Samsung Galaxy S9 usufruirá das inovações apresentas na CES 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

A Samsung apresentou, no MWC, tal como tínhamos previsto anteriormente.

Antes de nos debruçarmos sobre os seus próximos smartphones Android, os Galaxy S9 e Galaxy S9+, vejamos que mais é que a marca decidiu apresentar. E quais destes novos serviços poderão integrar até mesmo os seus Galaxy S9 e Galaxy S9+. As novidades foram apresentadas durante a conferência de imprensa realizada na CES 2018.

Vê ainda:+ serão apresentados em fevereiro

Aí, a Samsung demonstrou a sua vontade e capacidade de tornar a vida dos consumidores totalmente conectada. Em todos os aspetos, não só com os próximos Galaxy S9 e Galaxy S9+. Para além disso, a Samsung anunciou o seu plano para a implementação da Internet das Coisas. Isto através de uma plataforma aberta, consistente e inteligente.

"Na Samsung, acreditamos que a Internet das Coisas deve ser muito fácil. Com os novos produtos e serviços anunciados hoje, a Samsung pretende tornar a Internet das Coisas mais fácil e mais perfeita.", Disse Hyunsuk (HS) Kim, Presidente, Director das divisões de Electrónica de Consumo e de Investigação da Samsung.

"Estamos empenhados em acelerar a implementação da Internet das Coisas para todos e em tornar inteligentes os dispositivos Samsung até 2020. Esses avanços ajudarão os consumidores a perceber os benefícios de uma vida conectada de forma perfeita e simples". Acrescenta Kim.

Inteligência das Coisas para Todos, para além dos Samsung Galaxy S9 e S9+

A filosofia de Internet das Coisas (IoT) da Samsung baseia-se na inovação aberta, que a torna acessível a mais pessoas, a qual, quando aliada à inteligência, pode personalizar a experiência do utilizador.

Apesar de evitarem mencionar diretamente os smartphones Galaxy S9 e Galaxy S9+, o presidente da divisão mobile já confirmou a sua data de apresentação. Podem consultar aqui, os mais recentes detalhes sobre os Galaxy S9 e Galaxy S9+.

Voltando agora as nossas atenções para as demais novidades apresentadas na CES 2018 temos em primeiro lugar a IoT, a internet das coisas. Atualmente, o ecossistema fragmentado e complexo da Internet das Coisas é uma barreira à sua implementação.

Para que a Internet das Coisas seja acessível é necessária inovação aberta. Graças ao seu portfólio de produtos e à boa posição para distribuir conectividade 5G, a Samsung está bem posicionada para oferecer um ecossistema aberto de Internet das Coisas. Começando, claro, através da aplicação Samsung SmartThings.

IoT, do lar até aos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus?

A inovação aberta mantém-se assim central na estratégia de Internet das Coisas (IoT) da marca. Com vista a tornar a Internet das Coisas (IoT) mais acessível e a reduzir a fragmentação.

A tecnológica sul-coreana está a trabalhar atualmente com parceiros como o Open Connectivity Forum (OCF). Isto para criar standards (padrões) de indústria comuns. Tudo isto para promover uma unificação dos serviços. Em suma, para descomplicar a IoT.

A OCF é a maior organização de standardização de Internet das Coisas (IoT) no mundo sendo que equipamentos de ar condicionado Samsung, o chip Samsung ARTIK. Até mesmo o frigorífico Samsung Family Hub já foram certificados por esta associação. Agora, as aplicações podem alongar-se até aos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

A aplicação Samsung SmartThings, a lançar esta primavera, irá combinar todas as aplicações de Internet das Coisas (IoT) da marca. Incluindo em particular a Samsung Connect, a Smart Home e a Smart View.

Esta permite controlar qualquer equipamento compatível a partir desta única aplicação. Aqui não temos dúvidas de que os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus também terão um papel importante na gestão de todas estas aplicações e serviços.

Internet das Coisas da casa para o carro

Além disso, a Samsung anunciou o seu plano de ligar o HARMAN Ignite ao SmartThings Cloud. Aqui o objetivo é alargar a experiência de Internet das Coisas da casa para o carro.

Assim, o carro tornar-se-á um componente chave de uma vida mais conectada, onde os utilizadores poderão gerir a sua casa conectada a partir do carro e vice-versa. Também isto servirá como ponte para a conexão com os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

Harman, do carro até aos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus:

Uma parte integrante da visão da Samsung é a possibilidade de conectar os dispositivos e torná-los inteligentes. Com o Bixby, a Samsung avança com um serviço personalizado e inteligente para dispositivos adicionais. Aqui, em fevereiro teremos mais novidades quando os Galaxy S9 forem apresentados.

