Samsung Galaxy S9, a melhor opção para quem tem o Samsung Galaxy S7?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Costumas trocar de smartphone todos os anos? Então estarás claramente entre o pequeno grupo de consumidores que não resiste a um novo lançamento. Já por outro lado, a grande maioria dos consumidores acaba por passar mais tempo com os seus dispositivos móveis. Agora, vamos contrapor os Samsung Galaxy S7 ao novo Samsung Galaxy S9 que chegou às lojas no passado dia 16 de março.

Com dois anos de diferença, caso tenhas um Samsung Galaxy S7 poderás estar a questionar-se sobre se estará na altura de trocar o teu smartphone. Sobretudo agora que a marca sul-coreana apresentou um programa de troca, o programa de trade-in. Uma opção extremamente tentadora...

Vê ainda: 19 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Seria com o último relatório da agência de aqui termos tornado óbvias as razões para não trocares o teu Galaxy S8 pelo Samsung Galaxy S9, como se comparará o Samsung Galaxy S7?

Samsung Galaxy S7 vs Samsung Galaxy S9

Se tens um Samsung Galaxy S7 então já existem motivos para olhares para o Samsung Galaxy S9. O primeiro deles será o visual. Algo que muitas vezes passa despercebido em análises técnicas mas que é tão ou mais importante do que as especificações. Um bom design, um look que te agrade. Lembra-te que vais utilizar diariamente este Samsung Galaxy S9 portanto convém que gostes do que vês quando olhas para ele. Se for esse o caso então está na altura de reformares o teu Samsung Galaxy S7.

Se deixaste passar o S8, fizeste bem mas agora temos um Samsung Galaxy S9

O quesito do design é puramente subjectivo e caberá ao utilizador ser o juiz final. Seja como for, ambos os smartphones são construídos em vidro. Ambos contam com uma estrutura metálica e com elementos muito semelhantes. Sobretudo no seu painel traseiro temos várias semelhanças entre o Samsung Galaxy S7 e o Samsung Galaxy S9.

Na parte frontal já temos notórias diferenças entre ambos os smartphones. A mais notória é o Infinity Display ou ecrã infinito do Samsung Galaxy S9. Com margens laterais arredondadas, um display com o formato 18.9:9 face ao ecrã 16:9 do topo de gama de 2016. As diferenças tornam-se ainda mais gritantes quando olhamos para as dimensões dos produtos e do respectivo ecrã.

Ecrã do Samsung Galaxy S9 bem maior do que no Samsung Galaxy S7

O Samsung Galaxy S7 mede 142.4 x 69.6 x 7.9 mm (altura x largura x espessura). O seu ecrã tem 5.1 polegadas de diagonal. Já o Samsung Galaxy S9 mede 147.7 x 68.7 x 8.5 mm e conta com um ecrã de 5.8 polegadas. Apesar de ser um pouco mais alto, o novo modelo é mais estreito. Com dimensões semelhantes, tens mais 0.7 polegadas de ecrã no topo de gama de 2018. O peso é ligeiramente superior no S9 com 163 gramas face ao S7 com 152 gramas.

Outra das grandes diferenças é a posição do leitor de impressões digitais ou sensor biométrico. No novo modelo está localizado na traseira do smartphone, ao centro. No modelo de 2016 está alojado no botão Home, ao centro e na parte frontal. Será outro dos critérios que dividirá opiniões.

A resolução e qualidade de ecrã?

Ambos os smartphones utilizam um painel AMOLED com a assinatura da marca, os Super AMOLED. Em ambos a resolução atinge o padrão Quad-HD. No Galaxy S7 temos 1440 x 2560 pixéis. Já no Galaxy S9 temos 1440 x 2960 pixéis, padrão Quad-HD+ para preencher o ecrã mais alto, formato 18.9:9.

