Samsung Galaxy S5 com Android Oreo graças à LineageOS 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Samsung Galaxy S5 é provavelmente o topo de gama da gigante sul-coreana que mais críticas recebeu durante os últimos anos. Uma junção de factores que iam desde o seu design, materiais de construção, Interface pesada e leitor de impressões digitais ineficaz. Todos estes quesitos acabariam por tornar o Galaxy S5 num apetecível alvo de chacota. Agora, se ainda utilizares um destes smartphones, poderás utilizar a LineageOS 15 baseada no Android Oreo.

Vê ainda: OnePlus 5T – A verdade sobre o smartphone que as lojas estão a anunciar

Em seguida poderás encontrar uma breve resumo do que é a LineageOS 15, o que traz de novo o Android Oreo (8.0), e como instalar este software de sistema no teu fiel Samsung Galaxy S5.

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores.

Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade. A sua 15ª versão baseia-se no Android Oreo, a mais recente versão deste sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste SO.

A construtora sul-coreana está já a testar a estabilidade da sua nova compilação de firmware baseado neste Android Oreo para os Samsung Galaxy S8. Também o Note8 receberá em breve as novidades, em seguida será a geração Galaxy S7 / S7 edge e, muito provavelmente, também a família Galaxy S6 receberá o Android Oreo.

Como instalar a LineageOS 15 no Samsung Galaxy S5?

Caso sejas o feliz dono de um Samsung Galaxy S5 então gostarás sem dúvida de saber que, graças aos esforços de toda a comunidade dedicada à LineageOS, foi efectuada com sucesso a portabilidade do firmware (software de sistema) da LineageOS 15 baseada no Android Oreo para este dispositivo.

Note-se que esta versão da LineageOS 15, uma custom ROM, ainda conta com alguns bugs / erros que poderão comprometer a estabilidade do dispositivo para uma utilização no dia-a-dia.

Dito isto, a ROM ainda precisa de algum trabalho e se o Galaxy S5 é o teu equipamento diário aconselhava-te a esperar mais alguns dias até que chegue a ROM oficial, já estável, para este smartphone.

Para instalar a LineageOS 15 neste Samsung Galaxy S5:

  • Em primeiro lugar, esta ROM é unicamente compatível com o Samsung Galaxy S5 (nome de código "Kite").
  • Não a tentes instalar em qualquer outro smartphone que não o Galaxy S5 sob pena de brickares e inutilizares o teu smartphone. A 4gnews escusa-se de qualquer responsabilidade.
  • Este procedimento só deve ser efetuado por quem souber exatamente o que está a fazer e os riscos associados.
  • Cumpre ainda salientar que precisarás de ter uma TWRP recoveryinstalada no teu dispositivo para poderes instalar o novo firmware. Poderás encontrar aqui, a TWRP recovery específica para este Samsung.

Downloads Necessários

  • LineageOS 15.0 para o Galaxy S5- AQUI
  • Google APPs – AQUI
  • TWRP para o Galaxy S5- AQUI
  1. Em primeiro lugar descarrega todos os ficheiros necessários (links acima)
  2. Transfere ambos os ficheiros para o armazenamento interno do smartphone
  3. Reboot / Reinicia o smartphone no modo TWRP Recovery
  4. Efetua um Wipe a partir do menu geral da TWRP e faz um Swipe to Factory Reset.
  5. Volta ao menu principal da TWRP Recovery, carrega em Install (instalar) e seleciona o pacote LineageOS.zip que tinhas transferido para o teu smartphone.
  6. Depois de selecionar o ficheiro faz um Swipe to Confirm Flash e dar inicia à instalação que poderá demorar algum tempo.
  7. Assim que a LineageOS estiver instalada com sucesso apaga a memória cache/dalvik
  8. Instala / Flasha o firmware e em seguida as Google APPS
  9. Reinicia o teu Samsung Galaxy S5

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente e desta forma poupar mais energia.
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo
  • (Lista de funcionalidades variará de marca para marca)

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Espero que esta novidade de agrade mas devo dizer que este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone.

Em breve também sairá a compilação final, estável e que qualquer utilizador, mesmo que pouco experiente, poderá instalar neste Samsung Galaxy S5 e em muitos outros smartphones que, de outra forma, não receberiam as novidades do Android Oreo.

E tu, ainda utilizas um destes Samsung Galaxy S5? Como tem sido a tua experiência até à data?

Outros assuntos relevantes:

d

Apple iPhone 8 – Algumas unidades chegam com ecrã descolado

eo está prestes a chegar ao Samsung Galaxy S8+

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.