Samsung Galaxy S6 poderá ser atualizado com o Android Oreo

Rui Bacelar
Android Oreo Samsung Galaxy S6 edge+ Android
Ainda não sabemos se este topo de gama receberá, ou não, uma nova atualização.

Será ou não será a geração Samsung Galaxy S6 atualizada com o Android Oreo 8.0 e a Samsung Experience 9.0 (UI)? Questão que já aqui abordamos por diversas vezes na 4gnews. Agora, tal como avança a Gsmarena, o Android Oreo 8.0 afinal pode chegar aos Samsung Galaxy S6. Bom, em que ficamos?

Quando se julgava já encerrada a questão, depois de analisadas todas as migalhas de informação. Depois da profunda investigação demos por nós a considerar extremamente improvável a chegada de tal atualização. Seria, aliás, a primeira vez que a fabricante sul-coreana atualizaria um smartphone durante mais de dois anos.

Vê ainda: 23 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Se tens um dispositivo Samsung Galaxy de gama alta, recente, então deves estar à espera desta atualização. O Android Oreo 8.0 foi disponibilizado em agosto de 2017. Contudo, seriam necessários dois meses para que a fabricante sul-coreana começasse a trabalhar nesta atualização.

O início do programa de testes (beta) para os Samsung Galaxy S8 só começaria já bem dentro do último trimestre de 2017. Aos dispositivos da linha Galaxy S8 chegariam várias compilações de testes (beta). Em cada nova compilação a trazer mais recursos do que a anterior.

Android Oreo para os Samsung Galaxy S6?

A pouco e pouco foi-se delineando a Samsung Experience 9.0 baseada no Android Oreo. Agora, essa mesma atualização está também a chegar aos utilizadores do Galaxy S8 e Galaxy S8+ em território nacional. Já antes disso, tínhamos aqui exposto uma lista extensa com todos os smartphones que deveriam receber a atualização para Android Oreo. Os Samsung Galaxy S6 / S6 edge e Galaxy Note 5 não estavam incluídos nessa lista que seria avança em primeira mão pela XDA Developers.

Linha Samsung Galaxy S6 foi apresentada em 2015

Samsung Galaxy S9 Android Oreo Samsung Galaxy S6 Android Oreo ibtimes
A atualização dificilmente chegará a esta geração de dispositivos móveis ©reuters

Esta respeitável comunidade de programadores compilaria a lista com base nos ficheiros de firmware (software) de sistema. Ficheiros esses que supostamente escaparam dos servidores da Samsung. Depois de alguma investigação. Com base nos ditos ficheiros, viriam confirmar aquilo que já todos suspeitávamos. O Android Oreo, para todos os efeitos, não chegaria aos Samsung Galaxy S6.

Os smartphones Samsung Galaxy S6 (S6 edge e S6 edge Plus), e Galaxy Note 5 foram apresentados em 2015. Estão prestes a perfazer três anos de vida e as marcas do tempo já se começam a fazer sentir. Relembro que no seu interior temos o processador Exynos 7420, o melhor SoC (system-on-chip) que a marca tinha na altura. Foi também nesse ano que a fabricante passou a utilizar principalmente processadores feitos por si nos seus topos de gama. Até então dependia da Qualcomm para o efeito.

Ora, pelo menos no papel, pelo menos em teoria são mais do que poderosos para aguentar o Android Oreo. Afinal de contas a Google otimiza o seu sistema operativo para correr em dispositivos com especificações muito modestas. Mesmo assim, os Samsung Galaxy S6 já estão muito mais próximos dos três anos de idade do que dos dois anos. Algo que praticamente os exclui da lista de smartphones atualizáveis para o Android Oreo.

Android Oreo poderá chegar aos Samsung Galaxy S6 da operadora T-Mobile

Samsung Galaxy S6 Android Oreo
A vida útil desta geração chegou ao fim. (Provavelmente)

Note-se ainda e é importante que isto fique bem claro, a Samsung não se pronunciou sobre as atualizações para o Android Oreo. Oficialmente estamos às escuras no que ao Android Oreo para os Samsung Galaxy S6 e qualquer outro Samsung diz respeito. Temos algumas pistas dadas por fontes externas, tal como é o caso da T-Mobile.

A T-Mobile é uma das maiores operadoras norte-americanas. Mercado onde a esmagadora maioria dos smartphones são vendidos através de contratos mediados pelas fornecedoras de serviços. Agora, esta mesma T-Mobile publicou na sua página de suporte e assistência (fonte) algo particularmente interessante. Citando os Samsung Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, e ainda o Galaxy Note 5, refere que chegará uma nova atualização de software.

Poderá uma só operadora atualizar os Samsung Galaxy S6?

Sendo fieis à fonte, a frase concreta na página da T-Mobile diz o seguinte. “T-Mobile and the device manufacturer have agreed to support a new software update.”Traduzindo para português temos "A T-Mobile e a construtora do dispositivo concordaram com a distribuição de um novo software".

A nova atualização de software em questão é o Android Oreo 8.0, à qual a página de suporte da T-Mobile se refere como "Fase Completa". Podem consultar as páginas de suporte para o S6 - AQUI, S6 edge - AQUI, S6 edge Plus - AQUI e Galaxy Note 5 - AQUI.

Samsung Galaxy S6 Android Oreo
Poderá uma operadora obrigar a marca a atualizar os seus equipamentos?

Para todos estes equipamentos temos a mensagem de Phase Complete relativamente ao Android Oreo. Quererá isto dizer que o Android Oreo está efetivamente pronto para começar a chegar a todos estes equipamentos? Para já não existe forma de confirmar isso mesmo. Não sabemos se a geração de 2015 será agraciada com uma nova atualização de sistema.

Caso tal se verifique seriam excelentes notícias para os consumidores/ utilizadores destes equipamentos. Seria também uma boa forma de manter os seus utilizadores felizes e fieis à marca. Esperemos que tal se verifique e que não seja só uma operadora a atualizar os seus equipamentos.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670 será uma das estrelas da MWC

Apple – Fuga de parte do código fonte do iOS foi culpa de um estagiário

Asus ZenFone 5 Lite – Eis a primeira imagem real deste Android

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.