Samsung Galaxy S9 é apenas um dos topos de gama com o Snapdragon 845

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A d

E se 2017 foi recheado de excelentes topos de gama, para 2018 tens várias razões para estar entusiasmado. Com o Snapdragon 845 da Qualcomm terás sérias melhorias para qualidade fotográfica. Por norma qualquer nova geração melhora a velocidade ou conectividade. O Snapdragon 845 está melhor em ambas as vertentes.

Samsung Galaxy S9 e todos estes topos de gama Android utilizarão o Snapdragon 845

Mais velocidade, melhor processamento, capacidades de inteligência artificial redobradas (ou melhor, a infra-estrutura para os motores de IA que dele queiram tirar proveito). Temos também melhorias para a velocidade de conexão gigabit LTE e muitos outros pontos.

Agora, graças a uma fuga de informação lista da na rede social chinesa Weibo, temos aqui a lista completa de topos de gama Android. Todos eles utilizarão este novo motor. Desde o Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9+, OnePlus 6, Motorola Moto Z e tantos outros. A lista parece boa demais para ser verdade (e provavelmente é).

A lista contém, alegadamente, todos os principais flagships Android que chegarão em 2018 com o novo "motor" da Qualcomm. Trata-se de uma listagem algo previsível, sim, mas para já é impossível verificar a sua veracidade.

Mais ainda, a lista conta ainda os meses de lançamento de cada um deles. Vem também "confirmar" alguns dos nomes dos topos de gama Android mas claro, leiam estas linhas com uma saudável dose de cepticismo.

Lista - Flagships Android com o Snapdragon 845:

  • Fevereiro – Samsung Galaxy S9/ Samsung Galaxy S9+, LG G7/ LG G7+
  • Abril – Xiaomi Mi 7
  • Maio – HTC U12
  • Junho – OnePlus 6, Sony Xperia XZ Pro, ZTE Nubia Z18
  • Agosto – Nokia 10 (HMD)
  • Setembro – Samsung Galaxy Note 9, LG V40, Xiaomi Mi MIX 3
  • Outubro – Google Pixel 3/ Google Pixel 3 XL, Sony Xperia XZ2, HTC U12+, ZTE Nubia Z18S
  • Novembro – Motorola Moto Z (2019)
  • Dezembro – OnePlus 6T, Samsung W2019

Em boa verdade já estávamos à espera que alguns destes smartphones Android utilizassem o Snapdragon 845. Aliás, já estava praticamente confirmado para os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+. Até mesmo a Xiaomi já tinha confirmado a utilização deste "motor" para o seu próximo Xiaomi Mi 7, tal como podem ler aqui, na 4gnews.

Samsung Galaxy S9 será um dos primeiros dispositivos Android a chegar ao mercado com este novo Snapdragon 845

Até mesmo para os LG G7 seria previsível a utilização deste novo SoC. A marca dificilmente quererá repetir o erro de 2017 quando utilizaram um processador de 2016 no seu topo de gama. Algo que afetou diretamente as vendas do seu dispositivo. Isso e o grave atraso na sua chegada às lojas.

Caso este ano a LG consiga adquirir os novos processadores em número suficiente para preparar os seus novos LG G7 não tenho dúvidas de que o fará. O mesmo pode ser dito relativamente ao LG V40 que chegará mais tarde, em setembro para combater o Samsung Galaxy S9. Esperemos que finalmente em 2018 a LG receba a atenção que bem merece!

Algo que sinceramente não creio que seja provável é o lançamento do novo Motorola Moto Z em novembro. Olhando para o histórico da marca, este ano vimos o novo Moto Z2 Force a ser apresentado em julho de 2017. Note-se que não tenho a menor dúvida de que este Motorola utilize o melhor processador do mercado e, como tal, queira utilizar este Snapdragon. Duvido apenas da sua calendarização, do seu lançamento tardio.

Nesta lista temos ainda a notória presença de dois dispositivos da OnePlus. A jovem marca chinesa deverá manter o ciclo de lançamentos de 6 em 6 meses e isso está em linha com a existência de um OnePlus 6 e OnePlus 6T para 2018.

Qual destes topos de gama Android escolherias?

Não tenho a menor dúvida de que ambos os dispositivos utilizem este mesmo processador e aqui, acredito no calendário de lançamentos proposto pela entidade responsável pelo leak.

Em suma, esta lista apesar de no seu âmago ser bastante previsível, não creio que seja suficientemente fundamentada. Dito isto, alguns dos lançamentos até poderão coincidir com as datas aqui apontadas. Outros, nem por isso.

E tu, se pudesses escolher apenas um dos topos de gama Android da lista acima qual seria? Diz-nos qual queria a tua escolha.

Assuntos relevantes na 4gnews:

9 – Certificação FCC sugere lançamento antecipado?

ndroid devido à bateria

Huawei enfrentará o seu maior teste em fevereiro com os Huawei Mate 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.