Samsung Galaxy S9 e S9+ já podem ''brincar'' com o ARCore da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Realidade Aumentada (RA) é a premissa da ARCore, a plataforma da Google que permite aos programadores criarem as suas apps (aplicações) preparadas para esta RA. Na prática isto dará aos dispositivos Android como é o caso dos Samsung Galaxy S9, a possibilidade de explorarem todo um novo mundo, para lá da realidade.

Com efeito, através desta ARCore da Google e das apps para Android que utilizam as suas ferramentas, o movimento do smartphone permitir-te-á navegar por um mundo para lá do real. Com toda uma nova dimensão a ser construída sobre a que vemos com os nossos olhos.

Vê ainda: Nokia X6 revela todas as suas características antes da apresentação

Isto é, o smartphone utiliza aquilo que a câmara consegue ver (o mesmo que os nossos olhos). Em seguida a ARCore da Google acrescenta-lhe uma nova dimensão, daí chamar-se realidade aumentada, indo além daquilo que os nossos olhos são capazes de ver.

Aqui, tal como está bem claro na listagem da ARCore na Google Play Store, o sistema utiliza três tecnologias cruciais. Tudo isto para que seja possível integrar e "misturar" perfeitamente a realidade com a dimensão aumentada (RA).

Há uma nova realidade disponível para os Samsung Galaxy S9

Em primeiro lugar temos o acompanhamento do movimento (rastreamento). Em segundo lugar temos a compreensão ambiental (informação contextual). Em terceiro lugar temos também que ter em conta a estimativa de luminosidade (nível de intensidade de luz). Da conjugação destes três fatores, através da plataforma ARCore pode assim nascer uma nova dimensão, uma realidade aumentada para os nossos dispositivos móveis Android. Agora, os Samsung Galaxy S9 já a podem explorar, por fim.

Com efeito, os mais recentes topos de gama da fabricantemaior fabricante mundial de smartphones, já podem explorar a RA. Entretanto começam também a surgir novas apps (aplicações) na Google Play Store para dispositivos móveis Android.

Samsung Galaxy S9 e S9 Plus juntam-se à lista de dispositivos suportados

Ainda assim, para já ainda são muito poucos os terminais Android que podem "brincar" com a Realidade Aumentada. Já por outro lado, a Google está a trabalhar para aumentar esta lista oficial com os dispositivos suportados.

Note-se que neste momento toda a compatibilidade com a plataforma ARCore da Google e fruição da RA não são uma das maiores prioridades das fabricantes. Para já esta dimensão é mais um brinquedo do que propriamente uma ferramenta útil.

O Google ARCore é o pré-requisito para usufruir da Realidade Aumentada

Todavia, é verdade que começam a surgir apps de produtividade (úteis) na Google Play Store. Desde ver como é que a mobília ficará num espaço, até fazer modelos 3D ou medições, as aplicações da RA começam agora a ser exploradas pelos programadores.

Agora, para os utilizadores dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus chega uma nova mais valia. Daqui em diante poderão usufruir de apps para Android que utilizem (se baseiem) nesta plataforma ARCore da Google. Algo que já estava disponível, por exemplo, para o Reddit. Aí expuseram as suas primeiras impressões após terem reparado que os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus já estavam na lista oficial de dispositivos suportados.

Queres experimentar a ARCore da Google no teu Samsung Galaxy S9?

O procedimento é muito simples. Em primeiro lugar terás que instalar o "kit de ferramentas" para que o teu Samsung Galaxy S9 esteja preparado para a nova realidade aumentada.

Para tal, instala a app ARCore - Brickscape.

De uma só vez, juntam-se assim milhões de utilizadores, milhões de dispositivos móveis Android a uma lista ainda muito restrita. Para já, a realidade aumentada continua a ser mais uma brincadeira do que propriamente uma ferramenta extremamente útil.

Já experimentaste a Realidade Aumentada no teu Samsung Galaxy S9?

Ainda assim, é ótimo ver a fabricante sul-coreana, Samsung, a juntar-se a este grupo ainda muito restrito. A partir de agora poderás tirar ainda mais proveito do teu novo topo de gama Android.

A partir de agora terás todo um novo "mundo". Ou melhor, uma nova realidade pronta para ser descoberta com o teu smartphone.

Outros assuntos relevantes:

4 fotos que nos mostram o potencial fotográfico do OnePlus 6

Mi 7 a chegar?

d. Lenovo reforça o ecrã praticamente ”infinito” e sem notch

Dispositivos suportados

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.