Samsung Galaxy S8+ não será o mais fácil de reparar

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Os novos topos de gama da Samsung são talvez os smartphones mais belos do mercado atualmente. A sua construção em vidro, com os painéis frontal e traseiro curvados a combinar na armação em metal que circunda os terminais dão, sem dúvida, um aspeto especial. Mas estará a reparabilidade dos dispositivos comprometida pela sua beleza? A iFixit demonstra-nos hoje o quão fácil é reparar um Samsung Galaxy S8+.

Para começar e não entrar com rodeios, o Samsung Galaxy S8+ não é um smartphone fácil de reparar. A iFixit é já bastante reconhecida pelo seu trabalho em desmontar dispositivos móveis para demonstrar as dificuldades que encontra quando chega a hora de os reparar. E, desta feita, a versão maior dos novos topos de gama da gigante sul-coreana é um "osso duro de roer" nesta tarefa.

Ver ainda: Galaxy S8: Exynos 8895 ou Snapdragon 835 para a melhor eficiência da bateria?

Voltando à construção deste terminal, só o simples facto de ser, na sua maioria, constituído por dois painéis em vidro, torna-o não só mais escorregadio nas mãos, mas também mais susceptível a quebrar quando o deixamos cair. E a forma como todo o seu corpo está fortemente unido, torna difícil de o abrir de forma a aceder ao seu interior.

O próprio ecrã curvado, a característica que dá orgulho à Samsung de lhe chamar Infinity Display, torna "quase impossível" substituir o painel frontal sem danificar a tela WQHD+ de 6.2 polegadas que é característica premium deste dispositivo. Por outro lado, há alguns pontos a favor do terminal quando chega a hora da reparação. Para começar, os vários componentes do terminal, no seu interior, são modulares, o que facilita a sua reposição. Exemplo disso é a bateria, que pode ser removida e substituída facilmente. O problema prende-se, claro está, com a forma de aceder a estes componentes, estando a parte traseira do terminal bem colada e com vários materiais adesivos a manter tudo no sitio, pelo que a desmontar todos os componentes sujeita-os a potenciais danos.

Assim sendo, a iFixit apresenta os resultados do Samsung Galaxy S8+ com 4 pontos em 10 possíveis. Não sendo dos mais fáceis terminais quando necessita de reparos, ganha ainda assim pontos pela facilidade de reposição das suas componentes, apesar de difícil acessibilidade a esse mesmo interior.

Não serão surpreendentes, depois da dificuldade que o Samsung Galaxy S8+ impõe a quem o repara, as faturas na hora de pagar a reparação, algo a condizer com o elevado preço do próprio terminal.

Surpreendido? Deixa nos comentários a tua opinião sobre os resultados apresentados pela iFixit e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros temas relevantes:

Acessível UMIDIGI C Note também chegará em vermelho

O iPhone 8 poderá demorar mais a chegar às prateleiras

Samsung Galaxy J5: Surgem agora as primeiras fotos