
É verdade que o Galaxy S26 Ultra ainda não foi anunciado, mas os rumores sobre o seu sucessor já correm. Desta feita, somos confrontados com a possibilidade de o Samsung Galaxy S27 Ultra trazer um novo sistema de reconhecimento facial.
A informação é avançada por @SPYGO19726 no X. Embora a sua credibilidade seja questionável, ele diz-nos que a sul-coreana implementará um sistema de reconhecimento facial mais avançado, potencialmente superior ao Face ID.
Samsung quer melhorar a segurança nos seus smartphones
As pistas para esta novidade foram encontradas numa versão preliminar de testes do firmware para o Galaxy S27 Ultra. Em causa, a menção a “Polar ID v1.0” como uma referência a um “sistema de autenticação por luz polarizada” melhorada.
Os sistemas de reconhecimento facial usados atualmente nos smartphones Android assentam sobretudo em infravermelhos para registar reflexões da cara dos utilizadores. O suposto sistema do Galaxy S27 Ultra utilizará uma assinatura de polarização da pele de alta resolução.
Adicionalmente, a fonte afirma que isso será possível graças a sensores ISOCELL Vision e BIO-Fusion Core. Ao que tudo indica, estes usam uma rotina de enclave e deverão apresentar uma latência de desbloqueio a rondar os 180 milissegundos.
Em teoria, esta combinação de tecnologias desbloqueará um futuro mais seguro e fiável para o reconhecimento facial em smartphones. Aparentemente, ela reconhecerá os utilizadores mesmo que estes usem máscaras ou óculos de sol.
Ademais, esta tecnologia não conseguirá ser enganada por fotografias ou modelos 3D da tua cara. Ou seja, trazem uma nova camada de segurança que nem nas primeiras fases do Face ID se observou.
Como disse acima, a fonte destas informações possui uma credibilidade questionável. A principal razão para isso foi ele ter avançado com pontuações de benchmark duvidosas sobre o Exynos 2600.
Além disso, esta não é a primeira vez que se fala que o próximo Galaxy Ultra receberá um sistema de reconhecimento facial melhorado. Essa tese foi avançada para os Galaxy S25 Ultra e Galaxy S26 Ultra e em nenhuma das ocasiões isso se confirmou. Veremos se será desta.
