Samsung Galaxy S25 pode chegar só com chip Exynos 2500

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que só no início de 2025, a Samsung vá lançar uma nova geração dos seus smartphones de topo, a série Galaxy S25 é já alvo de alguns rumores.

O mais recente dá conta de que todos os modelos da nova série vão estar equipados com o processador Exynos 2500, proprietário da marca sul-coreana. A informação surgiu na rede social X, através de um leaker pouco conhecido.

So currently 2025 Samsung phones will be :Galaxy Z - Snapdragon OnlyGalaxy S - Exynos OnlyGalaxy A - Mediatek & Exynos

— Connor / 코너 / コナー (@OreXda) 1 de março de 2024

Alguns analistas de mercado apressaram-se já a comentar este novo rumor e chamam a atenção para o facto de a Qualcomm e a Samsung terem estabelecido um acordo. O resultado desse acordo é bem conhecido e chegou sob a forma de uma variante overclock do processador Snapdragon que habitualmente é exclusiva nos smartphones Samsung, por alguns meses.

Tendo esse acordo com vista, os analistas de mercado consideram que este rumor tem de ser visto com alguma precaução. Tudo porque é esperado que mais algumas séries Galaxy S cheguem equipadas com chips da Qualcomm.

Recorde-se que este ano a Samsung regressou à estratégia de equipar os smartphones com ambos os chips. O Galaxy S24 Ultra conta com o Snpadragon 8 Gen 3 enquanto os modelos Galaxy S24 e Galaxy S24+ estão equipados com o Exynos 2400.

Snapdragon 8 Gen 4 e Exynos 2500 ainda em fase de desenvolvimento

imagem alusiva ao processador Exynos 2500 da Samsung
O chip Exynos 2400 tem revelado um bom desempenho, o que aumenta as expetativas para o processador Exynos 2500 Crédito@imagemcriadapelaIAMicrosoftDesigner

É também prematuro falar sobre esta especificação da série Galaxy S25 porque tanto o chip Snapdragon 8 Gen 4 como o Exynos 2500 estão ainda em desenvolvimento. E até à fase de produção em massa, muita coisa pode mudar.

Mas a Samsung tem razões para voltar a apostar em processadores desenvolvidos por si. Nos primeiros testes de desempenho, o Exynos 2400 mostrou estar à altura e apresentou resultados equivalentes ao processador de topo da Qualcomm.

Uma nota ainda para o facto de este rumor, avançar também que os smartphones dobráveis vão apenas adotar processador Qualcomm, supomos que na sua versão overcloack personalizada para Galaxy.

Já a linha mais acessível Galaxy A terá uma mistura de processadores da casa, ou seja, Exynos e também da MediaTek.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt