Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S22 Ultra pode adotar design similar ao Xiaomi Mi 11 Ultra

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A tecnológica sul-coreana deve apresentar a gama Galaxy S22 em janeiro de 2022 caso siga a habitual calendarização. Entretanto, são já várias as fugas de informação que sugerem melhorias em todos os setores, mas sobretudo nas suas câmaras fotográficas.

De igual modo também lhe apontam o processador Snapdragon 898 da Qualcomm, ainda por anunciar, entre outras caraterísticas de topo que demos recentemente a conhecer na 4gnews. Por outro lado, o seu design pode ser similar ao do Xiaomi Mi 11 Ultra.

As primeiras imagens virtuais do Samsung Galaxy S22 Ultra

Ainda que o smartphone não seja esperado até às primeiras semanas de 2022, temos já algumas imagens digitais (renders) criados pela publicação LetsGoDigital. O design geral é familiar, mas temos algumas diferenças consideráveis e semelhanças visíveis.

Contamos também com a apresentação dos novos processadores Qualcomm topo de gama em meados de dezembro. Entretanto, também a Xiaomi deverá garantir para si a utilização desse chip para os respetivos Xiaomi Mi 12, seguindo-se a Samsung.

Note-se, portanto, que em 2022 poderemos ter também na Europa os novos Galaxy equipados com SoC Qualcomm. Historicamente, o nosso mercado recebia as versões equipadas com SoC Exynos, com os Snapdragon exclusivos para os EUA e para a China.

A geração Galaxy S22 deve chegar em janeiro de 2022

Importa frisar que as imagens que ilustram este artigo são conceptuais. Isto é, não retratam um produto real, mas sim a visão do artista digital que as criou, ainda que tenha tido por base alguns rumores e fugas de informação, entre outros dados.

Desse modo, vemos uma fusão entre o atual - design da gama Galaxy S21 - bem como o misto de algumas influências. Entre estas podemos ver alguns traços dos mais avançados smartphones Xiaomi como, por exemplo, o Xiaomi Mi 11 Ultra.

Veja-se, por exemplo, a porção traseira do suposto Samsung Galaxy S22 Ultra e o destaque dado às câmaras fotográficas.

A câmara frontal estará sob o ecrã nos Samsung Galaxy S22 Ultra

Por outro lado, o aspeto geral do painel frontal reflete já uma das atuais tendências de mercado - a câmara fotográfica frontal oculta sob o display. Tal já está presente, ou melhor, embutido, no ecrã dos novos Samsung Galaxy Z Fold3 e também deverá marcar presença nos modelos mais avançados da gama Galaxy S22.

Vemos também uma estrutura metálica brilhante, evocativa da geração Galaxy S8 e respetivos sucessores. Em síntese, estamos perante um design de fusão com inspirações em vários elementos intrínsecos e alguns extrínsecos à própria Samsung.

Estrutura metálica polida ou com acabamento sem brilho nos Galaxy S22

Mais ainda, vemos que o vidro do ecrã, e respetivo ecrã, são ligeiramente curvos nas suas laterais. Isto facilitaria a utilização com uma só mão, além de melhorar também a ergonomia de utilização do smartphone, mais confortável de segurar.

Já de acordo com algumas fugas de informação a Samsung continuará a apostar em três modelos para a gama Galaxy S22. Desse modo, teremos o Samsung Galaxy S22, Samsung Galaxy S22 + (Plus) e, por fim, o Samsung Galaxy S22 Ultra.

O primeiro pode ter um ecrã de 6,06 polegadas sendo relativamente compacto. O segundo pode trazer um ecrã de 6,55 polegadas, um tamanho padrão. Por último, o terceiro pode adotar um display de 6,81 polegadas com mais espaço.

Em todos os casos teremos um ecrã Super AMOLED com alta taxa de atualização a 120 Hz, provavelmente adaptável (LTPO AMOLED).

Teremos até três modelos na gama de smartphones Samsung Galaxy S22

Ainda de acordo com as fugas de informação os Galaxy S22 / S22+ terão uma câmara principal de 50 MP (sensor de 1/1,55''), câmara ultra-wide de 12 MP e câmara de 12 MP com ampliação ótica de 3x (zoom).

Por outro lado, o Samsung Galaxy S22 Ultra deve apresentar uma câmara principal de 108 MP, câmara ultra-wide de 12 MP, câmara de 12 MP com ampliação ótica de 3x e, por fim, uma câmara de 12 MP com ampliação ótica de 10x.

Numa última nota, a Samsung pode estar em conversações com a Olympus no sentido de melhorar as suas soluções fotográficas. É, para já, apenas um rumor, mas não seria de todo inusitado neste mercado mobile.

A gama Samsung Galaxy S22 deve chegar apenas em 2022. Atualmente o modelo base - Samsung Galaxy S21 5G - pode ser adquirido desde 730,91 € na Amazon.ES na sua versão internacional.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi MIX 4: podes fazer [aqui] o download dos wallpapers oficiais
  • Redmi 10: as confirmações para o próximo smartphone barato da Xiaomi
  • Realme GT Master e GT Master Explorer chegarão com bom preço à Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.