Samsung Galaxy S8 ou Apple iPhone X? Qual deves comprar?

Filipe Alves
Samsung Galaxy S8 ou Apple iPhone X? Qual deves comprar?
Samsung Galaxy S8 ou Apple iPhone X?

Agora que o Apple iPhone X e iPhone 8 e 8 Plus foram revelados, está na hora das típicas comparações. O Samsung Galaxy S8 é obviamente o smartphone de eleição e escusado será dizer que temos de os olhar lado a lado.

Quando lançado, o Samsung Galaxy S8 surpreendeu meio mundo pelo design irreverente e ecrã quase sem margens, agora que o grande concorrente lançou um smartphone topo de gama com um design idêntico, é preciso analisar ao pormenor qual deles é o mais relevante no mercado.

Vê ainda: Android Nougat já está presente em mais de 15% dos Android’s

Primeiro temos de assumir que a guerra de Sistemas Operativos não se metem no meio. O Apple iPhone X corre iOS 11 enquanto que o Samsung Galaxy S8 incorpora Android Nougat com atualização em breve para o Android Oreo.

Isto significa que muitos de vocês preferirão o Android e a sua versatilidade, já outros, olharão com mais atenção para iOS e o seu ecossistema. Ambos têm vantagens e desvantagens, assim sendo, se a tua dúvida não passa pelo hardware mas pelo software, analisa bem as tuas necessidades antes de gastar tanto dinheiro.

Hardware do Apple iPhone X e Samsung Galaxy S8

Apple iPhone X

Embora diferentes a nível de design, os equipamentos não se diferem muito na qualidade de construção. O novo Apple iPhone X é maioritariamente construído em vidro tal como o Samsung Galaxy S8. Esta nova construção dá aos dois a possibilidade de carregamento sem fios, uma maior valia face aos antigos iPhone 7 e 7 Plus.

No ecrã, o Samsung Galaxy S8 é um AMOLED e o Apple iPhone X é OLED. Isto significa que a sua qualidade deverá ser idêntica. Contudo, na apresentação, a Apple referiu que a densidade das cores será mais real, ou seja, a Samsung deverá continuar com um contraste mais agressivo e cores mais vivas, algo que sou admirador.

Especificações do Samsung Galaxy S8 e iPhone X

Câmara Galaxy Note 7 FE

Tanto o Samsung Galaxy S8 e Apple iPhone X oferecem especificações que são mais do que suficientes para um power-user, ou seja, não sentirás lentidões em qualquer um deles. A Apple dá-nos um novo processador onde a Realidade Aumentada deverá estar no papel principal. Neste aspecto, o Galaxy S8 não pode competir. Embora o novo projeto da Google ofereça possibilidades idênticas aos novos iPhones, temos de assumir que o novo processador da Apple está mais preparado que os processadores Qualcomm e Exynos da Samsung.

A diferença de preço é considerável

Apple iPhone X Face ID
Face ID no novo iPhone X da Apple

Quando chega a altura de raspar o cartão, tanto o Samsung Galaxy S8 e o Apple iPhone X deverão doer na carteira, porém, o terminal da Samsung tem um valor muito mais satisfatório. O Galaxy S8 pode ser encontrado neste momento com valores a rondar os 800€, enquanto que o Apple iPhone X custará mais 300€. Assim sendo, se o problema for o preço, o Galaxy S8 ganha sem margem para dúvida. Terás um excelente smartphone com as mesmas características do Apple iPhone X por um valor bem mais em conta.

Conclusão

Tanto um como outro serão uma boa compra. Pessoalmente tenho de dar o meu favor ao Samsung Galaxy S8 pelo preço e ecrã. O Apple iPhone X pouco fez senão acompanhar o mercado e o preço é simplesmente alto demais para se comparar de uma forma justa. Assim sendo, se realmente quiseres o novo iPhone, terás de te mentalizar que estás a pagar mais pelo mesmo que consegues num terminal topo de gama da Samsung.

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X: finalmente temos carregamento rápido

Apple Watch Series 3: Novo Smartwatch da Apple oficialmente anunciado

Apple iPhone X: benchmark do processador surpreende positivamente

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.