização deste ano.

Por último e de acordo com os rumores, os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ serão anunciados no final de fevereiro. Chegarão às lojas em abril. Incluirão o Qualcomm Snapdragon 845 e a nova versão dos seus processadores Exynos, sendo esta última versão destinada à Europa.

Se também quiseres, e, claro para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais. Desde a página de YouTube. Aqui terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30. Hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast. Para que assim possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.

Contarão ainda com 6GB de memória RAM, baterias de maior capacidade e o sistema operativo Android Oreo 8.0. Mais ainda, pelo menos um dos modelos terá uma câmara dupla na sua traseira. Provavelmente o Galaxy S9+.

E tu, o que gostarias de ver na próxima geração de equipamentos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+? Deixa-nos a tua opinião abaixo. Nesta secção dos comentários só para os melhores leitores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

e tem o smartphone mais popular em Portugal

T

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.