Samsung Galaxy S9 - imagem "real" do Android não passa de uma farsa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Equipado com uma única câmara fotográfica na traseira, o Samsung Galaxy S9 manter-se-á afastado da tendência da dual-câmara. Fiel aos seus princípios, apostará sim num reforço da performance. Teremos, contudo, um Samsung Galaxy S9+ já com dois sensores na sua traseira. A pouco e pouco os próximos "líderes" de mercado Android começam a revelar os seus contornos. Seja como for, esta imagem que podem encontrar abaixo não passa de uma farsa. Eis o porquê!

Em primeiro lugar, é normal que com toda a antecipação que já se gera em torno deste Samsung Galaxy S9 surjam cada vez mais fugas de informação. Contudo, algumas delas são fabricadas apenas para darem falsas esperanças e falsas notícias. Infelizmente a internet está cheia destas farsas.

Vê ainda: aqui.

Cuidado com as imagens falsas do próximo flagship Android

Entretanto, a imagem voltou a reaparecer na Web e não faltou muito até que algumas publicações, sem o mínimo de decência, rigor ou cuidado lhe chamassem "imagens reais da traseira", ou leaks do Samsung Galaxy S9.

Cuidado com as imagens falsas. Sei o quão desesperante pode ser a falta de clicks mas não vale a pena. Dá até mau nome a toda a imprensa portuguesa. Sobretudo à medida que nos aproximarmos da sua apresentação. É preciso ter ainda mais cuidado com as fontes. Felizmente existe a 4gnews.

Veja-se o exemplo da cobertura internacional. Veja-se a hub.91mobiles que entretanto atualizou o seu artigo. Entretanto, por terras lusas continuam a querer enganar o leitor. Não, é simplesmente triste.

A Samsung deverá apresentar o seu próximo topo de gama Android, o seu próximo dispositivo da linha Galaxy S em fevereiro. Mais concretamente na MWC 2018 onde a 4gnews estará presente. Até que a sua apresentação tenha lugar não duvido que existam muitas outras "falsas" publicações.

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ serão apresentados em fevereiro

Já vimos várias outras imagens, até mesmo algumas capas de proteção e renders (imagens digitais) que retratam alguns dos traços possíveis dos topos de gama Android.

Agora, mais uma vez, é necessária alguma ética de trabalho. Investigar um pouco antes de publicar o quer que seja. Em suma, ter o mínimo de respeito pelos leitores nacionais e internacionais. Não lhe chamem aquilo que não é. Ainda por cima de até a phonearena já ter exposto a farsa.

Em defesa das publicações amadoras pudemos ver que a imagem até está bastante "real". É um render de qualidade, muito bem conseguido. Compreendo que até possa enganar o mais distraído dos autores. Prefiro acreditar nesse cenário.

De qualquer forma, a imagem em si vai ao encontro de praticamente tudo o que tem vindo a ser dito sobre este Android. Uma câmara dupla para o Samsung Galaxy S9+, uma câmara única para o Galaxy S9. Um leitor de impressões digitais / sensor biométrico ao centro, logo abaixo da câmara.

Samsung Galaxy S9 ainda dará aso a muitos falsos "leaks"

Até mesmo o seu design será muito familiar. Segundo consta, terá poucas alterações face à atual geração, os Galaxy S8.

As principais mudanças serão o novo processador, ou melhor processadores Qualcomm Snapdragon 845 e Exynos 9810. Nomeadamente para o mercado norte-americano e para o mercado europeu. Estará equipado, claro, com o novo Android Oreo 8.0.

Além disso poderemos ter aqui, neste flagship Android, o jack de 3.5mm, e um armazenamento interno que poderá chegar aos 512GB. Acompanhado por 6GB de memória RAM e novos sensores ISOCELL para reforçar todo o segmento fotográfico de ambos os Samsung Galaxy S9.

Note-se que esta imagem foi divulgada por vários blogs internacionais e claro, em Portugal as notícias demoram sempre um pouco mais a chegar. A imagem terá sido submetida para várias destas publicações como sendo uma imagem real da traseira dos Samsung Galaxy S9. Estes que serão os próximos "líderes" de mercado Android. Contudo, não é uma imagem real. Ainda que engane.

Android Oreo estará presente nos Samsung Galaxy S9

Não foi fácil descobrir a farsa mas eventualmente o link de origem foi ter a um perfil da Weibo. Trata-se de uma rede social chinesa que é praticamente inacessível para nós, europeus.

Contudo, tal como avança a phonearena, a imagem é apenas um render presente no vídeo que podem ver no final do artigo (minuto 2:20). Não que isso tenha impedido várias publicações de a republicarem como sendo real.

Em suma esta imagem "real" dos topos de gama Android não passa de uma criação do YouTuber Concept Creator. Mesmo no final temos algumas imagens em alta-definição. Imagens criadas por este designer. Meros produtos da sua imaginação e claro, perícia.

Por último, mais uma vez, isto não é uma imagem real. É uma imagem fictícia, composta habilmente com base nos rumores anteriores. Está longe de ser uma imagem real. Está longe de ser um "leak", fuga de informação ou vazamento!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy A8 (2018) – pré-compra começa hoje, na Coreia do Sul

planeia vender 320 milhões de smartphones em 2018

admite problema de bateria no Galaxy Note 8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.