A nível de proteção no Samsung Galaxy S9 temos o vidro Gorilla Glass 5 da Corning. Já no Samsung Galaxy S7 temos o vidro Gorilla Glass 4 da mesma empresa. Podemos ainda referir que no S9 o ecrã ocupa sensivelmente 83.6% da área do painel frontal. Já no S7 este valor fica-se pelos 72.1%. A diferença? As margens ou bezels, mais notórias no modelo antigo.

Ecrã, mais "infinito" do que nunca no Galaxy S9

Para além do aspecto visual, também os audiófilos estarão precavidos com a entrada de áudio jack de 3.5mm. Mais ainda, no novo modelo temos auriculares "afinados" pela AKG, já incluídos na caixa do smartphone. Sem esquecer que este modelo conta com novos altifalantes, agora em stereo.

O poder de processamento? O processador? A velocidade?

Aqui o utilizador mais atento poderá começar a sentir algumas diferenças na performance serão perceptíveis. No Samsung Galaxy S7 temos o processador Exynos 8890 com 8 núcleos de processamento a uma frequência máxima de 2.3Ghz. Conta com um total de 4GB de memória RAM.

Já no Samsung Galaxy S9 temos, entre nós, o processador Exynos 9810 com 8 núcleos de processamento a uma frequência máxima de 2.7 GHz. Conta igualmente com 4GB de memória RAM. Aqui, sobretudo com o passar da idade poderás sentir que está na altura de trocar para o novo modelo. Já por outro lado, assim que o Galaxy S7 receber a atualização de sistema para Android Oreo as diferenças de performance serão mitigadas. Caso tudo corra conforme o previsto.

Já a nível de armazenamento interno ambos os smartphones estão bem preparados. Aqui o novo Samsung Galaxy S9 conta com 64GB de memória na sua versão base. O Samsung Galaxy S7 começa nos 32GB de memória interno. Em ambos os casos poderás utilizar um cartão de memória microSD para expandires este valor.

Câmara, o factor decisivo entre ambos os Samsung Galaxy

A câmara do Samsung Galaxy S7 continua a ser boa. Prova disso é o facto de o Galaxy S8 utilizar exatamente o mesmo sensor traseira, com mais alguns "truques" de software. Já no Samsung Galaxy S9 temos uma câmara com melhorias significativas e bem notórias e não, não me refiro aos mega pixéis (MP's).

Recapitulando o hardware do Samsung Galaxy S7 temos aqui uma câmara de 12MP de resolução, um sensor de 12MP com uma abertura focal de f/1.7. Já no Samsung Galaxy S9 temos um novo sensor dotado de uma abertura variável da lente. Esta pode alternar entre os valores de f/1.5 para ambientes onde escasseia a luz e f/2.4 onde esta abunda.

O resultado é uma câmara muito mais versátil e preparada para todos os tipos de cenários no novo topo de gama. Será capaz de proporcionar um efeito de fundo desfocado ao focar apenas o objecto principal com a abertura máxima. Poderá também criar imagens mais nítidas e com mais detalhe na abertura mínima de f/2.4.

Vê ainda: 9

As vantagens na captura de imagem são transpostas para a gravação de vídeo. Novamente o Samsung Galaxy S9 é o smartphone mais completo. Poderás filmar a 2160p Quad-HD a 60fps, 1080p Full-HD a 240fps ou então a 720p HD a 960fps. Temos, portanto, a gravação de vídeo em câmara super lenta.

No Galaxy S7 podemos gravar vídeo a 2160p Quad-HD a30fps, 1080p Full-HD a 60fps, 720p HD a 240fps para um vídeo em câmara lenta. Já a câmara frontal também melhorou de 5MP para 8MP entre os S7 e S9.

Numa última nota, a capacidade da bateria de ambos os smartphones é exatamente a mesma, ambos com 3000 mAh. Ambos dotados de carregamento rápido e carregamento sem-fios.

Em última análise, talvez esteja na altura de trocar para o novo Samsung Galaxy S9, sobretudo se valorizares a fotografia acima de tudo. Aí, não penses sequer duas vezes.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

OnePlus 6 continuará a ser um bom investimento, mesmo por 600€

.5 para um total de 30 smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.