Samsung Galaxy S9 ARCore Google Android
Já podes lançar mão desta nova ferramenta da Google para o teu dispositivo móvel Android.

A Realidade Aumentada (RA) é a premissa da ARCore, a plataforma da Google que permite aos programadores criarem as suas apps (aplicações) preparadas para esta RA. Na prática isto dará aos dispositivos Android como é o caso dos Samsung Galaxy S9, a possibilidade de explorarem todo um novo mundo, para lá da realidade.

Com efeito, através desta ARCore da Google e das apps para Android que utilizam as suas ferramentas, o movimento do smartphone permitir-te-á navegar por um mundo para lá do real. Com toda uma nova dimensão a ser construída sobre a que vemos com os nossos olhos.

Vê ainda: Nokia X6 revela todas as suas características antes da apresentação

Isto é, o smartphone utiliza aquilo que a câmara consegue ver (o mesmo que os nossos olhos). Em seguida a ARCore da Google acrescenta-lhe uma nova dimensão, daí chamar-se realidade aumentada, indo além daquilo que os nossos olhos são capazes de ver.

Aqui, tal como está bem claro na listagem da ARCore na Google Play Store, o sistema utiliza três tecnologias cruciais. Tudo isto para que seja possível integrar e “misturar” perfeitamente a realidade com a dimensão aumentada (RA).

Há uma nova realidade disponível para os Samsung Galaxy S9

Em primeiro lugar temos o acompanhamento do movimento (rastreamento). Em segundo lugar temos a compreensão ambiental (informação contextual). Em terceiro lugar temos também que ter em conta a estimativa de luminosidade (nível de intensidade de luz). Da conjugação destes três fatores, através da plataforma ARCore pode assim nascer uma nova dimensão, uma realidade aumentada para os nossos dispositivos móveis Android. Agora, os Samsung Galaxy S9 já a podem explorar, por fim.

Google ARCore Samsung Galaxy S9
Desperta uma nova dimensão no teu smartphone Android

Com efeito, os mais recentes topos de gama da fabricante sul-coreana, líder de vendas em Portugal e maior fabricante mundial de smartphones, já podem explorar a RA. Entretanto começam também a surgir novas apps (aplicações) na Google Play Store para dispositivos móveis Android.

Samsung Galaxy S9 e S9 Plus juntam-se à lista de dispositivos suportados

Ainda assim, para já ainda são muito poucos os terminais Android que podem “brincar” com a Realidade Aumentada. Já por outro lado, a Google está a trabalhar para aumentar esta lista oficial com os dispositivos suportados.

Note-se que neste momento toda a compatibilidade com a plataforma ARCore da Google e fruição da RA não são uma das maiores prioridades das fabricantes. Para já esta dimensão é mais um brinquedo do que propriamente uma ferramenta útil.

O Google ARCore é o pré-requisito para usufruir da Realidade Aumentada

Todavia, é verdade que começam a surgir apps de produtividade (úteis) na Google Play Store. Desde ver como é que a mobília ficará num espaço, até fazer modelos 3D ou medições, as aplicações da RA começam agora a ser exploradas pelos programadores.

Samsung Galaxy S9 ARCore Google Android
Durante a última edição da Google I/O 2018 a plataforma ARCore recebeu uma nova versão.

Agora, para os utilizadores dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus chega uma nova mais valia. Daqui em diante poderão usufruir de apps para Android que utilizem (se baseiem) nesta plataforma ARCore da Google. Algo que já estava disponível, por exemplo, para o OnePlus 5.

Entretanto, com a chegada de uma nova versão do ARCore (1.2) chegariam boas notícias. Isto durante a conferência Google I/O dedicada essencialmente aos programadores, surgiram novidades neste quesito. Mais concretamente, após a equipa responsável pelo projeto ARCore ter anunciado no Github que em breve os Samsung Galaxy S9 se juntariam à lista, tal já se materializou.

Os primeiros relatos foram publicados pelos utilizadores dos Samsung Galaxy S9 na plataforma Reddit. Aí expuseram as suas primeiras impressões após terem reparado que os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus já estavam na lista oficial de dispositivos suportados.

Queres experimentar a ARCore da Google no teu Samsung Galaxy S9?

O procedimento é muito simples. Em primeiro lugar terás que instalar o “kit de ferramentas” para que o teu Samsung Galaxy S9 esteja preparado para a nova realidade aumentada.

Para tal, instala a app ARCore – AQUI – na Google Play Store. A partir daqui poderás instalar toda e qualquer aplicação da Play Store no teu Android que já use este ARCore para a RA.

Entre as apps para Android que utilizam a ARCore temos por exemplo a IKEA Place para produtividade. Temos também a Just a Line para diversão ou a Atom Visualizer para ARCore, um misto entre conhecimento e diversão. Temos também o jogo Brickscape.

De uma só vez, juntam-se assim milhões de utilizadores, milhões de dispositivos móveis Android a uma lista ainda muito restrita. Para já, a realidade aumentada continua a ser mais uma brincadeira do que propriamente uma ferramenta extremamente útil.

Já experimentaste a Realidade Aumentada no teu Samsung Galaxy S9?

Ainda assim, é ótimo ver a fabricante sul-coreana, Samsung, a juntar-se a este grupo ainda muito restrito. A partir de agora poderás tirar ainda mais proveito do teu novo topo de gama Android.

A partir de agora terás todo um novo “mundo”. Ou melhor, uma nova realidade pronta para ser descoberta com o teu smartphone.

Outros assuntos relevantes:

4 fotos que nos mostram o potencial fotográfico do OnePlus 6

Xiaomi já marcou evento de apresentação, estará o XiaomMi 7 a chegar?

Android. Lenovo reforça o ecrã praticamente ”infinito” e sem notch

Fonte | via | Descarregar a App | Dispositivos suportados

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).