Samsung Galaxy S6 poderá ser atualizado com o Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Será ou não será a geração Samsung Galaxy S6 atualizada com o Android Oreo 8.0 e a Samsung Experience 9.0 (UI)? Questão que mprovável a chegada de tal atualização. Seria, aliás, a primeira vez que a fabricante sul-coreana atualizaria um smartphone durante mais de dois anos.

Vê ainda: d

Se tens um dispositivo Samsung Galaxy de gama alta, recente, então deves estar à espera desta atualização. O Android Oreo 8.0 foi disponibilizado em agosto de 2017. Contudo, seriam necessários dois meses para que a fabricante sul-coreana começasse a trabalhar nesta atualização.

O início do programa de testes (beta) para os Samsung Galaxy S8 só começaria já bem dentro do último trimestre de 2017. Aos dispositivos da linha Galaxy S8 chegariam várias compilações de testes (beta). Em cada nova compilação a trazer mais recursos do que a anterior.

Android Oreo para os Samsung Galaxy S6?

A pouco e pouco foi-se delineando a Samsung Experience 9.0 baseada no Android Oreo. Agora, essa mesma atualização está também a chegar aos utilizadores do Galaxy S8 e Galaxy S8+ em XDA Developers.

Linha Samsung Galaxy S6 foi apresentada em 2015

Esta respeitável comunidade de programadores compilaria a lista com base nos ficheiros de firmware (software) de sistema. Ficheiros esses que supostamente escaparam dos servidores da Samsung. Depois de alguma investigação. Com base nos ditos ficheiros, viriam confirmar aquilo que já todos suspeitávamos. O Android Oreo, para todos os efeitos, não chegaria aos Samsung Galaxy S6.

Os smartphones Samsung Galaxy S6 (S6 edge e S6 edge Plus), e Galaxy Note 5 foram apresentados em 2015. Estão prestes a perfazer três anos de vida e as marcas do tempo já se começam a fazer sentir. Relembro que no seu interior temos o processador Exynos 7420, o melhor SoC (system-on-chip) que a marca tinha na altura. Foi também nesse ano que a fabricante passou a utilizar principalmente processadores feitos por si nos seus topos de gama. Até então dependia da Qualcomm para o efeito.

Ora, pelo menos no papel, pelo menos em teoria são mais do que poderosos para aguentar o Android Oreo. Afinal de contas a Google otimiza o seu sistema operativo para correr em dispositivos com especificações muito modestas. Mesmo assim, os Samsung Galaxy S6 já estão muito mais próximos dos três anos de idade do que dos dois anos. Algo que praticamente os exclui da lista de smartphones atualizáveis para o Android Oreo.

Android Oreo poderá chegar aos Samsung Galaxy S6 da operadora T-Mobile

Note-se ainda e é importante que isto fique bem claro, a Samsung não se pronunciou sobre as atualizações para o Android Oreo. Oficialmente estamos às escuras no que ao Android Oreo para os Samsung Galaxy S6 e qualquer outro Samsung diz respeito. Temos algumas pistas dadas por fontes externas, tal como é o caso da T-Mobile.

A T-Mobile é uma das maiores operadoras norte-americanas. Mercado onde a esmagadora maioria dos smartphones são vendidos através de contratos mediados pelas fornecedoras de serviços. Agora, esta mesma T-Mobile publicou na sua página de suporte e assistência (fonte) algo particularmente interessante. Citando os Samsung Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, e ainda o Galaxy Note 5, refere que chegará uma nova atualização de software.

Poderá uma só operadora atualizar os Samsung Galaxy S6?

Sendo fieis à fonte, a frase concreta na página da T-Mobile diz o seguinte. “T-Mobile and the device manufacturer have agreed to support a new software update.”Traduzindo para português temos "A T-Mobile e a construtora do dispositivo concordaram com a distribuição de um novo software".

A nova atualização de software em questão é o Android Oreo 8.0, à qual a página de suporte da T-Mobile se refere como "Fase Completa". Podem consultar as páginas de suporte para o S6 - AQUI.

Para todos estes equipamentos temos a mensagem de Phase Complete relativamente ao Android Oreo. Quererá isto dizer que o Android Oreo está efetivamente pronto para começar a chegar a todos estes equipamentos? Para já não existe forma de confirmar isso mesmo. Não sabemos se a geração de 2015 será agraciada com uma nova atualização de sistema.

Caso tal se verifique seriam excelentes notícias para os consumidores/ utilizadores destes equipamentos. Seria também uma boa forma de manter os seus utilizadores felizes e fieis à marca. Esperemos que tal se verifique e que não seja só uma operadora a atualizar os seus equipamentos.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670 será uma das estrelas da MWC

Apple – Fuga de parte do código fonte do iOS foi culpa de um estagiário

d

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.