2018, novo ano com novos produtos, novos smartphones e inovações como a introdução dos leitores biométricos no ecrã. Trunfo que aparentemente estará reservado para o próximo Xiaomi Mi MIX 2s que já aqui ficamos a conhecer na 4gnews. Agora, nos seus novos Samsung Galaxy S9 a sul-coreana apresentou os AR Emoji. Algo que não deve ser confundido com os Animoji da Apple, ou pelo menos assim nos diz a própria Samsung.

Com base nos rumores que antecederam a apresentação dos novos Samsung Galaxy S9. Já sabíamos que a sul-coreana também ofereceria uma solução comparável aos Animoji da Apple. Tal veio a materializar-se nos AR Emoji ou Emojis de realidade aumentada, a RA. Agora, tal como avança a sammobile, a marca quer dar a entender que não existem cópias na função que foi apresentado no dia 25 de fevereiro em Barcelona.

Vê ainda: d

Ora, estranho seria se não considerasse-mos a hipótese de os AR Emoji serem uma cópia dos Animoji da Apple. Afinal de contas chegariam poucos meses após o anúncio dos novos iPhone da Apple. Mais ainda, previamente à apresentação dos novos iPhone X ninguém sequer se preocupava ou sabia da existência de tal função.

Desta forma, é impossível negar que a Samsung se inspirou na Apple para criar os seus AR Emoji. Bom, pelo menos no conceito de emoji's animados e que imitem as características do utilizador dos Samsung Galaxy S9 ou do iPhone X. Todavia, DJ Koh, CEO do departamento móvel da Samsung, em declarações ao The Wall Street Journal, afirma que tal não é o caso.

AR Emoji, os Animoji da Apple, presentes no Samsung Galaxy S9

Para Koh, os AR Emoji do Samsung Galaxy S9 operam segundo uma premissa diferente dos Animoji da Apple e do seu iPhone X. Segundo as suas declarações à imprensa internacional, os AR Emoji já estariam a ser desenvolvidos há vários anos antes de se estrear agora nos Samsung Galaxy S9. "A abordagem deles (Apple) e a minha abordagem é totalmente diferente", declarações de Koh ao WSJ sem sequer nomear a Apple. Acrescentou ainda que já exploram este conceito das animações 3D desde 2001 nos seus telemóveis.

AR Emoji ou Animoji vieram para ficar

Apesar de toda a coincidência entre os Animoji da Apple e os AR Emoji dos Samsung Galaxy S9 acaba por existir aqui um fundamento de verdade. A sul-coreana já está presente no mercado mobile há muito mais tempo do que a norte-americana Apple. Além disso, é prática comum empresas com a dimensão da Apple e Samsung trabalharem em projectos como estes durante anos.

Todavia, não estranharia se o desenvolvimento e preparação dos AR Emoji tivesse sido acelerado depois de a sul-coreana ter visto o impacto dos Animoji da Apple. Goste-se ou não, são a nova moda, o novo "fad". Se a Apple tem, a Samsung não se pode dar ao luxo de não providenciar uma alternativa ao iPhone X que chegaria ao mercado em novembro de 2017.

Em defesa da Samsung, os seus AR Emoji funcionam de forma diferente dos Animoji da tecnológica norte-americana. Nos Samsung Galaxy S9 criarás um Avatar digital da tua pessoa. No caso da Apple estás apenas a animar as tuas expressões faciais com modelos (máscaras) pré-definidas. Diferenças de base em ambos as abordagens.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Mix 2S: Nova imagem confirma sensor biométrico no ecrã

eleito o smartphone com melhor ecrã – DisplayMate

LG G7 será desenvolvido tendo por base a nova estratégia da marca

via