Samsung Galaxy S8: O que mudou desde o Galaxy S7

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 6 min.

Ele chegou! Depois de tantos rumores e revelações, finalmente ficamos hoje a conhecer o novo Samsung Galaxy S8 (e S8+). A apresentação dos novos topos de gama da gigante sul-coreana aconteceu em Nova Iorque, e após vos darmos uma bela introdução sobre o que esperar dos mesmos, vimos agora responder à questão que todos irão colocar: o que mudou, afinal, do Samsung Galaxy S7 e S7 Edge de 2016, para os novos Samsung Galaxy S8 e S8+?

Para responder a esta questão, vamos passo a passo analisar todas as caracteristicas destes dispositivos, desde o seu design, ecrã, especificações, câmara e outras funcionalidades.

O Design do Samsung Galaxy S8

O design e construção do Samsung Galaxy S8 e S8+ não se distância muito do que vimos já no ano passado com o Galaxy S7. A construção mantém um corpo em vidro à frente e a trás, que faz, por mais um ano, a linha Galaxy S brilhar por entre as suas cores, tendo como única desvantagem as constantes impressões digitais em toda a volta.

Pois bem, a mais notória diferença passa, como é claro, pelo belo ecrã que o Galaxy S8 nos traz. A empresa sul-coreana apostou por, este ano, continuar na procura de uma experiência de consumo de multimédia cada vez mais imersiva. Assim sendo, vem, tal como a LG fez com o seu novo LG G6, e estendeu o incrível ecrã Super AMOLED, tendo ainda extremidades ainda mais reduzidas.

Vê ainda: Chegaram os novos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+

O ecrã do Samsung Galaxy S8 é um Super AMOLED Quad HD+ de 5.8 polegadas, bem maior do que o ecrã de 5.2 polegadas Quad HD do Galaxy S7. Já o Plus, eleva ainda o seu plano de visão, com a mesma resolução e cores vibrantes, mas com um maior ecrã de 6.2 polegadas. Ambos os novos dispositivos tem as suas bordas laterais curvas, tal como o Samsung Galaxy S7 Edge do ano passado, que trazia um ecrã de 5.5 polegadas.

Notavelmente, podemos ver que o Home Button está agora situado por baixo destas belas telas, tendo os dois botões capacitivos que ladeiam o Home Button físico que vimos desde o primeiro Galaxy S até ao Galaxy S7.

E, não havendo um Home Button físico, a Samsung optou por transferir o leitor de impressões digitais para a parte traseira do dispositivo, ficando este a ladear o sensor fotográfico principal, do qual falaremos mais adiante.

As Especificações

Os novos Samsung Galaxy S8 e S8+ elevarão, certamente, um novo estandarte para no que toca a performance. A começar, falemos do processador. No ano passado vimos o Exynos 8890 e o Snapdragon 820 equiparem o Galaxy S7, e os resultados foram bem satisfatórios, com, ainda hoje, este dispositivo a conseguir acompanhar os terminais mais recentes que têm saído.

E pois bem, o Galaxy S8 elevará, mais uma vez, a fasquia, trazendo o novo processador da Samsung, o Exynos 8895, que integrará a versão internacional. Em alguns mercados, como o norte-americano, teremos a estreia do novo processador Qualcomm Snapdragon 835, em detrimento do Exynos. Isto não significa, de maneira nenhuma, alguma perda no que toca a performance, sendo ambos processadores octa-core com frequências muito semelhantes e a mesma arquitectura de 10nm.

A acompanhar os novos processadores estão os mesmos 4GB de RAM, tal como já havia sido com o Galaxy S7 e S7 Edge. Já no que toca a memória interna, ambos os novos Galaxy S8 chegarão com uma versão de 64GB de memória interna, não havendo este ano uma versão de 32GB este ano, podendo, no entanto, ser expansível via microSD até 256GB.

Já para dar força ao dispositivo, está uma bateria de 3000 mAh para o Galaxy S8 (mesma capacidade do Galaxy S7) enquanto que o Galaxy S8+ recebe uma maior bateria de 3500 mAh, que é ligeiramente mais pequena que a bateria de 3600 mAh que equipava o Galaxy S7 Edge.

