A Qualcomm planeia lançar o processador Snapdragon 8 Gen 4 em outubro deste ano. Mas ao que parece a empresa está a fazer alterações de última hora. Inicialmente, o design do processador estava finalizado em abril, com uma frequência de 4.0 GHz ou superior. Contudo, tendo em conta o recente lançamento do M4 da Apple e as suas velocidades de clock elevadas que lhe permitiram alcançar pontuações recorde em desempenho single-core, a Qualcomm pondera introduzir um novo design com uma frequência de 4.26 GHz.
Esta mudança terá como objetivo competir com os futuros A18 e A18 Pro da Apple, que também poderão operar a frequências superiores para ganhar vantagem face à concorrência. A Qualcomm ainda tem alguns meses para finalizar o design do Snapdragon 8 Gen 4 antes de o enviar para os seus parceiros fabricantes de smartphones. Este deve ser o processador do Samsung Galaxy S25 Ultra, que tornará o equipamento mais poderoso do que o esperado.
O lançamento do M4 pela Apple terá apanhado a Qualcomm desprevenida. Os rumores publicados por Jason Will na rede social X sugerem que o próximo processador será ajustado. A frequência alvo de 4.26 GHz poderá trazer um aumento significativo no desempenho single-core do Snapdragon 8 Gen 4. Além disso, a configuração de CPU com rumores de núcleos "2 + 6" a funcionar em conjunto deverá proporcionar resultados multi-core igualmente impressionantes.
Snapdragon 8 Gen 4 poderá ser de 3 nanómetros
Tal como o M4, o processador A18 e A18 Pro da Apple deverá ser fabricado no processo de 3 nm da TSMC, o que lhes permitirá alcançar atributos de desempenho semelhantes aos dos novos modelos iPad Pro de 11 e 13 polegadas. A Qualcomm também deverá recorrer ao mesmo processo de fabrico para o Snapdragon 8 Gen 4. No entanto, o próximo processador para smartphones terá alegadamente como base o Snapdragon X Elite, que não suporta o conjunto de instruções ARMv9.
Isto significa, segundo a fonte, que o Snapdragon 8 Gen 4 não contará com a tecnologia Scalable Matrix Extension (SME), que permite a chips como o M4 executar tarefas complexas de forma mais eficiente. Esta é uma das razões pelas quais o M4 alcançou pontuações elevadas em single-core e multi-core no Geekbench 6. A ausência de SME no processador topo de gama da Qualcomm poderá limitar o seu desempenho, e o aumento da frequência alvo para 4.26 GHz poderá ser uma tentativa de colmatar essa diferença.
Para que o Snapdragon 8 Gen 4 consiga funcionar ao seu máximo desempenho de forma contínua, os fabricantes de smartphones terão de incorporar câmaras de vapor maiores. Caso contrário, todo o esforço da Qualcomm poderá revelar-se infrutífero. Nos próximos meses, esperamos obter mais informações sobre este processador.