Home Android

Samsung. Chegará o Android Oreo ao Samsung Galaxy S6?

E se não chegar? Será que isso importa assim tanto?

Android Oreo Samsung Galaxy S6 edge+ Android
Ainda não sabemos se este topo de gama receberá, ou não, uma nova atualização.

Sempre que adquirimos um novo smartphone há um receio que paira sempre sobre os nossos ombros. E se a marca deixar, subitamente, de atualizar o meu novo smartphone? Será que faço bem em investir num dispositivo topo de gama? Pergunta que certamente atravessou a mente de alguns clientes da Samsung quando compraram o Samsung Galaxy S6 e suas variantes. Agora, resta saber se também ele receberá o Android Oreo.

Numa altura em que as principais fabricantes são alvo de críticas por suspeitas de obsolescência programada. Agora, mais do que nunca, quando os clientes estão mais atentos ao bem estar dos seus dispositivos, ao cuidado prestado pelas marcas aos seus produtos. Agora que também a Samsung (para além da Apple) estará a ser investigada por suspeitas de abrandamento dos seus dispositivos. Agora, olhemos para os Samsung Galaxy S6.

Vê ainda: 23 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Poderão estes dispositivos lançados em 2015, receber em 2018 a atualização de sistema para Android Oreo? É uma hipótese que tem sido avançada vezes sem conta. Tudo terá começado com a divulgação, no Reddit, de uma conversa entre um utilizador e um representante da fabricante sul-coreana. Resta saber se isto algum dia se materializará.

Caso seja verdade, a Samsung daria assim um ótimo exemplo e abriria um precedente histórico. Seria o seu primeiro smartphone a receber 3 anos de atualizações oficiais de software. Para já, claro, não passa de uma possibilidade que já por duas vezes terá sido confirmada por representantes da marca. Resta saber se estes mesmos representantes estavam em contacto com o departamento técnico da marca. O tempo o dirá.

Samsung Galaxy S6 pode vir a receber o Android Oreo

Os Samsung Galaxy S6, S6 edge, S6 edge Plus já são dispositivos vintage. Com 3 anos de existência já não se podem considerar novos ou atuais. Mesmo assim, não deixam de ser perfeitamente capazes de proporcionar uma boa experiência de utilização em 2018. Pecam sobretudo pela autonomia de bateria. Brilham, ainda hoje, pela elegância, ecrã, câmara e dificilmente estarão lentos. Representam um ponto alto na história da marca mas poderão mesmo receber o Android Oreo?

Apresentado oficialmente no dia 1 de março de 2015, o Samsung Galaxy S6 e S6 edge foram lançados no mercado há quase três anos. Chegariam com o sistema operativo Android 5.0.2 Lollipop. No ano seguinte, a partir de 15 de fevereiro de 2016 receberiam o Android Marshmallow 6.0. Acelerando para 2017, os Samsung Galaxy S6 receberiam o Nougat 7.0 no início de março de 2017.

Com uma grande atualização de sistema por ano, o padrão é bastante coerente. A grande maioria das fabricantes Android concede 2 anos de suporte oficial para os seus dispositivos. Da mesma forma que a “garantia” ou assistência técnica pós-venda também está estipulada (na Europa) em 2 anos, o mesmo sucede com as atualizações de software de sistema (firmware).

Samsung Galaxy S6 já recebeu 2 anos de atualizações oficiais

Android Oreo Samsung Galaxy S6 Android Oreo ibtimes
O dispositivo dificilmente receberá mais atualizações oficiais ©reuters

Em suma, o Samsung Galaxy S6 (e respectivas versões e variantes) já receberam dois anos de suporte oficial. Receberiam também duas grandes versões do sistema operativo. Dito isto, neste momento não existe nenhum sinal oficial de que receberão o Android Oreo. Temos apenas algumas provas circunstanciais que não devem servir de base para o aumento das esperanças.

Neste momento, mentaliza-te que o teu Samsung Galaxy S6 não deverá receber o Android Oreo. Fica em paz com essa ideia. Caso a fabricante, por algum motivo ou milagre decidir brincar este smartphone vintage com alguma atualização séria, então tanto o melhor. De qualquer forma, não esperes o Android Oreo.

Alternativa são as Custom ROM’s com Android Oreo

Tudo o que sabemos até o momento sobre este Android Oreo para os Samsung Galaxy S6 baseia-se numa alegada conversa entre um utilizador e um representante da marca.

Algo que não podemos confirmar. A própria marca não revelou se este dispositivo será ou não atualizado. Contudo, com base no histórico da marca mais uma vez te digo. Não esperes pela atualização para Android Oreo. Se o teu dispositivo funciona bem e está fluído, depois de quase três anos no mercado, sinceramente o que mais podemos pedir?

Todavia existem alternativas, não oficiais. Temos várias ROM’s personalizadas ou Custom ROM’s que se baseiam já neste Oreo. Pessoalmente recomendaria-te a LineageOS na sua versão mais recente. Ou até mesmo a Pixel Experience. Sobre estas poderás encontrar na comunidade de programadores independentes, a XDA Developers, mais informações.

O teu Samsung Galaxy S6 continuará igual a si mesmo

Samsung Galaxy S6 Android Oreo
E se não receber o Oreo, qual é o problema?

O teu Samsung Galaxy S6 provavelmente continuará a funcionar sem queixas com o Nougat 7.0 durante mais alguns anos. Perderás, é certo, as mais valias do Android Oreo. Desde os pontos para as notificações, os canais para as notificações, o modo Picture-in-Picture, o reforço da segurança, o reforço da velocidade na abertura de aplicações. Reforço na velocidade do reboot do smartphone. As novas animações e mais uns quantos “truques”.

Todavia, continuarás a poder fazer exatamente o mesmo com o teu Samsung Galaxy S6 que fazias há um ano atrás. Aqui, o mais importante de tudo seriam as atualizações de segurança, os patches que chegam para corrigir algumas vulnerabilidades. Tudo o resto, acaba por ser um acessório.

E tu, ainda utilizas um destes Samsung Galaxy S6?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. 40 mil pessoas em risco de fraude com cartões de crédito

Samsung. Será este o primeiro indício dos Samsung Galaxy J 2018?

WhatsApp já utiliza uma das melhores novidades do Android Oreo

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).