Samsung Galaxy S8 recebe Android Oreo! Sabe tudo o que mudará!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

O Samsung Galaxy S8 está finalmente a receber a atualização Android Oreo! Depois de meses de antecipação eis que a tão aguardada atualização chega aos terminais da marca.

O topo de gama da empresa sul-coreana demorou o seu tempo para receber a atualização, contudo, a marca asiática dá-nos algumas mudanças consideráveis que certamente não foram fáceis de se fazer.

Vê ainda: Google Play Store: 25 aplicações grátis por tempo limitado

O Android Oreo, como era de esperar, chega acompanhado com a Samsung Experience 9. Quando há umas semanas falámos na possibilidade deste novo Interface ser atualizado ao mesmo tempo do Android Oreo não estávamos errados.

A atualização Android Oreo para o Samsung Galaxy S8 mudará e acrescentará funcionalidades ao teu smartphone. Para além de ter as típicas atualizações de segurança, Android Oreo, adicionará GIF's ao teclado, acrescentará novas cores na Edge ou até novos estilos de relógio no "always on display".

Todas as mudanças do Samsung Galaxy S8 com Android Oreo

A lista de mudanças desta atualização é consideravelmente grande e se queres ter uma ideia concreta nada melhor do que veres por ti mesmo no changelog abaixo.

Dados biométricos Para aumentar a sua segurança, as funcionalidades que utilizam dados biométricos (rosto, impressões digitais e íris) só estão disponíveis quando utiliza um tipo de bloqueio de ecrã seguro (padrão, PIN ou palavra-passe).

Se mudar para um tipo de bloqueio de ecrã não seguro (Deslizar ou Nenhum), a autenticação biométrica é suspensa para desbloquear e efectuar a verificação em aplicações como o Samsung Pay e o Samsung Pass.

Se estiver a utilizar dados biométricos actualmente sem um tipo de bloqueio de ecrã seguro, poderá continuar após a actualização, mas é recomendada a alteração para um tipo de bloqueio de ecrã seguro.

Painel Instantâneo - Gerir notificações de cada aplicação com categorias de notificações (aplicações suportadas apenas). - Serão mostrados ícones na parte inferior do painel de notificações para notificações que não estejam actualmente visíveis.

Aos poucos a atualização vai chegando a todos os utilizadores

Ecrã Principal - Tocar sem soltar numa aplicação para visualizar atalhos para tarefas comuns ou recomendadas dentro da aplicação (aplicações suportadas apenas). - Os distintivos de notificações nos ícones de aplicações estão ligados ao painel de notificações. Ao limpar uma notificação num local, esta será igualmente limpa no outro local.

Teclado Samsung - A barra de ferramentas dá acesso rápido a funções úteis. - O teclado GIF permite-lhe enviar GIFs. - Estão disponíveis mais teclados de alto contraste.

Desempenho do Sistema - Os serviços de segundo plano estão limitados, para melhorar o desempenho do sistema e a vida útil da bateria. - Actualmente as aplicações em execução serão sempre mostradas no painel de notificações.

Ecrã Lateral - Melhoramento do tamanho de fonte, da cor e de outras definições, para melhor visibilidade do Painel lateral. - Tocar sem soltar na alça do Painel lateral para mudar a respectiva posição. - Adição de mais 3 efeitos de Iluminação lateral e personalização de cores das aplicações.

Ecrã bloqueado e Always On Display - Novos estilos de relógio para o Ecrã bloqueado e Always On Display. - Ajustar a transparência das notificações para obter o aspecto pretendido.

Smart View - Deixar o ecrã do seu telefone ficar escuro durante o espelhamento para outro ecrã.

Samsung account - Controlar as suas definições de conta e informações de perfil de várias aplicações. - Tocar na sua fotografia de perfil na página principal das Definições, para aceder às suas informações de perfil e definições da conta.

Android Oreo chega ao S8 semanas antes da revelação do Galaxy S9

Samsung Cloud - Ver e gerir fotografias e notas armazenadas apenas na Samsung Cloud. - Armazenar qualquer tipo de ficheiro no Samsung Cloud Drive. - Seleccionar itens específicos ou restaurá-los a partir de cópias de segurança. - Ver o tamanho de cada cópia de segurança e quantos itens contém.

Samsung Dual Messenger - Instalar uma segunda cópia de uma aplicação de mensagens, para poder utilizar duas contas em simultâneo. Para aplicações que façam a verificação das contas utilizando números de telefone, necessitará de um número de telefone diferente para cada conta. - Tocar sem soltar numa aplicação de mensagens no Ecrã principal e no ecrã Aplicações, para instalar a segunda conta ou aceder a Definições - Funcionalidades avançadas - Dual Messenger.

Vê também:Galaxy S8: Tudo o que mudará com o Android Oreo

Localizar o meu smartphone - Fazer cópia de segurança da Pasta Segura remotamente na Samsung Cloud quando perder o telefone. - Bloquear o Samsung Pass utilizando Localizar o Meu Telemóvel.

Samsung DeX - Ver mais aplicações ao mesmo tempo, alterando a vista de lista de aplicações para ecrã inteiro. - Utilizar o Game Launcher no Samsung DeX para uma experiência de jogo de ecrã inteiro. - Adição de suporte de 2 capas Samsung adicionais (LED View Cover, Clear View Standing Cover).

Outras melhorias - O Bluetooth agora suporta codecs de áudio de alta qualidade, incluindo AAC e Sony LDAC. - O leitor de vídeo inclui a opção de repetição automática e velocidade dupla. - - O E-mail permite-lhe assinalar e-mails do Microsoft Exchange ActiveSync. - A nova notificação fixa do Samsung Health permite-lhe ver a sua contagem de passos rapidamente. - O Relógio agora inclui um Modo paisagem e opções de som de temporizador. - O widget do relógio digital vai directamente para a aplicação Relógio quando toca nele. - O Samsung Pass passou a permitir gerir nomes de utilizador e palavras-passe em aplicações de terceiros.

Quando é que receberás a atualização Android Oreo no teu Samsung Galaxy S8?

Se ainda não recebeste a atualização via OTA podes sempre dar um salto às "definições" e "atualização de sistema". O novo update Android Oreo 8.0 começa gradualmente a chegar a todos os S8 espalhados pelo mundo.

A probabilidade dos equipamentos desbloqueados receberem a atualização mais cedo é maior. Todavia não desesperes. A Samsung já iniciou o "roll-out" e é uma questão de dias até que chegue a todos os smartphones. Finalmente o Android Oreo chegou ao topo de gama da empresa sul-coreana. Mais vale tarde do que nunca!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 Plus, um smartphone Android inspirado no Apple iPhone X?

Android. Xiaomi Redmi Note 5 e 5 Plus revelam especificações e design

Será a Qualcomm uma das culpadas pela estagnação dos smartwatches?

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.