Samsung Galaxy S9 custa menos a produzir do que o Apple iPhone X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Segundo as conclusões da Tech Insights, custa cerca de 379 dólares produzir uma unidade do Samsung Galaxy S9 Plus. Já por outro lado custa cerca de 369 dólares produzir uma unidade do Galaxy Note 8. De acordo com os dados desta publicação que compila várias fontes o Apple iPhone X continua a ser o smartphone mais caro de produzir. O seu custo de produção rondará os 389.50 dólares.

Note-se que estes dados não são oficiais pois as marcas por norma não divulgam estas cifras. Estes valores baseiam-se nas estimativas de analistas de mercado e fornecedores de componentes. Baseiam-se, entre outros factores, nos preço médio dos componentes utilizados em cada smartphone.

Vê ainda: Afinal o que se passa com o Facebook e com a Cambridge Analytica?

Ora, segundo a TI o Apple iPhone X continua a ser o smartphone mais caro de produzir. Todavia, não é muito mais caro do que o Samsung Galaxy S9 Plus. Olhando para os seus preços de venda ao público (p.v.p.) temos 969,99€ para o Samsung Galaxy S9 Plus e um total de 1179€.

Com os preços dos smartphones a subirem de ano para ano, o seu custo de produção também tem aumentado gradualmente. Note-se ainda que na lista da TI temos ainda o Samsung Galaxy S8 Plus e o Apple iPhone 8 Plus no Top 5 dos smartphones mais caros de produzir. Custam 343 dólares e 324.50 dólares, respectivamente.

Apple iPhone X é mais dispendioso do que o Samsung Galaxy S9 Plus

Mais uma vez é importante frisar que estes números não são oficiais. Não são divulgados pelas fabricantes em questão. São o reflexo de várias fontes compiladas pela Tech Insights com base no preço médio de cada componente, cada cabo e parafuso utilizado. Com base nos preços médios de cada componente é assim apurado um preço médio de produção por unidade. De fora ficam todas as despesas com investigação, marketing, desenvolvimento de software, custos de distribuição, assistência, entre outros.

Samsung Galaxy S9, Note 8, Apple iPhone X, Apple iPhone 8, etc...

Importa ainda frisar que muitos dos componentes utilizados no Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus são fabricados pela própria Samsung. Ou que a Apple desenvolve o seu próprio software para o Apple iPhone X, iPhone 8, ente outros produtos da empresa de Cupertino.

Mais ainda, a Apple é obrigada a recorrer a outras fabricantes como a Samsung para os ecrãs OLED do Apple iPhone X. Tudo isto terá um impacto no preço final de cada smartphone. Poderás consultar aqui os números em detalhe no site da publicação Tech Insights.

Deixando agora o Apple iPhone X de lado, se compararmos os componentes do Samsung Galaxy S9 Plus aos do Note 8 já encontramos diferenças. O novo Galaxy S9 Plus utiliza componentes mais dispendiosos do que o Samsung Galaxy Note 8. Aqui incluem-se a bateria, os sensores fotográficos, o equipamento de conectividade, o ecrã (tela) e vários outros componentes.

Mais ainda, pouco importa que o preço dos módulos de memória tenha descido de preço, sendo mais baratos para o Samsung Galaxy S9. Os demais componentes acabam por tornar este topo de gama o mais caro de produzir em todo o alinhamento / portfólio da fabricante sul-coreana.

Em suma importa frisar que todos estes números representam apenas o custo de produção existindo muitos outros custos a ter em conta. Todavia, não deixa de ser curioso avaliar estas diferenças entre os vários dispositivos móveis.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 e Xiaomi Mi MIX 2S poderão gravar vídeo em câmara Super Lenta

d P. LineageOS 15.1 traz um dos seus melhores recursos, o Lockdown

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.