Samsung Galaxy S9. Especificações do Android reveladas por "acidente"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Nos últimos dias, semanas e até meses, os Samsung Galaxy S9 têm sido o alvo de todas as fugas de informação e imensa especulação. Será o próximo topo de gama Android da maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Chegam no próximo dia 25 de fevereiro, em Barcelona.

Como tal, facilmente compreendemos a enorme curiosidade que se tem gerado em torno do produto. Agora, temos mais informações relativamente às suas características. Tudo isto graças a um suposto acidente numa das maiores operadoras da Europa, a Orange. Esta terá partilhado, por acidente, as características dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus.

Vê ainda: d grátis por tempo limitado

Como seria de esperar, a operadora removeu prontamente a página do ar. Todavia, não fosse a Internet o lugar que bem conhecemos, alguém reparou nesta fuga de informação. Agora, segundo a imprensa internacional, a fuga de informação deixa pouco para a imaginação.

Antes de mais, à medida que se aproxima a data de apresentação oficial dos equipamentos é normal que toda e qualquer loja ou operador prepare a página de apresentação dos dispositivos. Afinal de contas, serão os novos líderes de mercado para a plataforma Android. Toda a atenção ao detalhe é necessária.

Samsung Galaxy S9, as especificações deste Android

De certa forma, a operadora Orange.ro (filial da Roménia), veio confirmar as características técnicas dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus. No modelo base (S9) teremos um ecrã com 5.8 polegadas de diagonal. Será um Infinity Display com resolução Quad-HD+, formato 18.5:9 com tecnologia Super AMOLED. Algo que já aqui temos avançado vezes sem conta em praticamente todos os rumores e fugas de informação anteriores. A informação começa a acumular-se.

Tudo o que já vimos dos Samsung Galaxy S9

A operadora romena refere ainda a presença do Force Touch se bem que aqui acreditamos que se esteja a referir ao botão central Home. Este, já no Galaxy S8 / S8 Plus possuía o Force Touch, a sensibilidade a diferentes níveis de pressão, algo que se deverá manter na nova geração de dispositivos Android.

A listagem de especificações técnicas revelou ainda a presença de uma câmara de 12MP na traseira do Samsung Galaxy S9. Este dispositivo Android terá um sensor Dual Pixel que, tal como aqui explicamos, terá uma abertura variável da lente. Na prática, variará entre f/1.5 e f/2.4 para se ajustar às condições locais.

Android Oreo 8.0 e Samsung Experience 9.0 (UI)

Os detalhes das câmaras fotográficas já haviam escapado em vários leaks ou fugas anteriores. Desta forma, resta apenas saber como é que este novo hardware de câmara será aproveitado e útil no nosso dia-a-dia. Mesmo assim, acredito que este seja um dos maiores trunfos dos próximo Samsung Galaxy S9.

A operadora Orange.ro vem também confirmar que ambos os dispositivos Android vão ter conexão 4G+. Teremos também o Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e claro, a localização GPS. Algo que não é revelado nesta fuga "acidental" foram as informações relativas ao processador. Ou melhor, na publicação original era referido o Exynos 8895, o SoC a 64-bits octa-core que está presente na geração Samsung Galaxy S8.

Todavia, é praticamente certo que o Samsung Galaxy S9 utilizará o processador Exynos 9810 na Europa. Ao passo que na China e nos Estados Unidos da América utilizará o novo Snapdragon 845 da Qualcomm.

Ambos os dispositivos serão apresentados no próximo dia 25 de fevereiro no MWC 2018 (Mobile World Congress) em Barcelona. O grande certame de tecnologia será o palco de várias apresentações. Teremos, para além dos S9, os novos Sony e novos Nokia para além dos lançamentos de várias outras construtoras.

Samsung Galaxy S9 chega no dia 25 de fevereiro

Por último, acredita-se que a nova geração de dispositivos móveis da fabricante sul-coreana já traga o sistema operativo Android Oreo 8.0 com a mais recente versão da UI.

Os dispositivos serão ainda agraciados com um leitor de impressões digitais na traseira, ao centro. As principais melhorias face à geração S8 concentrar-se-ão na câmara dos smartphones e no seu processador. Provavelmente teremos um aumento dos preços na ordem dos 100€ face aos preços de lançamento da geração anterior.

Até ao momento da sua apresentação nenhuma informação é oficial. Por isso mesmo recomendo sempre uma dose saudável de cepticismo. De qualquer forma, estaremos atentos a qualquer nova fuga de informação.

Ansiosos pela chegada da nova geração?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

P20 será como o Apple iPhone X. Quem mais terá uma “notch”?

Xiaomi Redmi Note 5 e 5 Plus revelam especificações e design

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.