Ao que tudo indica, a Samsung está com intenções de apresentar a próxima geração da Bixby com o Galaxy S25. Trata-se do assistente de Inteligência Artificial (IA) da marca que pode, finalmente, estar prestes a chegar ao mercado global, onde Portugal também se inclui.
Recorde-se que esta versão atualizada, à data de escrita do artigo, apenas foi testada na China, com o Galaxy W25 e Galaxy W25 Flip. Segundo a Gadgets 360, o objetivo inicial era que a Bixby chegasse com os Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6, contudo, não foi possível cumprir os prazos.
O que sabemos sobre o upgrade do assistente de IA da Samsung?
Com base na reportagem da ET News, sabe-se que a “nova vida” da Bixby vem equipada com um modelo de linguagem grande (LLM). Este, basicamente, permite que o assistente de IA execute funções que, antes, não conseguia executar.
Entre estas, por exemplo, a compreensão de múltiplas tarefas complexas ao mesmo tempo. Importa ainda referir que a Bixby deverá ser mais evoluída, no que toca à compreensão de linguagem natural.
Isso quer dizer, também, que a assistente da Samsung terá a capacidade de compreender perguntas vagas e associar as respostas com base no contexto. Na China, pelo menos, a Bixby consegue gerar texto, traduzir páginas Web e permite partilha direta com algumas ferramentas do Microsoft Office.
Utilizadores podem interagir por texto e por voz
Um aspeto, que também é interessante acerca da evolução da Bixby, é que a mesma permite interações avançadas, a partir das tuas solicitações escritas ou de voz. Como refere a mesma fonte, o utilizador tem uma nova interface, que pode ser aberta numa janela de ecrã cheio.
Não deixa de ser curioso que a Bixby, para além da série W25 que saiu na China, também se encontra presente em eletrodomésticos da Samsung. Estes fazem parte da linha Bespoke AI e incluem, por exemplo, máquinas de lavar e secar.
Contudo, os eletrodomésticos em questão têm recursos bastante limitados, em termos de IA. Resta esperar para ver se, efetivamente, a Bixby atualizada chega ao mercado global ou não. A confirmar-se, seria um novo “salto” da Samsung, que se tem vindo a destacar com a implementação do Galaxy AI.