O Samsung Galaxy S26 Ultra tem sido vítima de alguma controversa mesmo antes do seu anúncio oficial. Os rumores iniciais apontam para escolhas feitas na câmara e na bateria deste smartphone que não correspondem à expectativa dos fãs.
Agora, temos mais um relatório que aponta para outra escolha que promete discussão. Segundo a previsão da Daishin Securities, o Samsung Galaxy S26 Ultra deverá chegar ao mercado com o processador Exynos 2600.
Todos os Samsung Galaxy S26 deverão usar o processador Exynos 2600
Para sermos mais rigorosos, o rumor refere que a Samsung deverá colocar o seu processador no interior de todos os membros da série Galaxy S26. Algo que romperá com a estratégia da sul-coreana nos últimos anos.
É verdade que os Galaxy S25 chegaram todos com o processador Snapdragon 8 Elite. No entanto, as três gerações que os antecederam foram lançadas com um misto entre processadores Exynos e Snapdragon.
Esse misto consistia no uso do processador desenvolvido pela Samsung nos modelos base em alguns mercados, nomeadamente o europeu. Já os modelos Ultra foram lançados em todos os mercados com o processador da Qualcomm.
Se as previsões que agora nos chegam se confirmarem, isso não acontecerá no próximo ano. Até o Galaxy S26 Ultra contará com o Exynos 2600, embora não seja esclarecido se isso se aplicará em todos os mercados.
Samsung mostra-se bastante confiante no potencial do Exynos 2600
A possível aposta no Exynos 2600 para os novos topos de gama da Samsung espelha a confiança que a empresa deposita neste componente. Este será o primeiro processador da sul-coreana desenvolvido na sua nova tecnologia de 2nm.
O responsável pelo departamento de processadores da Samsung revela que a empresa está a preparar cuidadosamente o Exynos 2600 e espera dele bons resultados. E os primeiros resultados de benchmark aponta nesse sentido.
Na última passagem do Exynos 2600 pela Geekbench, o processador da Samsung obteve 3309 pontos em testes single-core e 11256 pontos em multi-core. Por comparação, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 obteve 3393 pontos em single-core e 11515 pontos em multi-core.
Recordo que os processadores Exynos foram bastante criticados pela discrepância no desempenho e aquecimento exagerado face aos processadores da Qualcomm. Mas os resultados acima mostram que o desempenho de ambos será bastante próximo.