Samsung Galaxy S8 - Android Nougat ou Android Oreo, qual o mais rápido?

Rui Bacelar
21 Novembro, 2017
Samsung Galaxy S8 Android Oreo Nougat
Que diferença fará uma nova versão do sistema operativo nestes topos de gama?

Está na hora de nos divertirmos um pouco e assistir a um duelo improvável. São dois irmãos, o Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8+ num frente a frente para descobrir qual será o mais rápido. Qual a premissa desta competição? Um deles utiliza o sistema operativo Android Nougat 7 ao passo que o outro já está a utilizar o Android Oreo 8.0 - na sua versão beta.

Vê ainda: 18 Apps agora gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Em primeiro lugar, este tipo de comparações serve apenas para nos entreter, para nos divertir e não para dividir. Ambos são excelentes smartphones e ainda uma das melhores compras que podes fazer.

Com Android Oreo ou Android Nougat, qual o Samsung Galaxy S8 mais rápido?

Além disso, a versão do Android Oreo utilizada pelo Samsung Galaxy S8 está ainda na fase beta, isto é, não está acabada ou pelo menos não perfeita e pronta para o público geral.

Posto isto, qualquer desvantagem, ou vantagem que esta versão possa conceder ao smartphone que o utiliza não é, para já, definitiva.

Note-se que a marca lançou recentemente - no passado dia 11 de novembro, esta versão beta para alguns utilizadores selecionados de forma a que estes possam testar a nova versão do firmware (software de sistema) com o Android Oreo. Trata-se portanto de uma versão de testes.

O teste foi efectuado pelo youtuber XEETECHCARE que nos coloca ambos os topos de gama frente a frente. Eis os resultados:

Já por outro lado, o Samsung Galaxy S8+ está a utilizar a versão de firmware baseada no Android Nougat 7.0, uma versão estável que já está nas mãos do público há vários meses. Aliás, praticamente desde que este smartphone chegou ao mercado.

O objectivo último deste tipo de testes seria, em primeiro lugar, entreter-nos e, em segundo plano, fornecer uma comparação básica das diferenças de velocidade entre o Oreo e o Android Nougat.

Android Nougat ou Oreo, qual o mais veloz nos Samsung Galaxy S8?

O teste consiste na comparação e análise entre os tempos de espera na inicialização do smartphone, na abertura de várias aplicações, desde jogos a Apps de produtividade e redes sociais. Em suma, de tudo um pouco para simular as condições de vida real.

É uma interessante comparação, mesmo sabendo que o Oreo ainda é uma compilação Beta e que deverá ter mais optimizações de velocidade e desempenho assim que estiver pronto para chegar ao público geral. Posto isto, bom vídeo!

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

E tu, tens algum destes Samsung Galaxy S8? Note-se que o Oreo ainda demorará um pouco a chegar uma vez que tal deverá ocorrer durante o primeiro trimestre de 2018. Contudo, se viste o vídeo não ficarás nada mal servido com o atual Android Nougat.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018