Em 2018, o objetivo é que diversos modelos de Smart TVs e os novos frigoríficos Samsung Family Hub tenham o controlo de voz através de Bixby, com vista a facilitar as tarefas diárias dos seus utilizadores. O "controlo remoto" principal poderá muito bem ser o Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

Knox e Bixby, duas tecnologias em destaque no CES 2018

E porque a conectividade aumentada necessita de uma segurança melhorada, a Samsung anunciou os seus planos de incorporar a reconhecida tecnologia Samsung Knox nos seus equipamentos conectados.

Incluindo aqui as Smart TVs, os produtos móveis como os próximos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus e nos eletrodomésticos inteligentes. A tecnologia Knox inclui um sistema de segurança de hardware e atualizações de firmware. Isto para ajudar a garantir que os dispositivos estão devidamente protegidos.

Ainda durante a conferência de imprensa no CES 2018, a Samsung sublinhou o seu compromisso no investimento em tecnologias inovadoras. Em 2017, a Samsung investiu mais de $14 mil milhões em I&D.

Foram também incrementados os investimentos através da Samsung NEXT. Uma iniciativa chave para acelerar a sua transformação numa empresa de hardware e software integrado. Grandes investimentos para desenvolver novos produtos e tecnologias.

Futuro Conectado, em destaque no CES 2018

A marca sul-coreana criou ainda um novo Centro de Inteligência Artificial. Isto como parte integrante da sua nova unidade consolidada de investigação – a Samsung Research. O Centro de Inteligência Artificial, inclui quatro laboratórios em todo o mundo (Toronto, Montreal, Cambridge (Reino Unido) e Rússia).

Em 2018 levar adiante as ambições da empresa na Inteligência Artificial. Isto em conjunto com o trabalho em curso da Samsung, na Coreia e em Silicon Valley, e com as fusões e aquisições nesta área. Este será um dos pontos fortes dos próximos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus. Disso já não temos qualquer dúvida.

Experiências de Produto para a IoT, em destaque na CES 2018

Os novos produtos e serviços anunciados na CES 2018 sublinham exatamente a forma como a marca está a fazer progressos. Todos eles no sentido de criar experiências simples de Internet das Coisas (IoT):

Casa: A partir deste ano, as novas Smart TV terão o Bixby e estarão conectadas com todos os equipamentos inteligentes compatíveis. Aqui, teremos os Samsung Galaxy S9 como um dos centros de controlo.

Os novos frigoríficos Family Hub irão oferecer uma ampla gama de recursos inteligentes. Veja-se a sincronização de armazenamento de alimentos com a preparação de refeições e o planeamento de refeições. Algo que poderás controlar através dos Samsung Galaxy S9.

As novas Smart TVs da marca, a partir de 2018, irão apresentar o assistente Bixby. Este proporcionará aos televisores um mais fácil acesso às aplicações. Terá também a capacidade de pesquisar facilmente filmes por género e exibir fotos pessoais.

IoT, da TV ao frigorífico, em grande destaque na CES 2018

Por sua vez, os frigoríficos do Samsung Family Hub, que também disponibilizarão o Bixby, serão capazes de reconhecer as vozes individuais dos membros da família. Em seguida poderão fornecer informações personalizadas. Desde atualizações de notícias, clima e calendário.

As Smart TVs da marca e os seus frigoríficos Family Hub também operam numa única plataforma conectada, o SmartThings Cloud, que serve como um painel de controlo inteligente para monitorizar e controlar todos os dispositivos conectados.

Mobilidade: A tecnológica sul-coreana, em parceria com operadoras e prestadores de serviços de banda larga, está a encabeçar a transição para as redes 5G. Estas trarão um novo tipo de experiências conectadas.

Samsung Galaxy S9 e o futuro do 4G LTE

Com ligação 5G. 100 vezes mais rápida que a conexão 4G LTE atualmente disponível nos smartphones! Assim, a tecnológica sul-coreana apresenta a sua visão para uma condução ainda mais segura e eficiente.

A plataforma Digital Cockpit anunciada na conferência de imprensa do CES 2018 combina 4G LTE e conectividade 5G com ecrãs da marca. Permitindo assim novas experiências conectadas para a visualização de conteúdos de informação.

Esta plataforma mostra como os carros se tornarão perfeitamente conectados com outros elementos que dispõem de Internet das Coisas (IoT). O novo design do painel, juntamente com o assistente Bixby, permitirá o fácil controlo e a experiência inteligente no carro e nos dispositivos conectados em casa. Aqui, tivemos mais um indício da possível integração com os Samsung Galaxy S9 e respectiva versão Plus.

A Unidade de Controlo de Telemática (TCU) é compatível com comunicações entre o veículo e tudo o resto. Desde carros, infraestruturas, redes e peões, tornando o carro totalmente inteligente e responsivo. Com a conectividade de 5G, será possível fazer o download e fazer o upload de dados ainda mais rapidamente.

Agora, resta esperar pacientemente por fevereiro e pelo MWC. Aí, ficaremos a conhecer oficialmente os Samsung Galaxy S9 e respectiva versão Plus.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor View 10 já está disponível por 499€

OnePlus 5T Sandstone White já está disponível por 559€

018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.