Samsung Galaxy S9. 3 Truques para tirares mais proveito do teu novo Android

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Android
A traseira em vidro do novo topo de gama Android da fabricante sul-coreana. Aqui em azul. Cortesia da iFixit

Tens um novo Samsung Galaxy S9 ou Galaxy S9+? Então em primeiro lugar parabéns! Este é um ótimo sucessor para o teu Galaxy S7 ou modelo anterior. Caso tenhas migrado do iOS para Android então de forma a te auxiliar nesta transição resolvemos compilar algumas dicas. Estas podem e devem ser utilizadas por todo e qualquer novo utilizador destes topos de gama.

Tendo chegado ontem oficialmente a Portugal, já seriam também desmontados pela iFixit (neste caso o modelo Plus). São os novos topos de gama da líder mundial no mercado dos dispositivos móveis e deslumbrarão em todos os parâmetros, especialmente na fotografia. Agora, está na hora de veres como podes tirar todo o potencial deste novo topo de gama Android.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9+: Quanto custa fabricar este Android?

Antes de mais, em breve poderás utilizar o Mickey e a Minnie nos AR Emoji's dos novos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, caso queiras, é claro! Organizaremos estas dicas por base na sua relevância ou impacto no dia-a-dia do utilizador. De forma a tirares mais proveito deste belo dispositivo Android, começaremos com uma dica 3 em 1.

Pensa no teu mecanismo (forma) de desbloqueio favorita para o Samsung Galaxy S9? O que é que costumas utilizar? Leitor de impressões digitais? Código PIN? Palavra-passe ou nenhum destes mecanismos?

1- Ativa o Intelligent Scan no teu Samsung Galaxy S9

A primeira dica é, em boa verdade, um belo três em um. Três mecanismos / métodos de desbloqueio do smartphone num só. Um novo hub de segurança chamado Intelligent Scan. Com o leitor de impressões digitais / sensor biométrico, o reconhecimento facial e o scan da íris. Porque não é fácil escolher um só sobre os demais, a Samsung criou este novo hub de segurança. Isto para facilitar a utilização do seu novo topo de gama Android.

Intelligent Scan, o 3 em 1 da segurança para o teu novo Android

Apple iPhone X Samsung Galaxy S9
O leitor de impressões digitais está agora colocado numa posição mais conveniente.

O Intelligent Scan vem combinar todos os três sistema acima referidos. Mais ainda, integra também as capacidades de Inteligência Artificial do novo processador Exynos 9810, o processador dos Samsung Galaxy S9.

Em primeiro lugar o smartphone vai criar um mapa 2D do rosto do utilizador deste novo smartphone Android. Depois de ativo, o Intelligent Scan utilizará a câmara frontal para reconhecer os traços faciais do utilizador. Caso coincidam, desbloqueará logo o smartphone. Caso não tenha certezas, ativará o scan de íris para autenticar o utilizador.

Caso nenhum dos dois seja capaz de reconhecer totalmente o utilizador, combinarão os dados de ambos os sistemas para reforçar a segurança e versatilidade. Aqui terás também o leitor de impressões digitais / sensor biométrico como complemento ou alternativa para os dois mecanismos previamente citados.

Impressões digitais + scan de íris + reconhecimento facial

Note-se que o smartphone será capaz de decidir qual será o método mais eficaz para cada situação. Caso esteja muita luz ou pouca luz poderá optar primordialmente pelo leitor de impressões digitais, scan de íris ou reconhecimento facial. Tudo dependerá da luz ambiente.

Para ativar todo este sistema de segurança vai às Definições - Opções de Segurança e Ecrã de Bloqueio no teu Samsung Galaxy S9. Dentro desse menu ativa a opção Intelligent Scan.

2 - Botão da Bixby? Botão do que tu quiseres!

Vamos ser sinceros, poucos serão os utilizadores que utilizarão o botão físico dedicado à assistente virtual incorporada nestes topos de gama Android. Chama-se Bixby mas em português para já pouco faz. Aliás, mesmo em inglês esta assistente virtual não se pode sequer comparar à Google Assistant.

Vamos personalizar o botão da Bixby!

Android Samsung Galaxy S9 Samsung Developer Conference 2017 Bixby 2.0 Samsung Galaxy Note 8 Bixby
A assistente virtual, Bixby, está cada vez mais inteligente mas...ainda precisa de muito, muito trabalho!

Ora, provavelmente ficarás com um botão físico na lateral do Samsung Galaxy S9 ou Samsung Galaxy S9 Plus sem uso. Uma pena sinceramente pois esse botão pode ser aproveitado para outro fim. Note-se, oficialmente a marca não deixa o utilizador mudar a função desse botão físico. Felizmente existem programadores para combater este entrave.

Está na gora de conheceres a BxActions. Trata-se de uma App (aplicação) gratuita na Google Play Store que poderás descarregar gratuitamente AQUI. A App tem uma avaliação geral de 4.3 estrelas em 5 possíveis na Play Store e pareceu-me a melhor alternativa para estes topos de gama Android.

Instala a aplicação, dá-lhe as permissões necessárias como as de acessibilidade. Em seguida podes escolher a App ou a função que queres lançar / abrir ao carregar no botão da Bixby. Poderás até adicionar mais do que uma ação dependendo do número de vezes que pressionas o botão. Sinceramente, está na hora de tirares mais proveito do teu Android e deste botão que de outra forma ficaria ali, inútil.

3- Tirar mais proveito do Áudio deste novo Android

Um dos grandes trunfos dos Samsung Galaxy S9 e dos Samsung Galaxy S9 Plus é a presença de novas capacidades de áudio. Para além dos novos altifalantes, na caixa do novo topo de gama Android temos uns novos auriculares da AKG. São um belo par de earphones, auriculares ou simplesmente fones de ouvido.

Auriculares da AKG incluídos com os Samsung Galaxy S9

Android Samsung Galaxy S9 acessórios oficiais AKG
Os novos auriculares, afinados pela AKG. Agora, podem ficar ainda melhores com estas dicas.

Note-se que a AKG para além de construir os auriculares também desenvolveu o software para afinar o departamento auditivo. Bom, apesar de não serem uns fones de nível audiófilo serão já muito acima da média. Aliás, o seu valor de mercado rondará os 100€ segundo os peritos.

Agora, está na hora de afinares o Adapt Sound. Este é o motor de áudio, o software que dará "corpo" e personalizará o áudio. Trata-se de um sistema de equalização de áudio, estando escondido bem dentro das definições de sistema.

Para lá chegares vai a Definições - Som e Vibração - Qualidade de som e efeitos. Aí poderás ativar ou desativar este software criado pela AKG. Assim que o ativares o sistema vai-te pedir para entrar numa divisão silenciosa com os auriculares (fones de ouvido) colocados. Em seguida carrega em carrega em Começar. Aí, o Adapt Sound começará uma série de testes para otimizar a reprodução de música.

Após o teste, o Adapt Sound criará um perfil de som com base no teu uso. Calculará automaticamente vários parâmetros para se adaptar aos locais onde costumas ouvir música e à música em si. Caso não estejas satisfeito com os resultado poderás alterar todos os parâmetros manualmente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 Lite volta a ser revelado em vídeo Hands-On

Google oficializa novo Material Design do site web da Google Play Store

Pokémon GO: Shiny Lugia confirmada e detalhes sobre o Community Day

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.