Home Android

Samsung Galaxy S9: 10 novas características a esperar

Ansioso pelo próximo Samsung Galaxy S9?

Concept do Samsung Galaxy S9; Imagem: DBS Designing Samsung Galaxy S9 Plus
Concept do Samsung Galaxy S9; Imagem: DBS Designing

Ainda é cedo para falar no lançamento do Samsung Galaxy S9. Fevereiro, Março ou até mais cedo, para combater a menor disponibilidade do iPhone X. O próximo topo da gama da gigante sul-coreana está a poucos meses de dar a cara e há características que contamos ver nele.

Tendo em conta que não se esperam mudanças drásticas em termos de design, podem haver pequenas grandes mudanças noutros campos. E sejamos francos, a Samsung não precisa de mudar muito a nível de design no próximo topo de gama. No entanto, há 10 características que podemos esperar ver no próximo tubarão do Android.

Vê ainda: Nokia 3310 3G – Telemóvel Nokia já chegou à Europa por 69€

1. Dual câmara

Depois de vermos esta característica no Note 8, é de prever que a mesma esteja no próximo smartphone da linha S. Além do mais, a Samsung anuncio recentemente novos sensores de 24 e 12 megapíxeis, que prometem melhoramentos.

A sensibilidade com pouca luz terá sido melhorada e espera-se uma grande aposta no modo retrato. Tal como a Google fez com o Pixel 2 XL ou a Apple com os novos iPhone.

2. Design refinado

Os sensores anunciados pela Samsung terão uma bela feature – são mais finos que os existentes no mercado. Espera-se, portanto um Galaxy S9 mais fino, com as suas câmaras a acompanharem o design.

É nesta altura que nos perguntamos onde para onde vai aquele leitor de impressões digitais tão polémico. Falamos disso no próximo ponto.

3. Leitor de impressões digitais no ecrã

Será o sensor de impressões digitais do Samsung Galaxy S9 embutido no ecrã?

Esta é uma das grandes questões. Primeiro se o leitor volta para a frente e se, posteriormente, será embutido no ecrã. É que segundo o que podes ler aqui (com as reservas de especulação), fala-se da possibilidade de termos uma “pintinha” preta no fundo.

Estamos a falar de algo semelhante ao que tens no topo do Essential Phone. Sejamos francos, esta solução não parece viável nem para o utilizador nem para os desenvolvedores. É rezar para que seja embutido no ecrã.

4. Display in-cell touch nos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus

Alegadamente a Samsung será optado por produzir a sua própria solução in-cell touch para os próximos modelo da linha S. A confirmar-se, podem esperar-se painéis mais finos uma redução dos custos de produção em 30%.

Isto já é algo que se encontra no Galaxy S8, mas tanto S8 Plus como o Note 8 trazem outra camada de touch. Desta, a Samsung quer produzir tudo em casa.

5. Novos Snapdragon 845 ou Exynos 9810

Com a chegada dos novos Galaxy, esperam-se novos processadores topo de gama. Como vem sendo hábito a versão americana deve abarcar o Snapdragon topo de gama mais recente. 7nm é o que se fala para o Snapdragon 845. Já o Exynos 9810 (8nm) será o processador noutros mercados, como é o caso do português.

6. Processamento mais inteligente.

Tal como te dissemos aqui, a Inteligência Artificial vai ser um ponto forte no Samsung Galaxy S9. O processamento de engenharia neural é algo que tanto o Snapdragon 845 com o Exynos 9810 deverão contar. Aguardamos por uma Bixby a conseguir tradução em termpo real e o mais avançado reconhecimento de objetos.

7. O próximo passo do reconhecimento facial

A Samsung deve seguir o caminho do Face ID da Apple. O S9 deve chegar ao mercado com um mapeamento 3D da tua cara e, dando uma nova roupagem ao questionável reconhecimento facial.

Além disto, resta saber até que ponto nos estarão a empurrar para uma tecnologia mais difícil de vingar que o leitor de impressões digitais.

8. Uma questão de espaço

Alegadamente a Samsung irá equipar o S9 com componentes que diminuirão a sua pegada, deixando espaço para algo mais interessante.

A ideia é combinar um processador mais pequeno, painéis in-cell touch que diminuem espaço e conjugar com os sensores da câmara. Espera-se assim mais espaço para a bateria. Ou isto ou espaço para coisas que os utilizadores só irão utilizar uma vez.

9. Sensor amigo do ambiente

Tão simples quanto isto: ter no teu smartphone um sensor que consegue medir a quantidade de partículas de ar nocivas para o utilizador. É algo que em cidades com grande densidade de poluição porá os utilizadores em alerta.

10. Câmara com sensor de 1000fps

A Samsung tem falado de apostar num sensor capaz mil frames por segundo. A Sony é até agora a raínha neste “mercado”. No entanto, uma aposta destas por parte da Samsung seria a cereja no topo de um bolo para os amante de vídeo em slow-motion. A produção em massa deste processador deve começar em novembro.

Diz-nos nos comentários quais destas features mais gostavas de ver no próximo Samsung Galaxy S9.

Outros assuntos relevantes:

HomTom S16 – O smartphone de entrada com ecrã infinito por 51€

Nokia 7 já conta com mais de 115 mil registos em regime de pré-venda!

Do papel para o Huawei Mate 10 Pro- Pré-venda com ofertas da Moleskine

ViaPhone Arena
Bebe das canções de Manel Cruz, das idiossincrasias de Bruno Aleixo e dos planos de Quentin Tarantino. A escrita está-lhe no sangue, e o amor à tecnologia é uma boa desculpa para o mostrar a quem queira ler.