Samsung Galaxy S3 LineageOS Android Nougat
Poderás dar nova vida ao teu Samsung Galaxy S3 com a LineageOS

Foi em 2012 que a Samsung apresentou aquele que é um dos seus mais icónicos produtos. O Samsung Galaxy S3 ainda hoje é um dos smartphones mais elegantes que alguma vez chegaram ao mercado Android. Agora, já gozando da sua merecida velhice, o dispositivo poderá agora utilizar o Android Nougat graças à LineageOS.

Vê ainda: OnePlus 5T agora em novas imagens e com preço abaixo dos 550$

Nada me dá mais gozo e satisfação pessoal do que poder ser o arauto de boas notícias, neste caso, a possibilidade de utilizar uma das mais recentes versões do sistema operativo da Google num dispositivo com 5 anos de vida. Não duvido que ainda existam vários utilizadores desta máquina e sei que gostarão desta notícia / tutorial.

Android Nougat no Samsung Galaxy S3?

Neste momento a mais recente versão do sistema operativo da Google é o Android Oreo, uma atualização que nunca chegará a este dispositivo por via oficial, nem mesmo o Android Nougat. Contudo, graças à equipa de desenvolvedores da Custom ROM LineageOS poderás dar nova vida a este dispositivo vintage.

O que é a LineageOS?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

Esta é atualmente a mais recente versão da custom ROM mais popular da atualidade. Sendo efectivamente uma continuação ou sucessora da CyanogenMod trata-se de uma alternativa viável ao firmware oficial fornecido pelas várias construtoras de smartphones.

Samsung Galaxy S3 LineageOS Android Nougat 4gnews Smartphone Android O Motorola
Alguém pediu o Android Nougat?

Em desenvolvimento está a LineageOS 15, versão que será baseada no Android Oreo mas que, à data de publicação deste artigo, ainda não se encontra pronta. Para o teu Samsung Galaxy S3, a atual versão, será uma autêntica lufada de ar fresco!

Cumpre, antes de tudo, salientar que poderás encontrar alguns erros / bugs ou instabilidades nesta ROM mas, se queres dar uma nova vida ao teu Samsung Galaxy S3 então esta é a oportunidade ideal. Em seguida deixo-vos um tutorial de instalação desta ROM para a versão internacional do Galaxy S3 – i9300 com processador Exynos.

Guia de instalação da LineageOS (Android Nougat) no Samsung Galaxy S3:

  1. A TWRP Recovery deverá estar instalada no teu Galaxy S3 – Download AQUI (i9300)
  2. Descarrega a Lineage OS – AQUI – e as “Gapp” – AQUI
  3. Transfere ambos os ficheiros para o armazenamento interno do smartphone ou, de preferência para o cartão de memória microSD.
  4. Desliga o smartphone, reinicia no modo Recovery ao pressionar os botões (Aumentar Volume + botão central Home) – o menu TWRP surgirá.
  5. Seleciona e clica em Instalar. Em seguida seleciona o ficheiro LineageOS que acabaste de descarregar.
  6. Em seguida, novamente no modo Recovery vais instalar o ficheiro “Gapp”
  7. Finda a segunda instalação vais, dento do modo Recovery, fazer uma limpeza “Wipe” à memória interna, memória cache e possíveis partições de memória.
  8. Reinicia o dispositivo e terás o Android Nougat no teu Samsung Galaxy S3.

Cumpre ainda salientar que este procedimento irá apagar todos os dados, ficheiros, mensagens, contactos e informações guardadas na memória do smartphone portanto, antes de sequer começares a descarregar a LineageOS faz uma cópia de segurança de todas as informações importantes.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Relembro ainda que todo este procedimento deverá ser feito por tua própria conta e risco. Espero, acima de tudo, que este tutorial te ajude a dar nova vida a este belíssimo smartphone. Qualquer dúvida, deixa abaixo nos comentários.

Viatheleaker
FonteLineageOS
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).