A Câmara

Apesar de, à primeira vista, poderes achar que as novas câmaras dos novos Samsung Galaxy S8 serão muito semelhantes às do seu antecessor, vemos que a nova tecnologia dual-pixel tornará o novo sensor de 12MP num dos melhores sensores fotográficos integrados num smartphone do mercado.

Estabilização ótica de imagem, bem como uma abertura de f/1.7, autofocus e Flash-LED são certamente especificações de câmara aliciantes, para um sensor que permite a gravação de video em 2160p a 60fps e em 1080p a 120fps.

Já no que toca ao sensor frontal, temos uma câmara de 8MP com autofocus, que a própria Samsung promete tornar-se numa das câmaras frontais mais eficazes do mercado no que toca a este tipo de fotos.

As funcionalidades e mais novidades do Galaxy S8

Para além de reposicionar o leitor de impressões digitais para a parte traseira, a Samsung quer garantir, com o Samsung Galaxy S8 e S8+ que a segurança está em primeiro lugar. Assim sendo, a juntar ao sensor acima referido, o novo terminal topo de gama parte em vantagem relativamente ao seu antecessor Galaxy S7, com o novo leitor de íris e um melhorado reconhecimento facial.

E querendo oferecer a melhor experiência de utilização possível para o utilizador, a Samsung traz nestes flagships, a nova interface Samsung Experience, a correr por cima do Android 7.0 Nougat, que, para além de melhor fluidez, traz uma nova estética e uma nova assistente virtual que estará ao nível das melhores do mercado, chamada Bixby.

A nova assistente virtual da Samsung consegue, não só, executar simples tarefas que outros assistentes já conseguiam, mas, tal como o Google Assistant, consegue fazer reconhecimento lógico, desenvolvendo a sua precisão e mantendo um sentido lógico nas tarefas a ela exigidas.

Utilizar a Bixby através dos vários comandos de voz facilitará a vida, algo que o Galaxy S7 não oferecia da mesma forma. No entanto, há algo que se mantém do S7 para o S8. Falo do certificado de resistência IP68. Assim, temos a garantia de que os novos dispositivos serão resistentes à água e ao pó, algo que já vimos no ano passado com o Galaxy S7 e S7 Edge.

Para finalizar...

E, concluindo, aquelas comodidades às quais já estás habituado continuam presentes. Sistema NFC permite-te o acesso ao Samsung Pay, a bateria suporta carregamento rápido e carregamento sem fios, juntando ainda o Galaxy S8 uma panóplia de sensores (para além do leitor de íris e de impressões digitais) como um barómetro, acelerómetro, sensor de proximidade e ainda um sensor de batimento cardíaco.

Muitas são as novidades quanto aos novos topos de gama da Samsung. A tua opinião sobre se vale a pena fazer o upgrade poderá variar conforme a tua perspetiva. Se queres o melhor do melhor, o Samsung Galaxy S8 está aí e será um dos principais dispositivos de 2017, indiscutivelmente. O consumo de multimédia será bem melhor que o do Galaxy S8, grandes aos novos ecrãs, bem como a potência dos novos processadores que elevará os novos terminais em performance.

Para além disto, os benefícios da nova interface, que ainda analisaremos, bem como da Bixby poderão convencer-te a fazer a troca. Não deixamos, no entanto, de considerar que o Samsung Galaxy S7 é ainda um dispositivo de toco, que foi o porta estandarte da Samsung até ao dia de hoje e, especialmente considerando a previsivel queda no seu preço, será um smartphone ainda bem aliciante.

Mantém-te atento à 4gnews para mais noticias relacionadas com o Samsung Galaxy S8 e S8+ e deixa nos comentários a tua opinião sobre este tema.

Outros temas relevantes:

BQ lança Android 7.1 Nougat para a gama Aquaris U

Estes serão os preços e data de lançamento dos Galaxy S8

Canals: Novo mapa que a Valve lança para CSGO (mapa de reservas)