Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22+ terão câmaras com zoom ótico de 3x

Rui Bacelar
Comentar

O quesito fotográfico será uma das principais melhorias da nova gama Galaxy S22. Com efeito, o próximo trio de smartphones Samsung a chegar em 2022 deverá reforçar este aspeto em que os seus telefones são bons, mas não propriamente excelentes.

Isto é, ainda que os atuais S21 tenham um leque de câmaras muito bom e versátil, estão um passo atrás dos colossos da Huawei e inclusivo do Xiaomi Mi 11 Ultra, tal como aponta a DxOMark. No entanto, o seu próximo trio de produtos deverá reforçar isso mesmo.

Reforço das fotografia na geração Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22
Representação digital do possível Samsung Galaxy S22 Ultra.

Segundo as novas fugas de informação tanto o modelo base e mais acessível - Samsung Galaxy S22 - como o modelo intermédio - Samsung Galaxy S22+ (Plus), terão novas câmaras. O destaque vai para as suas capacidades de ampliação ótica de até três vezes.

Recordamos que tanto os Galaxy S20 e S20+ lançados em 2020, bem como os Glaaxy S21 e S21+ lançados em 2021 estavam equipados com ampliação de 1.1x. São valores algo limitados ou até irrisórios para smartphones topo de gama.

No entanto, graças aos respetivos sensores principais de 64 MP ambos as gerações conseguiam compensar o limitado zoom ótico com o zoom digital. Não que isso resolvesse todos os problemas uma vez que o zoom digital, a partir de um certo ponto, introduz mais ruído digital, ou grão. Algo que nunca é desejado, mas que resulta sempre do processamento digital.

Por isso, nada substituiu uma ampliação ótica. Aí a imagem não sofre com o aparecimento de ruído digital. Pode, todavia, apresentar algumas distorções óticas como, por exemplo, o desvio de cor, deformações, entre outras sintomáticas.

A prioridade está definida para os Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22
Representação digital (render) do possível Samsung Galaxy S22.

Enquanto vemos cada vez mais fabricantes chinesas a apostar seriamente na fotografia, a Samsung tem mostrado uma abordagem mais conservadora. No entanto, espera-se que também agora aposta neste sistema - óticas periscópicas - para os S22 e S22+.

Ao fazê-lo a Samsung reforçará seriamente os modelos intermédios da sua próxima gama líder. Dará também aos consumidores mais motivos para adotar os seus próximos smartphones de gama alta, mesmo que seja no modelo Ultra que esteja toda a sua "expertise".

Esta informação é avançada agora pelo portal GalaxyClub.nl, publicação dedicada aos desígnios da fabricante sul-coreana. Segundo o seu relato, o Samsung Galaxy S22 e Samsung Galaxy S22+ terão uma câmara de 10 MP com óticas telefoto. Esta câmara permitirá fazer uma ampliação ótica de 3x (zoom ótico) em vez do zoom / ampliação híbrida dos seus antecessores.

Todos os Galaxy S22 terão melhores capacidades de ampliação ótica

Samsung Galaxy S21 5G
O atual Samsung Galaxy S21 5G custa desde 777,63 € em promoção na Amazon.ES

Por outro lado, o modelo Samsung Galaxy S22 Ultra deverá apresentar duas câmaras de 10 MP com zoom ótico. Fá-lo-á para combinar as suas capacidades de ampliação, sendo que uma das objetivas terá disposição periscópica.

Em síntese, contamos com melhorias gerais no quesito da ampliação ótica não só no modelo de topo, mas em todos os próximos smartphones Samsung. Estes são alguns dos relatos preliminares, mas têm sido particularmente consistentes.

Note-se, por fim, que a Samsung deve apresentar estes novos telefones no início de 2022. Entretanto, contamos com mais fugas de informação alusivas aos Samsung Galaxy S22.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.